Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > 10 destinos para sentir o “Poder da Força”

O que ver

10 destinos para sentir o “Poder da Força”

10 destinos para sentir o “Poder da Força”
Dezembro 19
13:19 2015
7
SHARES

Estreado que está o Episódio VII da saga intergaláctica Star Wars, fazemos um apanhado daqueles lugares onde os fãs das aventuras de Luke Skywalker, Han Solo e companhia vão sentir, em primeira mão, esse ‘Despertar da Força’.

É claro que o Falcão Milenar não será o nosso meio de transporte, mas também o que é importante, pelo menos neste caso, é o destino. Reúne os teus R2-D2, C-3PO, o teu especial Jar Jar Binks ou esse Chewbacca, pois todos os grupos de amigos têm sempre a sua mascote, e toma nota destas cidades/locais que qualquer fan de Star Wars que se preze deveria visitar alguma vez na sua vida… Ah, convém relembar, que são todos nesta galáxia, OK? As viagens espaciais para Alderaan, Kamino, Naboo ou Dagobah ainda não entram nas nossas cogitações, pelo menos por agora…

 

1- Legoland, na Califórnia

Legoland, California (autor: han_shot_first / Flickr Creative Commons)

Legoland, California (autor: han_shot_first / Flickr Creative Commons)

A Lego conta com seis parques temáticos espalhados pelo mundo: Dinamarca, Reino Unido, Alemanha, Califórnia, Flórida e Malásia. Mas se há um que todo Anakin em potência deveria visitar, é o da Califórnia, que foi o primeiro a abrir fora da Europa. Faz as delícias tanto de miúdos como de graúdos pela zona temática Star Wars que tem, com figuras montadas com 20 milhões de peças Lego.

Os visitantes vão deparar-se com a recriação de seis cenas dos filmes: do Episódio I, Naboo, podem ver-se o Palácio Real e o hangar, e o combate entre Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon Jinn contra Darth Maul; do II, a arena Geonosis, com Padmé Amidala, Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker; do terceiro capítulo está a cena de Kashyyyk e Mustafar, vendo-se o lar de Chewbacca e dos Wookiees, e o duelo entre Obi-Wan Kenobi e Anakin; Tatooine é o cenário que vemos do episódio IV, com Luke Skywalker, Obi-Wan Kenobi, C-3PO e R2-D2; do V, o planeta gelado de Hoth onde se refugiam os rebeldes e onde aparecem Luke, Han Solo e a Princesa Leia; do VI, Endor, a casa dos Ewoks, com Darth Vader entre os personagens que podem ser vistos.

 

2- Tunísia e o deserto de Tatooine

deserto tatooine

Extensões intermináveis de dunas, palmeirais em oásis, lagos secos…O sul da Tunísia serviu de cenário para a rodagem de parte das filmagens do episódio IV da “Guerra das Estrelas”, o primeiro da saga a ser tornado público. Foi aqui que se “construiu” o planeta Tatooine, concretamente na cidade de Matmata. Esta localidade está na antecâmara do deserto. Nela, a tribo berbere dos Matmata escavou (nalguns casos esculpiu) enormes buracos na terra para modelar as suas casas. Algumas famílias ainda residem aqui sendo que algumas das restantes estruturas foram usadas para montar o Hotel Sidi Driss, que se tornou a residência dos Lars na ficção. Difícil resistir à tentação de dormir no lugar onde um jovem Luke se mimava com os cozinhados da sua tia Beru, não?

O nome deste galáctico e inverosímil planeta foi inspirado no de uma aldeia muito real, Tataouine, a cerca de 80 quilómetros de Matmata. E este não é o único local cinematográfico da zona: há que visitar o desfiladeiro de Sidi Bouhlel, onde o RD2D foi capturado, ou as ravinas que se avistam a partir de Mides, terras por onde Anakin competiu nas corridas de pods; há também as planícies do lago salgado de Chott El Jerid, onde foram captadas imagens da residência da família de Jedi. Realmente, são muitos os pontos a acrescentar a este itinerário Star Wars pela Tunísia e é por isso que é um dos “incontornáveis” para os amantes destas produções cinematográficas.

 

3- Rancho Obi-Wan em Petaluma, Califórnia

Rancho Obi-Wan (autor: chaines106 / Flickr Creative Commons)

Rancho Obi-Wan (autor: chaines106 / Flickr Creative Commons)

Este museu, quando nasceu, mereceu um Guinness World Record por ter a maior colecção de peças alusivas ao Star Wars do mundo. O seu proprietário é Steve Sansweet, que já logrou acumular mais de 300.000 itens exclusivos da série desde que começou a sua colecção em 1977.

O rancho está localizado fora de Petaluma, uma cidade do condado de Sonoma por terras californianas, e que se tornou famosa graças ao trabalho de Sansweet, que começou a coleccionar objectos antes da estreia de “Uma Nova Esperança”. Ao aperceber-se do sucesso desta compilação decidiu mudar o nome da sua casa, baptizando-a de “rancho Obi-Wan”. Conta com 835 metros quadrados e visitas guiadas pelo próprio Steve, nos quais os fãs da série podem sentir toda a sua magia. O local dispõe do seu próprio site, logotipo e merchandising, estando também a aceitar doações para que se mantenha em funcionamento.

 

4- Exposição no museu Madame Tussauds de Londres

(autor: Роман Magician / Flickr Creative Commons)

(autor: Роман Magician / Flickr Creative Commons)

Desde Maio de 2015, há um motivo extra para dar um saltinho ao museu de cera mais famoso do mundo. A “culpa” reparte-se entre Luke Skywalker, “eu sou o teu pai” e outros personagens das longas-metragens que dão corpo à exposição-estrela desta galeria. Para nosso gaudio, podemos ver desde o Falcão Milenar à batalha entre Vader e Skywalker, tudo graças ao trabalho de pelo menos 180 escultores que se empenharam para dar vida a todo o universo de Star Wars.

 

5- The adventures continue… Nos parques da Disney

(autor: lorenjavier / Flickr Creative Commons)

(autor: lorenjavier / Flickr Creative Commons)

Viajando a bordo de um Starspeeder 1000, calcorreando lugares remotos como Coruscant ou Naboo e encontrar-se para um cara a cara com Darth Vader. A tecnologia permite tudo isto, e muito mais, nos Star Tours disponíveis nos parques Disneyland: simuladores de voo, vídeo digital tridimensional, personagens animados e efeitos especiais. Podemos desfrutar de algo muito parecido com uma aventura intergaláctica sem ter que viajar anos-luz para uma galáxia longínqua.

Disponível tanto no parque temático de Orlando como no de França. Como tal, já se pode ir dando uma vista de olhos aos voos para Paris…E muito em breve também para a Califórnia e Flórida, já que tudo aponta para que, venham a abrir ao público dois complexos, um em cada ponta dos EUA, dedicados ao “Star Wars”, com áreas de 5,5 hectares, cada um, convertendo-os nos maiores da empresa.

 

6- Tikal, Guatemala

shutterstock_192966032

Foi aqui que se recriou Yavin 4, uma das luas habitáveis de Yavin: grandes extensões de selva tropical e um grande templo Maia que, para a adaptação ao “Grande Ecrã” lhe foi atribuída a designação de Grande Templo Massassi. Este não é o único complexo que aparece em “Uma Nova Esperança” e, já agora, há que dizer com franqueza, que a equipa de George Lucas não descobriu nada de novo, já que estamos a falar de uma zona do país que está entre as mais visitadas pelo seu importante património histórico.

 

7- Sevilha vs Theed

shutterstock_173309648

Que a beleza da capital andaluza bem poderia ser de outro planeta, não há margem para dúvidas e, foi por essa razão que foi escolhida pela Lucasfilm para reconvertê-la na cidade de Theed, em Naboo. São destinados apenas alguns minutos de metragem no episódio II à Praça de Espanha hispalense, mas o suficiente para mostrar ao mundo a beleza do lugar, com Natalie Portman no papel de Amidala, acompanhada de Anakin Skywalker, interpretado por Hayden Christensen. Certamente que qualquer um deles também terá ficado positivamente impressionado com o lugar.

 

8- Redwood National Park, Estados Unidos

shutterstock_305519837

Um dos magníficos lugares naturais que existem nos EUA serviu para converter-se na Lua de Endor. Situado na costa norte da Califórnia, podemos encontrar um bosque de sequóias vermelhas gigantes que deixam o ser humano – e os soldados imperiais, que galácticos ou não, são do nosso tamanho – à altura do chão. Estas magníficas árvores cobrem uma área de 133.000 acres sendo este maravilhoso ecossistema emoldurado por preciosas pedreiras, rios, nascentes e 60 quilómetros de linha costeira. Entre os animais que aqui se podem encontrar estão: o pelicano pardo, o salmão-rei, a coruja manchada do norte, o leão-marinho de Steller ou a águia-americana, entre muitos outros. É tal a sua diversidade e riqueza ecológica que é considerado Património Mundial pela Unesco desde 1980 e Reserva da Biosfera desde 1983.

 

9- Lago de Como e Caserta, Itália intergaláctica

shutterstock_32496370

Foi nas imediações do Lago de Como, no norte da Itália, que a equipa da LucasFilm se instalou para dar a conhecer outra parte de Naboo no Episódio II. Aproveitaram-se partes da Villa del Balbianello, com as suas vistas deslumbrantes sobre o lago.

Quanto ao Palácio de Caserta, este serviu para fazer as vezes de residência da rainha Amidala em Naboo, em ‘A Ameaça Fantasma’. Caserta situa-se no sul do país em forma de bota e é a capital da província com o mesmo nome.

 

10- Deserto de Abu Dhabi

(autor: ranopamas / Flickr Creative Commons)

(autor: ranopamas / Flickr Creative Commons)

Da mais recente aventura de ‘Star Wars’ – não nos atreveríamos a dizer a última… – deixamo-vos as duas últimas recomendações. Primeiro, a areia do deserto de Abu Dhabi, onde tiveram início as filmagens. “É dura, áspera e irritante; e mete-se por todos os lados”, dizia Anakin Skywalker. Dunas de areia de perder a vista que só devem fazer parte deste roteiro para os verdadeiros aficionados da saga. Costumam organizar-se excursões pelo deserto que também envolvem a visita a uma quinta de criação de camelos, havendo a possibilidade de ficar a dormir num acampamento árabe e provar tanto os doces árabes como os cafés tradicionais da cultura beduína. O melhor? Contemplar o pôr do sol mais dourado do mundo.

 

11- Caverna de Hang Eng, Vietname

shutterstock_80043013

As imagens da ante-estreia do filme mostravam no trailer, a Caverna de Hang Eng. É a terceira maior caverna (conhecida) do planeta, só superada pela Deer Cave na Malásia e Hang Son Doong, também localizada no Vietnam. É uma das mais impressionantes e reconhecíveis do mundo e está nas profundezas do Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang. É um dos lugares mais fascinantes desta lista… Se ainda não viste o filme, tenta reconhecer este sítio. Se já o viste, que te pareceu? A natureza é realmente extraordinária…

© Artigo traduzido por Miguel Albuquerque.

7
SHARES
Etiquetas

Sobre o Autor

María Sanchez

María Sanchez

Viajera, que no turista; periodista y bloguera, que no redactora. Porque no es lo mismo ser que estar, SOY comunicadora por vocación. Licenciada en Periodismo, con amplia experiencia en medios de comunicación y redes sociales, mi gran pasión es descubrir Mundo. La mejor forma de recordar un viaje, contándolo. Puedes encontrarme en la blogosfera y en las redes sociales. Bon voyage!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook