Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
 Últimas Notícias
  • Descobrir a serra de Monchique Situada entre as elevações da Fóia e da Picota, a vila de Monchique encontra-se incrustada na serra que lhe dá o nome, a uma altitude de 458 metros. Muito virada...
  • Visitar Thirassia, a outra Santorini Thirassia é uma pequena ilha junto a Thira, o nome grego da popular Santorini. Encontra-se do outro lado da famosa caldeira e, apesar dos seus encantos, é basicamente ignorada pelos...
  • O que ver no norte de Marrocos: Tânger, Tétouan e Chefchaouen Chego de noite a Tânger, num voo de Lisboa, e nem vejo que o mar está mesmo em frente ao meu hotel. Sinto-lhe apenas o cheiro, da maresia, mas de...
  • 5 Capitais do Sudeste Asiático que vale a pena visitar Confesso que não sou propriamente um “animal de cidade”. Quando viajo, prefiro normalmente passar mas tempo em destinos com outras características, como praias, montanha, pequenas vilas e aldeias, etc. Em...
  • As melhores praias de São Tomé A esmagadora maioria das pessoas que visitam São Tomé e Príncipe limitam-se a visitar a ilha maior do arquipélago, muitas delas em busca das praias tropicais que são uma das...
Home > O que ver > As melhores praias de São Tomé

O que ver

As melhores praias de São Tomé

As melhores praias de São Tomé
Janeiro 23
08:29 2017

A esmagadora maioria das pessoas que visitam São Tomé e Príncipe limitam-se a visitar a ilha maior do arquipélago, muitas delas em busca das praias tropicais que são uma das imagens de marca de São Tomé.

Mas como se chamam e onde se encontram as melhores destas praias paradisíacas? É isso que vamos esclarecer ao longo deste artigo.

Praia Micoló

Não corresponde à imagem que a maioria de nós tem no seu imaginário de uma praia tropical. Faltam os coqueiros vergados sobre a areia pelo vento insistente e a areia muito branca. Mas tem outros encantos, que a farão ter lugar numa lista de praias imperdíveis em São Tomé: a pequena comunidade piscatória e os navios de pesca encalhados há anos nas suas areias. Além disso é uma zona de tartarugas, onde na época certa se pode assistir ao espectáculo da “explosão” dos ovos e à corrida para o mar dos jovens animais.

Acede-se com facilidade com um carro comum, saindo da cidade de São Tomé para norte, e desviando em Conde, onde se toma uma estrada rectilínea de 4 km que se estende até Micoló.

Praia Lagoa Azul

(Wikimedia Commons / Licença CC)

(Wikimedia Commons / Licença CC)

Um pouco mais para norte, com acesso relativamente fácil, temos a praia Lagoa Azul, porque de facto existe ali uma enseada que cria a sensação de lago e a água ganha uma tonalidade maravilhosa, de um azul muito forte, muito convidativo para umas braçadas.

Trata-se de uma praia relativamente pequena, enriquecida pelo elevado número de pirogas de pesca que fazem dela sua base e pela presença de imponentes embondeiros, árvores africanas muito características.

Praia Inhame

(Wikimedia Commons / Licença CC)

(Wikimedia Commons / Licença CC)

Uma longa praia com areia de tonalidade ligeiramente cinzenta, como é costume neste trecho da costa sul, antes de chegar à aldeia de Porto Alegre, a última na estrada asfaltada que quase dá a volta à ilha. Escondida por entre a floresta de coqueiros encontra-se um complexo composto por bungalows e restaurante que faz desta praia ideal para quem deseja um pouco mais de conforto e estilo.

Praia do Governador e Praia dos Tamarindos

Para visitar estas praias deverá partir de Micoló em direcção a Morro Peixe, por uma estrada de terra batida bastante mal tratada. A primeira é uma das mais icónicas em São Tomé, tomando o seu nome da famosa novela de Miguel Sousa Tavares, Equador. Na história, seria nesta praia que o governador da colónia teria os seus encontros amorosos secretos. A segunda aparece quase como uma extensão, logo antes da chegada a Morro Peixe.

Apesar de aparentemente remotas, estas praias são mesmo assim populares junto dos habitantes locais, o que tem provocado alguma poluição através de lixo, mas a areia é agradável e o mar calmo e tépido.

Praia Piscina

praia-piscina

Esta é das mais bonitas praias de São Tomé. Encontra-se logo após a de Inhame, mas para lá chegar será conveniente fazer-se transportar num veículo todo o terreno. O nome deve-se à sua morfologia, abrigada do oceano por uma protecção rochosa que cria como que uma piscina. Não se deve contudo confiar por inteiro na quietude das águas pois por vezes uma onda mais atrevida ultrapassa a barreira e cria o caos. De resto a envolvência é de sonho, correspondendo ao perfil de praia tropical, com a floresta de coqueiros a iniciar-se logo a seguir à praia. A areia é de um amarelo dourado maravilhoso.

Praia Djalé

praia-jale

(Wikimedia Commons / Licença CC)

Uma das últimas praias acessíveis no sul da ilha, não é especialmente recomendada para grandes banhos. As suas águas são algo perigosas, com correntes fortes e inesperadas. Mas tem outros atractivos, como a sua vastidão e aspecto selvagem e remoto. Além disso, é muito usada pelas tartarugas que ali desovam, permitindo aos visitantes observar estes misteriosos animais. Existem no local alguns bungalows para aluguer que permitem uma estadia directamente na praia, numa localização de sonho.

Ilhéu das Rolas

(Wikimedia Commons / Licença CC)

(Wikimedia Commons / Licença CC)

Para visitar as pequenas praias existente no Ilhéu das Rolas, onde se encontra a marca que testemunha o ponto exacto onde passa a linha do equador, o melhor será ficar no estabelecimento hoteleiro que ali se encontra. Se não, pode sempre apanhar a embarcação do hotel que faz a ligação a terra, mas é provável que não goste do preço pedido.

 

Se ficou com vontade de conhecer São Tomé e as suas fantásticas praias, entre no site da Rumbo e procure os voos mais baratos para São Tomé.

Etiquetas

Sobre o Autor

Ricardo Ribeiro

Ricardo Ribeiro

Ricardo Ribeiro: Nasceu e cresceu em Lisboa. Foi para o Algarve. Licenciou-se em História, andou dez anos com os galões dourados da Armada, até que mandou as rotinas à fava e passou a fazer websites. Agora está aqui, pronto para partilhar o que viu no Planeta. Lê, vê cinema, anda de moto 4, faz Geocaching e é Couchsurfer.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook