Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Eventos Imperdíveis > 13 eventos a não perder em Portugal em 2016

Eventos Imperdíveis

13 eventos a não perder em Portugal em 2016

13 eventos a não perder em Portugal em 2016
Janeiro 15
07:11 2016

Na verdade, não é que precisemos de desculpas para viajar, mas é sempre bom termos pretextos para escolher esta ou outra cidade! E porque há eventos que não deve mesmo perder, colocamos aqui os 13 eventos que não vai querer falhar, em Portugal neste novo ano. Pegue na sua agenda e… está preparado para viajar?

 

1-  Fantasporto

Cartaz da edição de 2010 do Fantasporto (autor: calaveth / Flickr Creative Commons)

Cartaz da edição de 2010 do Fantasporto (autor: calaveth / Flickr Creative Commons)

No Porto, o segundo mês do ano significa cinema fantástico. O Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto decorre entre 25 de fevereiro e 5 de março e traz, à cidade Invicta, alguns dos melhores filmes do imaginário, fantástico e ficção científica. Para quem gosta da Sétima Arte é um evento a não perder.

 

2 – Carnaval

Carnaval de Torres Vedras (autor: aliwade / Flickr Creative Commons)

Carnaval de Torres Vedras (autor: aliwade / Flickr Creative Commons)

O Carnaval em Portugal não é nada parecido com o brasileiro, a começar no tempo que faz nesse mês… com o frio não dá vontade de levar as roupas coloridas e minúsculas do cortejo brasileiro! Ainda assim, tradição é tradição, e muitas cidades portuguesas levam a sério isso de celebrar o Carnaval. É, por exemplo, o caso de Ovar e Torres Vedras, que apostam nos cortejos e animação durante quatro dias ( de  6 a 9 de fevereiro de 2016) nas ruas, com miúdos e graúdos.

 

3 – Semana Santa

Procissão Ecce Hommo em Braga

Este ano, a Páscoa é celebrada em março e, em muitas cidades portuguesas, é assinalada a Semana Santa. Em Braga, as celebrações assumem uma importância ainda maior, sendo esta a “cidade dos Arcebispos”. De 24 a 27 de março de 2016, a cidade bracarense fica decorada com motivos alusivos à quadra e os “Passos”, altares de rua, são enfeitados com flores e luzes.

 

4 e 5 – Peixe e Flores

16995104627_43f0d21eb2_z

Festa da Flor (autor: claulovesmcfly / Flickr Creative Commons)

Em abril, mais do que noutro mês, o peixe toma conta do centro de Lisboa. O festival Peixe em Lisboa decorre de 7 a 17 de abril de 2016, no Terreiro do Paço, e apresenta mais do que mil e uma receitas de pratos com… peixe. Há provas, showcookings, entretenimento e muito mais neste evento gastronómico.

Também em abril, mas na ilha da Madeira, tem lugar uma das suas maiores festividades. A Festa da Flor vai acontecer de 7 a 13 de abril de 2016, celebrando também a Primavera. E é na cidade do Funchal que esta festa tem maior expressão com espetáculos e o grande cortejo da Flor, animado e colorido.

 

6 – Santos Populares

Quando falamos de Santos Populares, dividimo-nos entre o Porto e Lisboa. É que junho é o mês dos Santos, e se a 12 e 13 de junho é celebrado o Santo António de Lisboa, com as Festas de Lisboa, no Porto, o S. João sai às ruas nos dias 23 e 24.

Em Lisboa, as festividades incluem marchas populares, a representar cada bairro da cidade, e muita festa e animação com uma agenda repleta de espetáculos durante vários dias. O ponto alto é o desfile das Marchas de Santo António, na noite de 12 de junho, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

O S. João do Porto é uma das maiores festas do país e acontece na tarde e noite do dia 23 de junho, prolongando-se até à madrugada do dia 24 de junho, em que há festa pelas ruas com bailaricos e muita animação. Prepara-se para comer sardinha assada, cheirar manjericos, darem-lhe a cheirar o alho porro e sobretudo… para apanhar e dar muitas marteladas, com os ensurdecedores martelos de plásticos.

 

7 – Festivais de Música

Mares Vivas © Viaje Comigo copy

Durante os meses de verão há festivais para todos os gostos em Portugal. E alguns já têm, neste início de ano, nomes de peso confirmados. É o caso do Festival Meo Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, de 14 a 16 de julho, que já conta com a confirmação de Elton John.

Ao mesmo tempo, mas em Lisboa, o Super Bock Super Rock (14 a 16 de julho) vai trazer aos palcos portugueses The National, Block Party e Kendrick Lamar.

No NOS Alive, de 7 a 9 de julho, estão também já confirmados os nomes de Pixies, Foals, M83 e José González.

No Porto, o NOS Primavera Sound ainda não adianta nomes, mas já tem datas: de 9 a 11 de junho. O Paredes de Coura está marcado para 17 a 20 de agosto. E o Meo Sudoeste (de 3 a 7 de agosto), confirma as presenças de Martin Garrix e Wiz Khalifa.

 

8 e 9 – Festas Medievais e Romarias

Desfile da Mordomia, Festas da Senhora da Agonia (autor: Joao Costa / Flickr Creative Commons)

Desfile da Mordomia, Festas da Senhora da Agonia (autor: Joao Costa / Flickr Creative Commons)

Em Portugal, agosto é um mês de romarias e também o mês em que se concentram muitas das famosas Feiras Medievais.

Se por um lado sugerimos as Festas de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, também lhe dizemos que a cidade fica completamente cheia de visitantes por causa desta festa e é até muito difícil conseguir estadia. Mas vale sempre a pena lá ir!

Também as feiras medievais ocupam os centros de muitas cidades de norte a sul do país. Em Santa Maria da Feira, a Viagem Medieval em Terras de Santa Maria ocupa todo o centro da cidade e o castelo, para uma grande encenação que retrata séculos de história portuguesa, com os seus reis e rainhas.

 

10 – Feiras Novas

Igreja Matriz de Ponte de Lima © Viaje Comigo copy

Em Ponte de Lima, a vila mais antiga de Portugal, existem vários eventos – como a Vaca das Cordas, em junho, ou o Festival Internacional de Jardins, de maio a outubro – mas há um que chama milhares de visitantes. As Feiras Novas decorrem no segundo fim de semana de setembro e são celebradas desde 1826, em honra da Nossa Senhora das Dores. É uma festa com muita animação, espetáculos populares, e também venda de produtos locais.

 

11 – Web Summit

É um dos maiores eventos mundiais e o maior para apresentação de startups. Em novembro, a Web Summit vai trazer, a Lisboa, mais de 40 mil pessoas e mais de duas mil startups. Vai decorrer no Meo Arena e FIL com a presença das maiores empresas de tecnologia do mundo, como a Google, Facebook ou Microsoft, entre muitas outras.

12 e 13 – Comic Con e Vila Natal

Iron Man Comic Con Portugal © Viaje Comigo copy

Em dezembro, mês de Natal, há um evento que traz a Portugal o melhor da cultura Pop internacional. O Comic Con Portugal realiza-se na Exponor, em Matosinhos, e dinamiza encontros, palestras, conferências, encontros com atores, ilustradores, escritores, etc Tudo o que estiver relacionado com a cultura Pop, está aqui.

Mas, porque é o mês do Natal não podemos deixar e dar a ideia de ir até Óbidos, principalmente se tiver miúdos em casa. Esta antiga vila muralhada transforma-se numa espécie de Vila Natal, encantada, com pista de gelo, comboio, presença do Pai Natal, espetáculos, entre muitas outras atividades.

Etiquetas

Sobre o Autor

Susana Ribeiro

Susana Ribeiro

Jornalista, adora contar histórias e é uma apaixonada por viagens. Susana Ribeiro encontra sempre um pretexto para passear. Depois de escrever, para vários órgãos de informação, sobre turismo, gastronomia, vinhos e viagens... decidiu colocar todas as suas dicas no ViajeComigo.com. As suas sugestões são para incentivar outros a descobrirem novas paragens. Por isso, diz: "Há sempre um sítio novo para conhecer, nem que seja na sua própria cidade. Cada viagem e viajante são singulares. Conheça o mundo à sua maneira".

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook