Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
 Últimas Notícias
Home > Curiosidades > As ruas mais encantadoras do mundo

Curiosidades

As ruas mais encantadoras do mundo

As ruas mais encantadoras do mundo
Dezembro 21
09:10 2016

Confesso que para mim um dos grandes prazeres quando se viaja é perder-me, conscientemente, pelas ruas de uma grande cidade. Esse sentimento de anonimato enquanto parto à descoberta e faço minhas, por um momento, as fachadas dos edifícios, os postes de iluminação, as varandas, os cartazes ou até mesmo esse céu que parece querer proteger-me, é um momento de magia absoluta.

Convidamo-vos a percorrer connosco algumas das vias mais fascinantes do mundo e a “apropriarem-se” delas…mesmo que apenas por alguns minutos.

Rua Augusta, Lisboa. Esta elegante rua pedonal parte – ou desemboca, dependendo de onde procedemos – da Praça do Comércio, através de um Arco do Triunfo de estilo barroco. É uma das mais fabulosas da capital. O pavimento “cartográfico”, as fachadas senhoriais de alguns edifícios e as numerosas lojas de ambos os lados fazem desta praça paragem obrigatória na cidade.

Rua Augusta, Lisboa. Foto: Arjan Veen/ Flickr CC.Rua Augusta, Lisboa. Foto: Arjan Veen/ Flickr CC.

Rua Augusta, Lisboa. Foto: Arjan Veen/ Flickr CC.

Nerudova, Praga. Lojas de souvenirs, cafés com bom gosto e casas pintadas, de um lado e outro, de diferentes tons de pastel. À medida que a vão subindo, ao fundo, podem avistar o Castelo de Praga. Está situada no bairro de Malá Strana e deve o seu nome ao escritor checo Jan Neruda, que aí viveu no número 47.

Nerudova, Praga. Foto: Michel Curi/ Flickr CC.

Nerudova, Praga. Foto: Michel Curi/ Flickr CC.

Royal Mile, Edimburgo. Une o castelo escocês com o Palácio Holyroodhouse através de uma via pedonal de 1,8 km, daí a sua designação…Pavimentos empedrados e em paralelo assim como numerosos edifícios dignos de contemplação. Entre eles, o Parlamento Escocês e a Catedral de St. Giles.

Royal Mile, Edimburgo. Foto: Miguel Ángel Arroyo/ Flickr CC.

Royal Mile, Edimburgo. Foto: Miguel Ángel Arroyo/ Flickr CC.

Via Margutta, Roma. Os cinéfilos poderão recordá-la, se tiverem assistido a ‘Férias em Roma’, com a preciosa Audrey Hepburn caminhando por esta zona do centro da capital italiana. Trepadeiras e plantas em vasos acrescentam uma nota verde às vivendas e edifícios de um avermelhado mágico. É recomendável percorrê-la ao amanhecer ou no pôr-do-sol, pois é com essa intensidade de luz que se matizam de forma sublime os contrastes de cores.

Via Margutta, Roma. Foto: Philosofia/ Flickr CC.

Via Margutta, Roma. Foto: Philosofia/ Flickr CC.

Calleja de las Flores, Córdova. Na Andaluzia, na cidade de Córdova, é fácil apaixonar-se pela chamada Calleja de las Flores, no Bairro Judeu. Perto da Mesquita cordovesa está situada uma pequena artéria, estreita e muito Andaluza, cheio de plantas, de gerânios, cravos e outras flores, tanto nas janelas como nas varandas.

Calleja de las Flores, Córdoba. Foto: Flickr CC.

Calleja de las Flores, Córdoba. Foto: Flickr CC.

Rue de Rempart, Eguisheim. Há que deixar-se perder pela Alsácia e chegar até esta pequena povoação para sentir-se parte dum conto de fadas. A Rue de Rempart tem tudo: uma arquitectura típica de localidade gaulesa e centenas de plantas e vasos com flores que lhe emprestam uma cor resplandecente. Uma rua calcetada, pequena e estreita que é conhecida como uma das mais belas de França…e da Europa!

Rue de Rempart, Eguisheim. Foto: Tambako The Jaguar/ Flickr CC.

Rue de Rempart, Eguisheim. Foto: Tambako The Jaguar/ Flickr CC.

Paseo de los Tristes, Granada. Pode haver nome mais melancólico e sugestivo que este? Pois se a denominação já contém a sua magia, não queremos nem contar-vos o que é percorrer esse caminho paralelo ao rio Darro, com a Alhambra como elemento mais proeminente dum cenário tão pitoresco. Está repleto de tabernas, bares e hotéis históricos com muito requinte. Daqui podem subir até aos bairros Albayzín e de Sacromonte: com um ambiente completamente à parte e de visita obrigatória, se estiverem por Granada.

Paseo de los Tristes, Granada. Foto: Salvador Fornell/ Flickr CC.

Paseo de los Tristes, Granada. Foto: Salvador Fornell/ Flickr CC.

Avenida Cherry Blossom, Bona. A cidade alemã pode gabar-se de ter a rua mais bonita do mundo, sem dúvida, pelo menos, durante cinco a seis semanas ao ano, que é quando florescem dezenas de árvores cobrindo o céu desta avenida. Verde e rosa são as cores predominantes num quadro que iria motivar muitos “likes” nos nossos perfis de Instagram.

Avenida Cherry Blossom, Bonn. Foto: Christian R. Hamacher/ Flickr CC.

Avenida Cherry Blossom, Bonn. Foto: Christian R. Hamacher/ Flickr CC.

Chaouen, Marrocos. É difícil optar por uma… Ficamos com todas! Esta localidade marroquina caracteriza-se pelas suas vias pintadas em diferentes tons de azul. Esta cor está tão presente nas fachadas de casas e edifícios que facilmente nos poderia ocorrer que esta seria a aldeia dos “estrunfes“‘. É das mais conhecidas do país e está entre as mais visitadas.

Chaouen, Marruecos. Foto: Najlaa/ Flickr CC.

Chaouen, Marruecos. Foto: Najlaa/ Flickr CC.

Campos Elísios, Paris. Não podia faltar, embora muitos possam considerar que esta escolha seja “óbvia”. Esta via ladeada de árvores constitui um símbolo para a capital francesa: o Arco do Triunfo como a coroa da avenida e a Praça da Concórdia como destino, quem é que poderia resistir a incluí-la nesta lista?

Campos Elísios, Paris. Foto: Jonathan/ Flickr CC.

Campos Elísios, Paris. Foto: Jonathan/ Flickr CC.


Foto destacada: Instant-Shots/ Flickr CC.

© Artigo traduzido por Miguel Albuquerque.

Sobre o Autor

María Sanchez

María Sanchez

Viajera, que no turista; periodista y bloguera, que no redactora. Porque no es lo mismo ser que estar, SOY comunicadora por vocación. Licenciada en Periodismo, con amplia experiencia en medios de comunicación y redes sociales, mi gran pasión es descubrir Mundo. La mejor forma de recordar un viaje, contándolo. Puedes encontrarme en la blogosfera y en las redes sociales. Bon voyage!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook