Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > 6 Cafés históricos no Porto

O que ver

6 Cafés históricos no Porto

6 Cafés históricos no Porto
Agosto 18
11:12 2016

Toda a gente sabe que o Porto é uma cidade com história. O que talvez nem todos saibam é que parte dessa história foi escrita e desenhada em mesas de cafés. Desde poetas e músicos a políticos e pensadores, a elite da cidade Invicta sempre frequentou estes lugares públicos, ricos em conhecimento e contacto com o povo.

Alguns destes cafés históricos no Porto ainda hoje resistem ao passar dos anos e continuam a ser uma referência na cidade, tendo inclusivamente alguns deles se tornado verdadeiras atracções turísticas.

CAFÉ PROGRESSO

cafe-progresso

Reza a história que o Café Progresso, aberto desde 1899 na baixa do Porto, foi o primeiro café da cidade e, só por isso, já vale a pena uma visita! Mas, na verdade, este continua a ser um dos cafés mais agradáveis para se comer uma excelente torrada e um ponto de encontro entre habitantes locais e viajantes. Renovado há alguns anos atrás, hoje é um espeço moderno e cosmopolita, com algumas actividades culturais como, encontros com escritores, leitura de poesia, jazz ao vivo, etc sem nunca perder o seu valor histórico. Se forem a horas decentes, os menus de pequeno-almoço são óptimos, tipo brunch mas sem esse nome pomposo!

Morada Rua Actor João Guedes, 5

Web http://www.cafeprogresso.net/

Facebook https://www.facebook.com/Cafe-Progresso-127437973986326/

MAGESTIC CAFÉ

cafe-magestic

O Magestic é quase unanimemente aceite como o café mais bonito do Porto! Aliás, já foi várias vezes referenciado por revistas e outras publicações de viagens e turismo como um dos mais bonitos do bonito. Começou a ser frequentado pela elite da cidade (artistas, escritores, políticos, pensadores, etc) desde o início dos anos 20, quando ainda se chamava precisamente “Elite”. Com o passar do tempo, o glamour da “belle époque” deu lugar a alguma degradação mas, em 1994, o café reabriu em grande estilo depois de quase dois anos de remodelações. A par com outras atracções turísticas da cidade, este café faz sempre parte da lista dos visitantes. E com todo o mérito!

Morada Rua Santa Catarina, 112

Web http://www.cafemajestic.com/

Facebook https://www.facebook.com/MajesticCafePorto

CAFÉ GUARANY

cafe-guarany

O café Guarany, aberto desde 1933, está localizado na principal avenida do centro da cidade, a Avenida dos Aliados, pelo que dificilmente passará despercebido. Era primordialmente frequentado por músicos, escritores, intelectuais e homens de negócios, a sua decoração transporta-nos para os povos indígenas da América do Sul, numa evidente alusão ao Brasil o maior produtor de café do século XX. Na verdade o seu interior é lindíssimo e o menu tem alguns pratos muito bem confeccionados. Uma dica? Tome um chocolate quente na esplanada numa tarde frio de Outono.

Morada Avenida dos Aliados, 85/89

Web http://www.cafeguarany.com/

CAFÉ PIOLHO

cafe-piolho

Apesar de não ser tão charmoso como o Majestic ou o Guarany, o Piolho é, provavelmente, o café mais conhecido do Porto. O seu nome original e formal é, na verdade, Café Âncora D’Ouro mas, como antigamente era o único o lado das faculdades, estava sempre tão cheio de estudantes de bata preta que começaram a dizer que “pareciam piolhos” e o nome acabou por ficar. De facto, ainda hoje este é um café de estudantes. O espaço é relativamente pequeno mas tem uma esplanada cá fora com vista privilegiada para as igrejas o Carmo e Carmelitas, que é onde, nas noites de bom tempo, jovens e menos jovens se costuma concentrar.

Morada Praça Parada Leitão, 45

Web http://www.cafepiolho.com/

Facebook https://www.facebook.com/cafepiolho/

CAFÉ AVIZ

cafe-aviz

Aberto há mais de 50 anos, o Aviz é um café com uma atmosfera especial, numa mistura de gente nova com habitués de mais idade. Como está mesmo no centro da acção da vida nocturna do Porto, na zona das Galerias, é um excelente sitio para ir comer uma francesinha ao início da noite, especialmente naqueles dias quentes de verão em que sabe bem estar na esplanada a ver quem passa. E passa muita gente! A existência de bilhares, que outrora foram uma grande tradição no Porto, diferencia este café dos outros e, quando há futebol na televisão, é certo que vai estar cheio!

Morada Rua do Avis, 27

CAFÉ CEUTA

cafe-ceuta

Situado na rua com o mesmo nome, o café Ceuta é mais um espaço de data dos anos 50 e que viu passar pelas suas cadeiras ministros, deputados e outras personalidades importantes da cidade Invicta. Com alguns detalhes arquitectónicos modernos, nas suas paredes encontramos painéis e pituras que retratam a conquista de Ceuta pelos portugueses. Mais histórico não podia ser! Ainda que sem o glamour do passado, continua a ser um bom ponto de paragem para tomar um café ou almoçar o prato do dia e, no piso inferior, oferece uma sala com mesas de bilhar para a jogatina!

Morada Rua de Ceuta Avis, 27

Facebook https://www.facebook.com/cafeceuta/

O Porto é uma cidade fantástica para visitar em qualquer altura do ano mas é no Outono que se torna mais romântica e o clima convida mais a passar o tempo nos cafés. Para reservar um hotel no Porto, pode utilizar o portal da Rumbo no link Hotéis no Porto.

Sobre o Autor

André Parente

André Parente

Começou a viajar com a mãe quando ainda pequeno e redescobriu esse vício alguns anos mais tarde. Defende que viajar sozinho e por tempo prolongado é o melhor caminho para o auto-conhecimento e, depois de 10 anos de trabalho convencional, largou o comodismo para se dedicar a projectos próprios como o Tempo de Viajar e o Local Porto. A sua máxima em viagem é não ter máxima nenhuma e ir simplesmente ao sabor da vontade.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook