Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > 5 comidas típicas do Brasil para experimentar

O que ver

5 comidas típicas do Brasil para experimentar

5 comidas típicas do Brasil para experimentar
Junho 11
09:33 2014

Com a Copa do Mundo chegando, muitos turistas de outros países devem visitar o Brasil, seja durante o evento, seja após os jogos. Além desses, muitos brasileiros também deverão viajar mais pelo país, e com uma extensão continental, não são todos que já experimentaram a imensa variedade da culinária brasileira.

Assim, para estrangeiros e brasileiros, segue uma lista com uma seleção das 5 comidas típicas do Brasil que pode encontrar de Norte a Sul e que se puder, não pode de deixar de experimentar quando viajar pelo país:

1-    Região Norte: Tacacá

tacaca-comida-brasileira

Muito famosa na região da Floresta Amazônica, o Tacacá é um caldo cuja base é o Tucupí (um liquido extraído da mandioca brava). Temperado com sal, cebola, alho, pimenta, adiciona‐se nele também camarão (geralmente seco) e jambu, uma erva nativa que deixa a boca levemente adormecida. É servido bem quente, numa pequeña cumbuca, mesmo com as altas temperaturas da região norte, durante todo o ano.

2-    Região Nordeste: Moqueca

moqueca-comida-brasileira

Cozido de peixes e frutos do mar muito conhecido na região Nordeste do Brasil, especialmente no estado da Bahia. Há versões em outros estados e regiões do país (como no Espírito Santo, na região Sudeste), mas a moqueca baiana é a mais famosa. No caso, os peixes e frutos do mar são cozidos numa panela barro, junto com ingredientes como cebola, tomate, coentro, pimenta e um caldo de leite de coco e dendê, um óleo extraído de uma palmeira, de coloração alaranjada e gosto peculiar. Delicioso é servido com arroz e farofa de farinha de mandioca.

3-    Região Centro­-Oeste: Arroz com Pequi

arroz-com-pequi-comida-brasileira

O pequi é um fruto de uma árvore nativa do cerrado brasileiro na região Centro‐Oeste, especialmente no estado de Goiás. Pequena mas com um gosto totalmente peculiar, a fruta é adicionada em muitas preparações na região, sendo o Arroz com Pequi uma das mais famosas. O modo de preparo é simples, adicionando o fruto junto com arroz e outros condimentos, como cebola, alho e salsinha. O resultado é um arroz de cor amarelada, devido ao pequi, e um sabor que você provavelmente nunca terá experimentado em outro lugar do mundo.

4-    Região Sudeste: Feijoada

feijoada-comida-brasileira

Ainda que seja difundida por todo país, a Feijoada é um prato encontrado mais facilmente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, na região sudeste, servido sempre aos sábados e quartas‐feiras, em muitos estabelecimentos dos dois estados. O cozido de feijão e carnes, famoso em Portugal e na França, ganhou no Brasil um versão diferenciada com feijão preto e carnes bovina e de porco das mais diferentes partes dos animais. Come‐se com arroz, couve e alguns pedaços de laranja. É uma refeição que é praticamente um ritual: para comer sem pressa.

5-    Região Sul: Churrasco

churrasco-comida-brasileira

A região dos pampas, no estado do Rio Grande do Sul, sempre foi famosa pela criação de gado. Se antigamente assar a carne na brasa era a maneira mais fácil para os criadores se alimentarem, hoje em dia o churrasco gaúcho se tornou referência mundial de gastronomia e método de cozimento da carne. A mais tradicional continua sendo em espetos, ao estilo “fogo de chão”, só temperada com sal. Como a feijoada acima, é outra refeição que funciona quase como um ritual, durando horas e horas.

Etiquetas

Sobre o Autor

Guta Cunha

Guta Cunha

Arquiteta e urbanista que adora design e é apaixonada por viagem e turismo. Quer conhecer a maior quantidade possível de lugares no mundo e entre uma viagem e outra adora escrever sobre viagens, cultura e turismo, dando dicas e incentivando outras pessoas a viajarem mais e melhor no blog de viagens Vambora!

1 Comentário

  1. Joao Sousa
    Joao Sousa Fevereiro 09, 22:19

    Também na minha opinião os comentários e as opiniões de clientes sobre hoteis é muito importante, não acham?

    Responder a este comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook