Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > 10 Museus a visitar pelo menos uma vez na vida!

O que ver

10 Museus a visitar pelo menos uma vez na vida!

10 Museus a visitar pelo menos uma vez na vida!
Maio 16
07:27 2016

A 18 de Maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus, uma ocasião perfeita para fazer uma lista de vários dos museus a visitar pelo menos uma vez na vida. Advertimos que nesta lista não figuram todas as que mereceriam tal distinção mas que todas as que aqui estão valem seguramente a visita…Partimos de viagem com a paixão pela arte na bagagem?

MET, Nova York

O Metropolitan Museum of Art é o mais impressionante da Big Apple e está entre os mais importantes do mundo. Conta com dois milhões de obras de arte que abrangem 5.000 anos de história. 400 galerias das quais se destaca aquela alusiva ao antigo Egipto, que é impressionante, a dedicada à Idade Média na Europa e a sua fantástica colecção de peças de arte contemporânea.

Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, museus a visitar

Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque. (Foto: Monica Arellano-Ongpin/ Flickr CreativeCommons)

Art Institute of Chicago

Dois leões majestosos recebem-nos à entrada, um espaço que conta com a terceira maior colecção de arte dos Estados Unidos. Não só dispõe de pinturas magníficas como também de esculturas, fotografias, tapeçarias e experiências tão sugestivas como poder contemplar “O Velho Guitarrista”, de Pablo Picasso, ou poder explorar a sua animada agenda cultural (palestras, projecção de filmes, conferências, etc.).

Art Institute of Chicago, museus a vsitar

Art Institute of Chicago. Foto: Tom Ipri/ Flickr CreativeCommons.

Museu Nacional del Prado, Madrid

Juntamente com o Thyssen-Bornemisza e o Centro de Arte Reina Sofia, fazem da capital espanhola o destino perfeito para os amantes da cultura. O Prado tem catalogados mais de 27.000 objectos recebendo nas suas instalações mais de dois milhões e meio de visitantes por ano. Goyas? Centenas. “Las Meninas” de Velázquez, e “Os Fuzilamentos de 3 de Maio ” de Goya, são duas das peças de maior vulto.

Museu Nacional del Prado, Madrid, museus a visitar

Museu Nacional del Prado, Madrid. Foto: Jon Jackson/ Flickr CreativeCommons.

Musée d’Orsay, Paris

Em conjunto com o Louvre e o Pompidou formam o triângulo de ouro da arte na capital francesa. Esta galeria foi inaugurada em 1900, ocupando uma antiga estação de comboio o que acrescenta muito encanto ao complexo. Pinturas impressionistas e pós-impressionistas, escultura, elementos arquitectónicos… podemos passar um dia inteiro entre algumas das mais importantes obras de mestres como Renoir, Monet e Cézanne.

Musée d'Orsay, Paris, museus a visitar

Musée d’Orsay, Paris. (Foto: Jaime Jover/ Flickr CreativeCommons)

Museu Hermitage, São Petersburgo

Ocupa cinco edifícios contíguos – o Palácio de Inverno, o Teatro de Hermitage, o Hermitage Pequeno, o Hermitage Antigo e o Novo Hermitage – que reúnem mais de dois milhões e meio de objectos artísticos e culturais. “A Virgem e o Menino” de Fra Angelico; “Mulheres de Arles” de Van Gogh; e “A Dança” de Henri Matisse, são apenas uma fracção das famigeradas obras penduradas nos seus aposentos. Boticelli, Ticiano, Caravaggio, Miguel Angelo, El Greco, Ribera, Murillo, Van Dyck, Rubens…É um museu imperdível.

Museu Hermitage, São Petersburgo, museus a visitar

Museu Hermitage, São Petersburgo. (Foto: Mariano Mantel/ Flickr CreativeCommons)

National Gallery, Londres

Quem nunca viu reproduções de “Girassóis” de Van Gogh, ou a “Vénus do Espelho” de Velázquez? Pois para ver os originais, ao vivo e a cores, há que dar um salto até esta galeria que abriu as portas em 1824 e que, todos os anos, é visitada por mais de seis milhões de pessoas. Está situada em pleno coração da City em Trafalgar Square.

National Gallery, Londres, museus a visitar

National Gallery, Londres. (Foto: Neil Howard/ Flickr CreativeCommons)

Museus do Vaticano, Vaticano

Visita indispensável se vão viajar até Roma. A Capela Sistina pode ser a sua atracção principal mas há numerosas obras de arte nos muitos museus que compõem este complexo: Galeria dos Candelabros, de mapas cartográficos, Museu Egípcio, Etrusco… Em conjunto, reúnem a maior colecção de arte da Igreja Católica Romana.

Museus do Vaticano, museus a visitar

Museus do Vaticano. Foto: Jody Sticca/ Flickr CreativeCommons.

Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México

Destaca-se a sua colecção arqueológica, com objectos e peças que permitem conhecer de perto a história da Mesoamérica, zona que abrange parte do México, Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica. Foi inaugurado em 1964 no Parque Chapultepec. Está dividido em 23 salas temáticas sendo que há galerias dedicadas às primeiras tribos nómadas, à cultura Olmeca, aos Maias, Teotihuacanos, etc.

Museu Nacional de Antropologia, Cidade do Mexico, museus a visitar

Museu Nacional de Antropologia, Cidade do Mexico. Foto: Stefan Krasowski/ Flickr CreativeCommons.

Rijksmuseum, Amesterdão

Este museu é o maior do país tendo em exposição peças-chave do Século de Ouro Holandês. Das suas paredes pendem obras como o “A Ronda da Noite” de Rembrandt, ou “A Leiteira” de Vermeer. Tão magnífico como o seu espólio é o próprio edifício, ao nível das jóias que tem sob custódia, um complexo de tectos góticos e com esplendorosos jardins renascentistas e barrocos que vão certamente justificar um cantinho no álbum das memórias da viagem.

Rijksmuseum, Amesterdão, museus a visitar

Rijksmuseum, Amesterdão. Foto: Mariano Mantel/ Flickr CreativeCommons.

Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa

É no bairro histórico do Chiado que se situa esta galeria de arte fundada em 1911. Pintura, escultura e desenho que desde 1850 são exibidos nas suas diferentes salas, com obras de relevo de artistas nacionais românticos, naturalistas, modernistas, surrealistas e abstractos. Um dos museus mais proeminentes do país.

Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa, museus a visitar

Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa- Foto: Pedro Ribeiro Simões/ Flickr CreativeCommons.


© Artigo traduzido por Miguel Albuquerque.

Foto destacada: Anne LANDOIS-FAVRET/ Flickr CreativeCommons.

Etiquetas

Sobre o Autor

María Sanchez

María Sanchez

Viajera, que no turista; periodista y bloguera, que no redactora. Porque no es lo mismo ser que estar, SOY comunicadora por vocación. Licenciada en Periodismo, con amplia experiencia en medios de comunicación y redes sociales, mi gran pasión es descubrir Mundo. La mejor forma de recordar un viaje, contándolo. Puedes encontrarme en la blogosfera y en las redes sociales. Bon voyage!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook