Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > 9 motivos EXTRA para conhecer Essaouira

O que ver

9 motivos EXTRA para conhecer Essaouira

9 motivos EXTRA para conhecer Essaouira
Janeiro 14
07:45 2016

A cerca de 180 quilómetros de Marraquexe fica Essaouira, cidade banhada pelo oceano Atlântico, tantas vezes visitada só por um dia pelos turistas. Mas… se lhe revelarmos mais alguns motivos extra, para conhecer Essaouira, asseguramos que vai querer ficar mais tempo por lá.

É provável que digamos isto de muitas cidades mas… o ambiente de Essaouira é verdadeiramente diferente de qualquer outra cidade marroquina e é a antítese de Marraquexe, por exemplo.

O seu ambiente marítimo e meio “cool” dado pelos visitantes surfistas, e outros amantes dos desportos aquáticos, dá a esta cidade um dia-a-dia mais relaxado e bem menos frenético do que o que vive a cidade de Marraquexe. Em Essaouira, não se corre a visitar nada. Pare, escute e aprenda sobre a história do local, muito ligada aos portugueses também. É que Essaouira ainda conserva alguma da arquitectura lusa como é o caso do Forte Real, mandado construir pelos portugueses em 1505 e que fica junto do porto de pesca de Essaouira.

conhecer essaouira, motivos para conhecer essaouira, o que ver em essaouira, o que ver em marrocos, conhecer marrocos, viajar para marrocos

Ainda a viagem: na estrada de Marraquexe, quase a chegar a Essaouira, é quase certo que vai encontrar as cabras em cima das árvores de argan, que comem as sementes do tão famoso óleo (usado em cosméticos e na cozinha). A paragem seguinte deverá ser numa espécie de promontório – onde todos os turistas param e, por isso, lá estão dromedários para as fotografias – onde se vê já o rasgo do oceano Atlântico.

E lembre-se: mesmo que esteja muito calor em Marrocos, e mesmo que Marraquexe esteja a ferver com temperaturas altas, em Essaouira vai precisar quase sempre de um casaco ao final do dia e noite… é que a brisa do mar torna-se fria quando o sol desaparece e não é por caso que chamam a Essaouira a “cidade do vento”… há dias com muito vento. Muito, mesmo!

Para encontrar voos baratos para Essaouira, Marrocos, pesquise no site da Rumbo. Neste texto revelamos alguns dos motivos especiais para mostrar que vale mesmo a pena ficar mais tempo nesta cidade.

 

1 – Os desportos aquáticos

Por ter mar, Essaouira chama muitos praticantes de desportos aquáticos como o surf, mas porque é muito ventosa são mais os praticantes de windsurf e kitesurf, por estes lados. Se não souber praticar mas quiser aprender existem diversas agências – nas principais ruas da Medina – ligadas a estas actividades onde poderá ter mais informações e preços sobre as aulas, aluguer de material, etc.

 

2 – A madeira de tuia

Madeira Tuia conhecer essaouira, motivos para conhecer essaouira, o que ver em essaouira, o que ver em marrocos, conhecer marrocos, viajar para marrocos

Entre o variado artesanato que vai ver à venda na Medina de Essaouira – desde têxteis, a cerâmicas, às carteiras e malas de pele, quadros, gorros, etc – o mais típico desta região são mesmo as peças feitas com madeira de tuia. Existe todo o tipo de objetos feitos com esta madeira e pode inclusive visitar uma das oficinas e assistir ao trabalho ao vivo. Só depois de ver o trabalho artesanal vai perceber os preços altos para mesas, com detalhes e pormenores muito ricos. Mas também existem peças mais pequenas, como guarda-jóias, porta-canetas, etc que são mais baratas. Geralmente, os vendedores das lojas puxam o lustro às peças de madeira, várias vezes ao dia, e estas ficam sempre brilhantes.

 

3 – A pastelaria antiga

No meio da Medina de Essaouira vai encontrar a Driss, confeitaria que foi fundada em 1928 e que, desde sempre, vende os pastéis típicos marroquinos… e não só. É um bom local para parar um pouco para beber um chá (ou café) e saborear a doçaria. No interior tem uma sala-esplanada e uma outra sala com muitos quadros coloridos.

 

4 – Os cafés

Viajante que é viajante quer parar por um tempo numa esplanada de um café a ver a vida a passar. Não há nada melhor do que ficar a ver os habitantes locais no seu dia-a-dia e simplesmente absorver essa vivência. Peça um chá de menta enquanto desfruta dessa acalmia, quer seja de frente para o mar ou no interior da Medina de Essaouira.

 

5 – Forte de Essaouira

conhecer essaouira, motivos para conhecer essaouira, o que ver em essaouira, o que ver em marrocos, conhecer marrocos, viajar para marrocos

Lembram-se de ter dito que em Essaouira não há stress? No Forte vai encontrar os próprios habitantes locais, sentados no muro a olharem o infinito do mar. É um local de reflexão e de muita tranquilidade. Como curiosidade: os canhões são espanhóis e têm a data de fabrico escrita nos mesmos. Veja você mesmo!

 

6 – Os restaurantes de peixe

Com a ligação umbical da cidade ao mar, claro que os restaurantes privilegiam os pratos de peixe e de marisco. Quase todos servem bem o peixe, mas existem as barraquinhas, junto do Porto de Pesca, que são as mais típicas. Não têm os serviços todos que os restaurantes têm, mas quando está bom tempo são o melhor local (e o mais barato) para comer. Ainda que o preço possa estar tabelado pode sempre negociar uma travessa de peixe e marisco para duas ou mais pessoas.

 

7 – A ligação ao cinema

Essaouira serviu e serve de inspiração cinematográfica e está ligada a diversos filmes, cujas gravações aqui decorreram. Mas, existem filmes que são mais conhecidos do que outros. É verdade que a famosa série televisiva “Game of Thrones” tem imagens de Essaouira em alguns episódios mas Orson Welles é, muito provavelmente, o realizador mais ligado a esta cidade. O cineasta filmou aqui uma das suas mais conhecidas películas “Otello”, que lhe vale uma praça de Essaouira onde está um busto seu. O que ganhou Essaouira com esse filme? Reconhecimento mundial!

Também Ridley Scott filmou, há alguns anos, em Essaouira cenas para o filme “No Reino dos Céus”. E assim, durante vários meses, as ruas da Medina serviram de fundo para recriar a história do final do século XII. Mas já antes, em 1950, Orson Welles tinha usado o ambiente de Essaouira  para o seu “Otello” – estreado em 1952 e que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

 

8 – A praia de Essaouira

Praia de Essaouira, conhecer essaouira, motivos para conhecer essaouira, o que ver em essaouira, o que ver em marrocos, conhecer marrocos, viajar para marrocos

São vários os quilómetros que fazem o largo areal da praia de Essaouira. Nesta baía, principalmente no verão, está muita gente a banhar-se nas águas do Atlântico. Na praia poderá encontrar cavalos e dromedários, estrategicamente colocados para os turistas verem e alugarem. Se não estiver tempo para fazer praia pode ficar a relaxar num dos cafés à beira-mar.

 

9 – As galerias de arte

Pela Medina de Essaouira vai encontrar muitas lojas que vendem quadros, dos maiores aos mais pequenos. Os artistas são, na sua maioria, ilustres desconhecidos que retractam imagens da cultura e história marroquinas. Mas também existem várias galerias de arte onde estão os quadros de pintores conhecidos.

Etiquetas

Sobre o Autor

Susana Ribeiro

Susana Ribeiro

Jornalista, adora contar histórias e é uma apaixonada por viagens. Susana Ribeiro encontra sempre um pretexto para passear. Depois de escrever, para vários órgãos de informação, sobre turismo, gastronomia, vinhos e viagens… decidiu colocar todas as suas dicas no ViajeComigo.com. As suas sugestões são para incentivar outros a descobrirem novas paragens. Por isso, diz: “Há sempre um sítio novo para conhecer, nem que seja na sua própria cidade. Cada viagem e viajante são singulares. Conheça o mundo à sua maneira”.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook