Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > As 10 praças do mundo mais imponentes

O que ver

As 10 praças do mundo mais imponentes

As 10 praças do mundo mais imponentes
Setembro 26
10:09 2016

Nas suas viagens poderá já ter reparado: todas (ou quase todas) as cidades têm uma praça. Geralmente, as praças são locais de encontro, de convívio, de comércio ou de lazer. Espaços que o convidam a tirar uma fotografia ou a sentar-se para apreciar uma cerveja fresquinha ou um café, enquanto descansa um pouco. Lojas, restaurantes e edifícios oficiais tendem a circundá-la. Ocasionalmente, é lá que encontra monumentos, estátuas, fontes e marcos patrimoniais.

Pensará, talvez, ao olhar para as praças: “quem viu uma, viu todas”. Mas, no que respeita às praças do mundo, temos de o contrariar: as similaridades que as aproximam são, simultaneamente, as diferenças que as tornam únicas e especiais. Em cada praça encontrará uma memória específica, uma história peculiar, uma tradição que não pode ser comparada com nenhuma outra. As praças do mundo irão apresentar-se como o coração das cidades que visita e convidá-lo a conhecer melhor o que jaz por detrás dos rostos das pessoas e por baixo das pedras da calçada. Vão convidá-lo a saber a História, a lenda e o sonho do país. Vão imprimir-se na sua pele e tornar a sua estadia mais plena e mais completa.

Convidamo-lo, agora, a seguir connosco numa breve visita às dez praças que consideramos serem de visita obrigatória.

1. Times Square, Nova Iorque, Estados Unidos da América

O cinema e a televisão tornaram Times Square uma das praças mais famosas de todo o mundo… e não foi por acaso! Na ligação entre a Broadway e a Sétima Avenida, esta praça é um hino à modernidade e à vida cosmopolita desta cidade que nunca dorme. Do chão erguem-se arranha céus, brilham sinais LED e ecrãs de televisão. É um universo de publicidade, de cor, de moda e de vida. Aqui, encontrará também alguns dos hotéis, restaurantes e teatros mais conceituados da cidade. Se, durante o dia, esta avenida o cativará pelo ritmo frenético da cidade, não pode deixar de a ver, também, quando a noite cai. É, pois, durante a noite, que terá melhor perceção da dimensão das iluminações e vídeos: um espetáculo sem igual. Caso visite esta cidade no inverno, não perca também a oportunidade de ver a famosa queda da bola do ano novo, uma forma diferente e única de se despedir do ano que parte e receber o que chega.

times-square

2. Praça Maior, Madrid, Espanha

Esta fabulosa praça de Madrid é um dos locais favoritos dos turistas que visitam a cidade, devido à sua beleza rica e contundente. Durante a sua história, esta cidade albergou inúmeros eventos: desde jogos, a lutas de touros, mercados, concertos e até mesmo execuções. No seu centro, é possível ver a estátua do rei Philip III. Num dos extremos da praça é ainda possível ver a lindíssima Casa de la Panadería. Uma praça a visitar!

3. Praça de São Pedro, Vaticano, Itália

A praça de São Pedro está situada no Vaticano, mesmo em frente à famosa Basílica de São Pedro. Será, talvez, uma das praças mais belas do mundo, estando rodeada pelas enormes colunas toscanas e junto à entrada para um universo de peregrinação que tocará profundamente os amantes do turismo religioso. No seu centro, um obelisco egípcio relembra o reinado do Imperador Augustus, que o mandou transportar do Egíto durante o tempo do papa Sixtus V. Uma curiosidade sobre este obelisco – em forma de lenda – é a crença, que permanece viva no imaginário romano, de que o globo que existiria, na idade média, no topo do obelisco continha as cinzas de Júlio César.

vaticano

4. Grand Place, Bruxelas, Bélgica

A Grand Place, também conhecida como Grote Markt, trata-se da praça central de Bruxelas e fica em frente à câmara da cidade, estando rodeada de edifícios medievais. Esta praça trata-se de um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, estando a par de outras referências, como o Atomium e o Manneken Pis.

Vale a pena visitar esta praça durante o festival – realizado de dois em dois anos. Nesta altura, a praça é coberta por begónias coloridas, que formam padrões, criando um verdadeiro tapete florido que enche a praça e os corações de quem a visita.

5. Praça de Mayo, Buenos Aires, Argentina

Esta praça tornou-se famosa após a revolução de Maio de 1810, da qual resultou a independência. Tratando-se de um ponto histórico fortemente marcado pela vida política de Buenos Aires, esta praça está rodeada de muitos dos principais monumentos daquela cidade. No seu centro pode ser visto o monumento mais antigo da cidade: a pirâmide. Além disto, a tradição da praça, que reúne fotos colocadas pelas mães que perderam os seus filhos na guerra, confere a este local uma solenidade única, trazida pelo sentimento de empatia e pela tradição de um povo marcado por muitas atrocidades.

plaza-de-mayo

6. Zocalo, Cidade do México, México

Esta praça trata-se do centro histórico da cidade e é uma das maiores praças de todo o mundo. Em seu redor, irá encontrar a Catedral Metropolitana e o Palácio Nacional. Ladeando-a, outros edifícios históricos irão, também, atrair a sua atenção. Descobrirá, nesta praça, mais sobre a vida das gentes locais, que ali se reúnem desde o tempo dos Astecas. A sua tradição nacionalista pode ser vista pela bandeira que, diariamente, é erguida no centro de Zocalo.

7. Trafalgar Square, Londres, Reino Unido

Esta praça comemora a vitória inglesa contra a armada de Napoleão na batalha de Trafalgar em 1805 e ostenta, no seu centro, a estátua de Lord Horatio Nelson, o herói desta batalha. Neste monumento, o herói permanece sobre uma coluna, como se olhasse Londres. Rodeando-a quatro leões em pedra e diversas fontes ajudam a ornamentar a praça. Tratando-se de um local com grande importância política e uma tradição de vida social, esta praça irá atraí-lo pela sua história e convidará a que passe alguns momentos para descansar ou beber um refresco.

trafalgar

8. Main Market Square, Cracóvia, Polónia

A Main Market Square, ou, em língua nativa, Rynek Glówny, é o centro histórico da cidade de Cracóvia e maior de todas as praças medievais europeias. Esta praça data do século XIII e está ladeada por diversos edifícios históricos. Rodeando a praça encontrará palácios e igrejas belíssimos, sendo que, sobre esta, se erguem as igualmente maravilhosas torres góticas da Basílica de Santa Maria. Não poderá, também, deixar de apreciar o famoso Cloth Hall, situado no centro desta praça.

Além destas praças haverá, certamente, outras que merecem uma visita. Cada praça tem uma beleza única e uma história para contar. Visitar uma praça é visitar o coração da cidade… e garantir que leva consigo o sentir de um país e de um povo.

9. Red Square, Moscovo, Rússia

A Red Square é o coração da cidade de Moscovo e, por isso mesmo, é um local imperdível para visitar durante a sua estadia. Esta praça está rodeada por vários pontos de interesse cultural e patrimonial, como a Catedral de São Basílio, o Museu de História do Estado, o Mausoléu de Lenine e uma das paredes do Kremlin. O seu nome – Praça Vermelha – remete para a palavra russa “krasnaya”, que tem duplo significado: vermelho ou bonito. E, ao visitá-la, verá que beleza é justamente o que não falta na Red Square.

plaza-roja

10. Tiananmen Square, Pequim, China

Tiananmen Square é a maior praça de todo o mundo. Em seu redor erguem-se monumentos ornamentados por um estilo soviético e edifícios governamentais, locais que merecerão a sua visita, quer pela beleza arquitectónica como pela história que os marca. É um ponto muito interessante para quem gosta de sentir a vida das cidades e observar o movimento das gentes pela rua. Também nesta praça, feito ritual, se ergue e baixa a bandeira chinesa em cada nascer e pôr do sol. Poderá ainda ver, em Tiananmen, os quatro leões de mármore ornamentam o portão e um buraco de bala que permanece desde o massacre ali vivido em 1989.

tiananmen

Foto: © AnibalTrejo

Etiquetas

Sobre o Autor

Marina

Marina

Viajar alimenta-nos a alma de conhecimento das coisas, dos outros e de nós próprios. Gostava de viver mil anos para conhecer mil destinos! É a escrita que me compensa o sonho quando a realidade tarda.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook