Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Roteiros de Viagem > 10 atividades para fazer em família em Portugal

Roteiros de Viagem

10 atividades para fazer em família em Portugal

10 atividades para fazer em família em Portugal
Dezembro 04
07:34 2015

Portugal é um país rico a nível de oferta lúdica, cultural, natural e desportiva e, por isso mesmo, é o país perfeito para fazer planos e se divertir em família. Em solo lusitano, irá encontrar um sem fim de opções que lhe permitirão desfrutar de momentos repletos de animação e que irão, com facilidade, agradar a pequenos e graúdos.

De Norte a Sul são muitas as opções e será, certamente, difícil optar apenas por uma. Deixamos, aqui, a sugestão de dez atividades que poderá realizar, em família, se estiver a viver ou a visitar Portugal com os seus.

1. Parques Temáticos e de Diversões

Dos carrosséis aos animais, passando por réplicas exatas do nosso país e pelo fundo dos oceanos, Portugal fará, também, um convite para que se dirija a diversos espaços temáticos e parques de diversões para passar um dia divertido em família. Exemplo destes locais serão, por exemplo, o “Portugal dos Pequeninos”, em Coimbra; o “Oceanário de Lisboa“, o “Magikland”, em Penafiel, o “Badoka Park”, no Alentejo ou o “Jardim Zoológico”, também na capital.

pequeninos

2. Trilhos e Percursos Pedestres

São muitos os espaços verdes que podem ser encontrados em Portugal. De Norte a Sul, tornam-se incontáveis os parques naturais, as serras, as matas e os jardins que oferecem trilhos, com diferentes níveis de dificuldade, e indicados para toda a família. Nestes trilhos, poderá caminhar, enquanto convive com os seus e desfruta do contacto com a natureza. Uma flora e fauna riquíssimas irão recebê-lo, convidando-o, ocasionalmente, a mergulhar em lagoas e ribeiros, fazer pequenas escaladas ou fazer observação de espécies em vias de extinção.

3. Parques Aquáticos

O clima português, ameno e soalheiro no Verão, irá abrir o convite para os amantes da água. São vários os locais do país onde poderá encontrar parques aquáticos divertidos e adaptados a todas as idades. Cidades como a Figueira da Foz, Vieira de Leiria, Lagoa ou Albufeira irão convidar as famílias a passarem momentos de convívio e diversão, enquanto usufruem de piscinas, jacuzzis, escorregas, montanhas russas ou, simplesmente, de um momento agradável sob o sol veraneante.

4. Exposições e Museus

Em todo o país são diversos os museus que abrem portas para dar a conhecer diversos aspetos históricos e culturais portugueses. Do fado, à eletricidade, passando pelo vinho, o artesanato e a música, são diversas as temáticas que fazem parte do espólio dos museus nacionais e que convidam as famílias a aproveitar momentos lúdicos e educativos. Se procurar as agendas culturais locais irá, certamente, despertar a curiosidade de toda a família e sugerir tardes e serões perfeitos no centro dos estabelecimentos de cada cidade portuguesa.

5. Desportos e Atividades Radicais

São muitos os desportos e atividades radicais que poderá fazer, em Portugal, com a sua família. Por que não experimentar uma aula de surf, aventurar-se nos trilhos de BTT ou explorar um dos muitos parques aventura que estão espalhados por todo o país? Se preferir atividades mais calmas, poderá assistir a jogos de diversas modalidades, aventurar-se nos campos de golfe algarvios ou simplesmente alugar uma bicicleta e pedalar pelas avenidas litorais. Momentos inesquecíveis e cheios de adrenalina que deixarão jovens e adultos com um sorriso no rosto.

nautico

6. Espaços de lazer e Piquenique

Tratando-se de um país de serra e mar, Portugal está repleto de lugares que convidam as famílias a preparar a merenda e a desfrutar de um dia ao ar livre, usufruindo de espaços preparados para que façam piqueniques, em espaços abertos e seguros, onde os mais novos poderão correr, brincar ou até aproveitar pequenos parques infantis, enquanto os adultos aproveitam o sol, conversam ou realizam caminhadas. Estes espaços serão encontrados em quase todas as localidades, junto às praias, nas matas nacionais, perto de lagoas e pontos de interesse. Alguns destes espaços estão, inclusivamente, preparados para oferecer um espaço de dormida para os fãs do campismo selvagem.

7. Geocaching

O Geocaching é uma atividade, geralmente ao ar livre, e que em muito se assemelha a uma versão atual da “caça ao tesouro”. Trata-se de um conjunto de caixinhas (conhecidas como “caches”) que são procuradas através de pistas e coordenadas GPS. Em Portugal, esta é uma atividade que conta com inúmeros seguidores e, em todo o país, é possível encontrar estes pequenos “tesouros” que atraem crianças e adultos, levando-os a viver verdadeiras aventuras enquanto exploram monumentos, florestas e espaços de interesse nacionais. Esta atividade pode ser realizada em quase todas as cidades e vilas portuguesas, sendo gratuita e ainda pouco exigente ao nível de equipamento.

8. Prazeres Estivais

Situado no extremo Oeste da Europa, Portugal conta com uma costa que se estende de Norte a Sul e onde podem ser encontradas diversas praias de areia branca e fina. Seja Verão ou Inverno, estas praias constituem um verdadeiro paraíso familiar onde poderá estender-se ao sol, mergulhar no oceano ou simplesmente realizar caminhadas e jogos em família.

praia

9. Cinema e Teatro

Lançando um olhar sobre as agendas culturais de cada cidade irá também deparar-se com uma oferta variada de peças de teatro, musicais, concertos e filmes que farão um convite à sua família para aproveitar momentos em conjunto no seio de atividades culturais divertidas e variadas. Neste contexto, encontrará eventos para todos os gostos, idades e géneros.

10. Mercados e Feiras

Faz ainda parte da tradição portuguesa a realização de diversos mercados e feiras. Sejam de caris diário, semanal, mensal ou anual, estes espaços irão apresentar-lhe uma oferta variada, com os seus produtos frescos, velharias, jogos e festivais. No tempo dos Santos Populares e das festas regionais é comum que se realizem, neste contexto, arraiais, bailes ou marchas que irão, certamente, fazer as delícias de toda a família.

feira

Além destas sugestões haverá, certamente, muitas outras, que convidarão a sua família a viver momentos de convívio e união, enquanto desfruta das muitas maravilhas do nosso país. Portugal é realmente um pequeno país de azul e mar que convida jovens e adultos a viver o melhor que a Europa tem para oferecer. Venha conhecê-lo e deixe-se levar pelas emoções que cada experiência tem guardadas para si e para os seus.

Foto:  Roberto Ferrari

Sobre o Autor

Marina

Marina

Viajar alimenta-nos a alma de conhecimento das coisas, dos outros e de nós próprios. Gostava de viver mil anos para conhecer mil destinos! É a escrita que me compensa o sonho quando a realidade tarda.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook