Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > 6 praias a não perder na costa Vicentina

O que ver

6 praias a não perder na costa Vicentina

6 praias a não perder na costa Vicentina
Abril 12
10:39 2016
104
SHARES

A costa Vicentina tem vindo a ganhar cada vez mais admiradores e visitantes fiéis ano após ano, e não é difícil perceber porquê. As famosas e deliciosas gastronomias alentejanas e algarvias, as suas aldeias e vilas pitorescas, um ambiente descontraído e, claro, as suas inúmeras praias de beleza inquestionável são argumentos mais que válidos para explicar e compreender a atractividade desta zona de Portugal. Este artigo dedica-se a um dos seus principais cartões de visita, ficando assim abaixo a referência a 6 das suas praias mais encantadoras.

A melhor forma de conhecer estas praias é alugar um carro e ir indo, sem tempo marcado nem muita pressa para chegar e sem tempo .

Praia da Amália

praia amalia

(autor: PROTiago Fernandes / Flickr CC)

Uma das praias de mais difícil acesso da costa Vicentina é também uma das mais encantadoras. O acesso faz-se através de um caminho no meio de vegetação densa, junto a um terreno com uma casa que pertenceu a Amália Rodrigues, daí o nome. A longa caminhada até à praia é compensada pela visão de um areal ainda pouco concorrido onde até é possível tomar um banho numa cascata de água doce.

Como chegar: A praia da Amália está localizada junto ao Brejão, a aproximadamente 10 kms de Odeceixe, estando a entrada para a praia assinalada por uma flor amarela.

Praia de Odeceixe

praia odeceixe

Photo credit: muffinn via Visualhunt / CC BY

Contornada pela Ribeira de Seixe, que vai desaguar nas suas águas, a praia de Odeceixe é, sem dúvida alguma, uma das melhores e mais bonitas praias da costa Vicentina. Aqui, tanto é possível tomar banhos nas ondas do mar como nas águas tranquilas da Ribeira, oferecendo o melhor dos dois mundos. Uma caminhada junto às rochas, durante a maré baixa, revela várias pequenas lagoas e detalhes fantásticos a nível da vida animal e vegetal da praia.

Como chegar: A praia de Odeceixe está localizada a cerca de 3 kms após a saída junto à ponte sobre a Ribeira de Seixe para a Vila de Odeceixe.

Praia do Carvalhal

praia carvalhal

Photo credit: Rosino via VisualHunt / CC BY-SA

Localizada numa enseada, a praia do Carvalhal está rodeada por 2 grandes falésias que a protegem do vento. É outra das praias mais bonitas da costa Vicentina, formando uma piscina natural no período entre as duas marés. Durante a maré baixa, o extenso areal convida a passeios e banhos de sol junto às rochas e à exploração dos seus vários recantos. O acesso a esta praia é feito através de um passadiço de madeira existindo ainda à disposição 2 restaurantes e um parque de estacionamento.

Como chegar:  A praia do Carvalhal está localizada a cerca de 3 kms da localidade do Brejão, a seguir a São Teotónio.

Praia da Arrifana

praia arrifana

(autor: lizoleeta / Flickr CC)

Rodeada por grandes e pitorescas falésias, a praia da Arrifana é, sem dúvida, uma das praias mais bonitas de Portugal. O acesso não é fácil, principalmente pelas cada vez maiores restrições ao trânsito na estrada que dá acesso directo à praia, mas vale a pena a viagem. Muito procurada por amantes de desportos aquáticos, em especial surfistas e bodyboarders, é um paraíso para iniciantes e “prós” que a frequentam o ano inteiro. No ponto sul da praia encontra-se a Pedra da Agulha, uma rocha que deve o seu nome ao seu formato estreito e vertical. No ponto norte, no topo da Falésia, somos brindados por uma das melhores vistas da costa Vicentina.

Como chegar: A praia da Arrifana está localizada a poucos kms de distância de Aljezur. Saindo de Aljezur, na direcção sul, siga as placas para Vale da Telha e Arrifana.

Praia Vale dos Homens

praia vale dos homens

O acesso faz-se através de uma estrada em parte em terra batida até à ponta da falésia, onde somos brindados com uma vista fantástica sobre esta que é uma das praias mais bonitas da costa Vicentina, e uma longa escadaria em madeira que desce até ao vasto areal. As falésias que a rodeiam protegem-na do vento, fazendo com que em dias mais ventosos esta seja a praia ideal para banhos de sol.

Como chegar: A praia Vale dos Homens está localizada na freguesia do Rogil onde é possível encontrar a respectiva sinalização para a praia.

Praia de Vale Figueiras

praia vale de figueiras

Uma das praias ainda pouco frequentadas na costa Vicentina, a Praia de Vale Figueiras proporciona dias tranquilos ao sol sem a agitação normal da época alta. O vasto areal estende-se por cerca de 1 km, sendo ideal para caminhadas à beira mar. A ondulação quase constante faz com que seja bastante frequentada por amantes de desportos aquáticos como surfistas, bodyboarders ou windsurfers.

Como chegar: A praia de Vale Figueiras encontra-se a cerca de 10 km de Aljezur em direcção ao sul. A 6 kms encontra um cruzamento onde deverá seguir a direcção de Sagres. Após cerca de 3 kms encontrará a placa direccional para Vale Figueiras.

104
SHARES
Etiquetas

Sobre o Autor

André Parente

André Parente

Começou a viajar com a mãe quando ainda pequeno e redescobriu esse vício alguns anos mais tarde. Defende que viajar sozinho e por tempo prolongado é o melhor caminho para o auto-conhecimento e, depois de 10 anos de trabalho convencional, largou o comodismo para se dedicar a projectos próprios como o Tempo de Viajar e o Local Porto. A sua máxima em viagem é não ter máxima nenhuma e ir simplesmente ao sabor da vontade.

3 Comentários

  1. Guilherme Santos
    Guilherme Santos Junho 13, 17:38

    É na costa vicentina que, sem dúvida, encontramos o melhor do nosso país! Tanto para nós (portugueses) como para estrangeiros, um destino ideal para passar umas férias tranquilas enquanto aproveitamos toda a sua beleza, como se pode ver! Será que é aqui que tiramos o melhor da praia aproveitando o ar do campo?

    Responder a este comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook