Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Conselhos de Viagem > As minhas praias preferidas em Portimão – André Parente

Conselhos de Viagem

As minhas praias preferidas em Portimão – André Parente

As minhas praias preferidas em Portimão – André Parente
Agosto 04
10:00 2016
8
SHARES

Portimão é a segunda maior cidade do Algarve e um destino popular e bem conhecido pelas suas praias, comércio e vida nocturna, quer por portugueses e estrangeiros, que ano após ano escolhem esta região para passar as suas férias de verão.

No meu caso, não tive escolha nem voto na matéria, pois comecei a ir para Portimão literalmente desde que nasci. E ainda bem! Na realidade, há mais de 40 anos atrás os meus avós compraram um terreno entre Portimão e Alvor e ao longo da vida, foram-no transformando num pequeno paraíso. E foi lá que eu sempre passei as férias e outras temporadas.

Esta é uma lista das minhas praias preferidas e que costumo frequentar mais. É discutível, claro, mas considero que é, pelo menos, um bom ponto de partida para explorar a região que é, de facto, muto rica em termos de natureza e ar-livre.

 

PRAIA DA ROCHA

shutterstock_282116426

É a praia de referência de Portimão e inevitavelmente acaba por merecer sempre uma visita. Muito raramente faço praia aqui, no sentido de estar na areia com toalha e guarda-sol, mas gosto de ir até um dos restaurantes do passadiço e de a ver desde o Miradouro dos Três Castelos, localizado na sua ponta direita. À noite, a agitação é grande ao longo da rua que percorre a costa mas o meu vício é ir beber uma Coca-Cola e comer um pato de amendoins à esplanada do Hotel Algarve.

 

PRAIA DOS CAREANOS

careanos

Esta é uma pequena praia que está meio “escondida” entre a praia da Rocha e a Praia do Vau. O acesso faz-se através de uma escadaria íngreme escarpa abaixo, o que também ajuda a que não seja uma praia com muita gente. A vista desde cima é maravilhosa, com o colorido das formações rochosas típicas do Algarve a contrastar com o azul da água. Também é possível caminhar pela areia desde a Praia dos Três Castelos (à direita do Miradouro).

 

PRAIA DO ALEMÃO

alemao

Oficialmente denominada de Praia do Barranco das Canas mas vulgarmente chamada de Praia do Alemão, situa-se na extensão da Praia do Vau, para Oeste, e é uma das mais protegidas do vento que, algumas vezes, sopra durante a tarde nesta zona. O estacionamento pode ser um pouco complicado mas vale bem a pena o esforço! Ideal para ir com a família, com mar muito calmo e um bom areal para passear. Na ponta esquerda da praia há uma zona de rochas muito boa para fazer snorkeling e caça submarina e, também, uma pequena praia mais reservada onde é mais ou menos habitual a prática de nudismo.

 

PRAINHA

prainha

Esta é, definitivamente, a praia mais chique de Portimão! E, provavelmente, também a mais romântica, desde a entrada através do elevador do restaurante Caniço, que atravessa a falésia, até à pequena praia praticamente privada que se acede desde a magnifica piscina do aldeamento com o mesmo nome. Também se pode lá chegar pela areia desde a Praia dos 3 Irmãos. Mesmo a não perder!

 

PRAIA DOS 3 IRMÃOS

praia-tres-irmaos

A Torralta é outra praia de referência em Portimão que, não tendo nenhuma particularidade que destaque, oferece um excelente e extenso areal e está particularmente vocacionada para famílias, crianças, etc. Mas na sua ponta esquerda fica a Praia dos 3 Irmãos, que já tem algumas formações rochosas e, na minha opinião, é a parte mais bonita e óptima para tomar banhos de mar.

 

PRAIA DE ALVOR

alvor

No seguimento do areal da Torralta, para Oeste e até ao paredão, fica a Praia de Alvor, que é a que mais vezes frequento quando estou em Portimão. Quanto mais para o lado do paredão, mais sossegada é. E, para quem não se importa de caminhar um pouco, há vários acessos à praia através do passadiço da Ria de Alvor e, mesmo no pico do Verão, é possível encontrar zonas quase sem ninguém. Esta é uma praia excelente para uma caminhada ou corrida de fim de tarde, seja pela areia ou pelos caminhos e passadiços cá em cima.

 

Hotéis, apartamentos e outros tipos de alojamento é coisa que não falta em Portimão, mas em épocas altas, como no Verão e na Páscoa, convém reservar com antecedência. Para encontrar um hotel barato em Portimão que seja do se agrado, pesquise no portal da Rumbo!

8
SHARES
Etiquetas

Sobre o Autor

André Parente

André Parente

Começou a viajar com a mãe quando ainda pequeno e redescobriu esse vício alguns anos mais tarde. Defende que viajar sozinho e por tempo prolongado é o melhor caminho para o auto-conhecimento e, depois de 10 anos de trabalho convencional, largou o comodismo para se dedicar a projectos próprios como o Tempo de Viajar e o Local Porto. A sua máxima em viagem é não ter máxima nenhuma e ir simplesmente ao sabor da vontade.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook