Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > 5 lugares essenciais na sua visita à Irlanda

O que ver

5 lugares essenciais na sua visita à Irlanda

5 lugares essenciais na sua visita à Irlanda
Outubro 30
07:00 2015

A Irlanda é um país europeu que mistura o melhor dos nossos tempos com uma ancestralidade viva e paisagens naturais de tirar o fôlego. Muito conhecida pelas suas danças e festas tradicionais, este é um país alegre, como pode ser visto pela definição de “craic”, a palavra gaélica que os próprios irlandeses utilizam para definir o estado de espírito que por excelência os define e cujo significado se aproxima de “diversão” ou “alegria”.

Se gosta de visitar monumentos, de se perder no centro de maravilhosas paisagens naturais ou de relaxar nos ambientes alegres de bares enquanto degusta uma cerveja ou um pouco de hidromel, este país será, sem sombra de dúvidas, o destino ideal para si. Na Irlanda, poderá visitar castelos, igrejas, catedrais, parques naturais, jardins e muitos outros locais que, por certo, o encantarão. Além disto, poderá provar a autêntica cerveja tradicional irlandesa, a Guiness, no interior de estabelecimentos noturnos típicos e acolhedores.

Visitar a Irlanda será, com certeza, uma experiência única e que irá marcá-lo para sempre. Difícil será, apenas, por entre a enorme diversidade de tantas maravilhas, saber o que visitar durante os dias da sua visita. Neste ponto, podemos ajudar! Deixamos-lhe, aqui, a sugestão daqueles que acreditamos serem cinco lugares essenciais na sua visita à Irlanda.

1. Cork & Castelo de Blarney

Imperdível, numa viagem à Irlanda, será a cidade de Cork. Sendo a segunda maior cidade irlandesa, esta é detentora de uma arquitetura fabulosa, unindo as caraterísticas do nosso século com uma ancestralidade viva. Muitos dos edifícios da cidade datam do século XIX, destacando-se o Allied Irish Bank, que merecerá a sua visita.

Em Cork poderá visitar a Igreja de Shandon, famosa pela Torre do Relógio (também conhecida como o Liar das Quatro Faces), onde poderá experimentar a ilusão criada, quando observada a partir da base, de que cada relógio mostra uma hora diferente. Neste local, aberto ao público, poderá também tocar os sinos da igreja. Além da Igreja de Shandon, poderá encontrar, em Cork, duas outras catedrais: a Catedral de São Finbarr (catedral da Igreja da Irlanda) e a Catedral de Santa Maria (catedral católica Romana, que é também conhecida como a Sé do Norte).

cork

Para conhecer um pouco mais da vida da cidade, poderá ainda visitar o mercado inglês, datado de 1610 e reconstruído em 1786, onde se vendem produtos frescos, especiarias e artigos tradicionais. Se estiver disposto a afastar-se um pouquinho da cidade, sugerimos grandemente que aproveite a sua estadia para visitar o Castelo de Blarney, um dos maiores pontos de interesse turístico, situado a apenas oito quilómetros de Cork. Tratando-se de uma fortificação medieval, este castelo encontra-se atualmente em ruínas, restando apenas a muralha e algumas das suas salas. Numa das torres, poderá encontrar a famosa Pedra de Blarney ou, como é conhecida, “Pedra da Eloquência”. Segundo a lenda, quem se inclinar para alcançar a pedra e a beijar ganhará a capacidade de persuasão e de falar eloquentemente. Um destino místico e que valerá, certamente, a sua visita.

2. Parque Nacional de Burren

O nome Burren deriva do gaélico “Boeíreann”, cujo significado é “lugar rochoso”. Se visitar este Parque Nacional, no entanto, compreenderá facilmente que não são apenas as rochas que o um local tornam único no mundo. Situado no Condado de Clare, o Parque Nacional de Burren contém uma enorme biodiversidade e paisagens magníficas, sendo um dos parques mais protegidos de toda a Irlanda. Por entre a sua vasta flora e fauna, podem, como o nome indica, ser encontradas longas e maravilhosas formações rochosas.

burren

Particularmente belo durante os meses de Verão, quando florescem as flores campestres (típicas do Ártico e do litoral), o Parque Nacional oferecerá um incrível universo de beleza natural, num verdadeiro espetáculo de cores florais por entre o cinzento das rochas. Ao visitar este parque não poderá deixar de visitar, também, o famoso Poulnabrone Dolmen. Este monumento trata-se de uma estrutura de pedra ancestral: um túmulo datado de 2900 A.C., que foi cenário de antigos ritos célticos e onde permanece o misticismo das antigas tradições sagradas do povo Celta. Além do dolmen, nos trilhos pedestres do parque, encontrará diversas cavernas, lagos, praias e montanhas que, por certo, não o deixarão indiferente.

3. Kilkenny

Se gosta de história e de sentir que o tempo voltou atrás, Kilkenny é um destino impossível de rejeitar. Tratando-se da capital medieval da Irlanda, esta cidade irá convidá-lo a visitar monumentos maravilhosos que o levarão, certamente, até outra era. É neste local que poderá encontrar um dos castelos mais conhecidos de toda a Irlanda: o Castelo de Kikkenny. Fundado no século XVIII, este irá convidá-lo a visitar o seu interior, numa visita guiada ou autónoma, ou a disfrutar de momentos de lazer nos seus jardins.

kilkenny

Também em Kilkenny, poderá visitar a Catedral de São Canice, catedral que deu origem ao nome da própria cidade. Além de visitar a catedral poderá, quando o tempo assim o permitir, subir à torre que se encontra na lateral da igreja para usufruir da maravilhosa paisagem sobre a cidade.

4. Calçada dos Gigantes

Considerada Património Mundial pela UNESCO, a Calçada dos Gigantes é o resultado de erupções vulcânicas que datam de há 60 milhões de anos e apresenta-se como um lugar único no mundo. Situado na costa irlandesa, este espaço é um verdadeiro espetáculo natural composto por mais de 40 mil colunas hexagonais, dispostas junto ao mar, qual anfiteatro.

gigantes

A forma como as colunas se encontram dispostas, aliado à história antiga da Irlanda, repleta de lendas e superstições, leva a que existam, sobre este local, inúmeras lendas. Algumas, como o Sapato do Gigante ou a Cadeira dos Desejos irão, certamente, preencher o seu imaginário com as mais belas histórias de encantar, levando-o até um universo místico e mágico.

A Calçada dos Gigantes merecerá, certamente, um passeio a pé para que explore cada pedaço da sua estrutura milenar. No entanto, se desejar, terá também ao seu dispor a hipótese de palmilhar este terreno numa visita guiada, para ficar a conhecer melhor a história e as muitas lendas que marcam este espaço irlandês.

5. Londonderry – Irlanda do Norte

De visita à Irlanda e bastante próximo da Calçada dos Gigantes, fica a pequena cidade de Londonderry (também conhecida como Derry). Menos afamada do que outros locais da Irlanda, esta cidade não é dos pontos turísticos mais frequentes nos roteiros. Ainda assim, pelas suas caraterísticas, não podíamos deixar de a sugerir! Londonderry é, atualmente, a única cidade europeia inteiramente muralhada que se encontra ainda de pé, preservando a totalidade da muralha. Além da sua beleza e antiguidade, esta cidade valerá, também, pela sua história, sendo que, durante a Guerra das Irlandas, esta foi a cidade da resistência. Um destino que irá, certamente, ajudar a tornar inesquecível a sua viagem à Irlanda.

londonderry

Se pretende visitar a Irlanda, estas são as nossas sugestões para um roteiro único e imperdível mas, tal como estes locais, muitos outros merecerão, com certeza, a sua visita. Serão dias repletos do melhor que o norte europeu tem para lhe oferecer e onde poderá, verdadeiramente, conhecer o sabor desse estado de espírito, que os irlandeses apelidam de “craic”.

Foto: Tolivero~commonswiki / SeanMack

Etiquetas

Sobre o Autor

Marina

Marina

Viajar alimenta-nos a alma de conhecimento das coisas, dos outros e de nós próprios. Gostava de viver mil anos para conhecer mil destinos! É a escrita que me compensa o sonho quando a realidade tarda.

1 Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook