Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
 Últimas Notícias
  • Nenhum artigo foi encontrado
Home > O que ver > 10 locais a visitar no Gerês

O que ver

10 locais a visitar no Gerês

10 locais a visitar no Gerês
Agosto 29
08:03 2016

O Parque Nacional Peneda-Gerês é um dos locais mais bonitos e fascinantes de Portugal. Localizado no extremo Norte do país, entre as serras da Peneda e do Gerês, estende-se do Minho a Trás-os-Montes e é o lar de uma variadíssima flora e fauna naturais. Em que outro local em Portugal se pode encontrar cavalos selvagens, lobos e aves de rapina a percorrerem livremente paisagens de tirar o fôlego, fantásticos vestígios da presença romana ou cascatas num ambiente repleto de paz e tranquilidade? Abaixo fica um Top 10 de locais a visitar no Gerês para aproveitar ao máximo uma visita a este local idílico. Para encontrar alojamento não deixe de consultar as sugestões de Hotéis no Gerês no site da Rumbo!

PENEDA

santuario-senhora-da-peneda

A aldeia de Peneda está localizada no concelho de Arcos de Valdevez e encontra-se rodeada por uma paisagem magnífica de montanhas e cascatas. É aqui que se localiza o Santuário da Nossa Senhora da Peneda, construído entre o século XVIII e o século XIX e concluído em 1875. Os seus antigos dormitórios foram entretanto transformados num hotel, o único da aldeia.

CASCATA DO ARADO

cascata-do-arado

A Cascata do Arado é uma das mais famosas quedas de água do Parque Nacional Peneda-Gerês e está localizada no rio Arado. O acesso faz-se a partir da aldeia da Ermida, no concelho de Terras de Bouro, por entre caminhos rodeados de vegetação. As águas da cascata desagoam num lago de águas transparentes junto à aldeia da Ermida.

PITÕES DAS JÚNIAS

pitoes-das-junias-geres

Pitões das Júnias é o nome de uma pitoresca aldeia localizada no Parque Nacional Peneda-Gerês, no concelho de Montalegre, em Trás-os-Montes, considerada também uma das mais altas de Portugal, situando-se a 1103m de altitude. As suas casas em pedra, o aspecto medieval que ainda mantém e a beleza natural que a rodeia contribuem para a tornar numa das mais fascinantes aldeias do país.

CASTRO LABOREIRO

castro-laboreiro

A aldeia de Castro Laboreiro está localizada no concelho de Melgaço. O Castelo de Castro Laboreiro, os monumentos megalíticos, moinhos e várias edificações medievais como pontes e igrejas fazem desta aldeia um dos locais mais interessantes e ricos a visitar no Parque Nacional Peneda-Gerês.

MIRADOURO DA PEDRA BELA

miradouro-pedra-bela

(fonte: Wikimedia Commons / Licença CC)

O Miradouro da Pedra Bela é um dos mais famosos e mais visitados miradouros no Gerês. Está localizado a cerca de 800mt de altitude no concelho de Terras de Bouro e oferece uma vista magnífica sobre todo o vale do Gerês, a confluência dos rios Cávado e rio Caldo e a albufeira da Caniçada.

CASCATAS DO RIO HOMEM

cascata-rio-homem

(fonte: Wikimedia Commons / Licença CC)

Para chegar às cascatas do Rio Homem é preciso ir até à Portela do Homem, junto à fronteira com Espanha. É particularmente recomendada uma visita durante o Verão, para que possa aproveitar para se refrescar nas suas águas cristalinas.

SOAJO

espigueiros-soajo

A aldeia do Soajo está localizada no concelho de Arcos de Valdevez, e é particularmente conhecida pelos inúmeros espigueiros que lá foram construídos, datando o mais antigo de 1782. Serviam para proteger os cereais de intempéries e de animais, sendo que alguns ainda são destes espigueiros ainda são usados hoje em dia. Diz-se que a aldeia existe desde o século I, fazendo com que seja considerada uma das aldeias mais antigas de Portugal.

VILARINHO DAS FURNAS

(fonte: Wikimedia Commons / Licença CC)

(fonte: Wikimedia Commons / Licença CC)

As ruínas da aldeia de Vilarinhos das Furnas estão localizadas no concelho de Terras de Bouro, no Parque Nacional Peneda-Gerês. Em 1972 a aldeia foi totalmente coberta pelas águas da barragem que aí foi construída. Hoje em dia, no Verão, quando as águas atingem níveis mais baixos, é possível ver as suas ruínas.

SANTUÁRIO DE S. BENTO DA PORTA ABERTA

Sao-Bento-da-Porta-Aberta-Geres

(fonte: Wikimedia Commons / Licença CC)

Este famoso santuário cristão, localizado na freguesia de Rio Caldo, no concelho de Terras de Bouro, é destino de cerca de 600 mil peregrinos e turistas todos os anos, sendo o segundo santuário mais visitado em Portugal logo a seguir ao Santuário de Fátima. O seu nome provém das permanentes portas abertas da ermida ai originalmente construída no século XVI, que albergavam quem precisasse de abrigo.

VIA ROMANA DA GEIRA

(fonte: Wikimedia Commons / Licença CC)

(fonte: Wikimedia Commons / Licença CC)

A Via Romana da Geira é uma antiga estrada romana que ligava Braga à cidade de Astorga em Espanha, com uma extensão de cerca de 318km. Encontra-se ainda bem preservada nos dias de hoje, sendo ideal para quem gosta de fazer trekkings e longas caminhadas.

Sobre o Autor

André Parente

André Parente

Começou a viajar com a mãe quando ainda pequeno e redescobriu esse vício alguns anos mais tarde. Defende que viajar sozinho e por tempo prolongado é o melhor caminho para o auto-conhecimento e, depois de 10 anos de trabalho convencional, largou o comodismo para se dedicar a projectos próprios como o Tempo de Viajar e o Local Porto. A sua máxima em viagem é não ter máxima nenhuma e ir simplesmente ao sabor da vontade.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook