Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > Auroras Boreais: viaje até um espetáculo imperdível

O que ver

Auroras Boreais: viaje até um espetáculo imperdível

Auroras Boreais: viaje até um espetáculo imperdível
Julho 01
08:59 2016

As auroras boreais são, desde há muito, conhecidas pela sua beleza estonteante. No céu noturno, desenhos de luz e cor, trazem à vida lendas e histórias de encantar. É um espetáculo único e imperdível que, infelizmente, nem todas as pessoas têm a oportunidade de ver com os próprios olhos.

Resultante do choque dos ventos solares com o campo magnético da Terra, a aurora boreal apresenta-se sob a forma de luz verde, vermelha, amarela e violeta. Estando diretamente relacionado com as explosões solares, este fenómeno acontece de forma mais intensa em alguns anos, podendo ser visto, inclusivamente, em locais onde, usualmente, tal não acontece.

Mas fique descansado! Não precisa de esperar que, por obra do acaso, a aurora boreal se apresente à frente dos seus olhos. É possível (e muito provável) que uma pequena viagem o leve até este fenómeno maravilhoso. As condições ideais para que possa vislumbrar a aurora boreal tendem para países com latitude igual ou superior a 66 graus a Norte, sendo ainda importante, para a observação, que o céu não esteja enevoado. Aconselhamos ainda que opte por locais frios – quanto mais fria a localização, maior a probabilidade de ocorrer a aurora boreal – e que se afaste de locais onde as luzes citadinas interfiram com o espetáculo.

Existem, é claro, muitos locais com estas caraterísticas e, por isso, nem sempre é fácil decidir qual o destino ideal para ver o fenómeno natural que procuramos. Neste artigo, iremos dar dez sugestões dos destinos que nos parecem mais indicados para que possa ver as auroras boreais. Viagens que o levarão ao encontro dos sonhos e da fantasia que ondeia pelo escuro da noite invernal.

1. Noruega

Este país irá convidá-lo a que visite a localidade de Tromso para assistir às auroras boreais que geralmente ocorrem no final dos dias de verão. Estando localizada no norte norueguês, acima do círculo polar ártico, esta cidade é particularmente conhecida pelo aparecimento das auroras boreais, durante as quais pode observar um verdadeiro espetáculo de luz e cor.

Video:  Christer Olsen

2. Escócia

Parte integrante do Reino Unido, onde o céu está muitas vezes cinzento e encoberto, é verdade que as ilhas britânicas não seriam, à partida, o destino onde pensaria encontrar as condições ideais para a observação de auroras boreais. Ainda assim, durante o Inverno, nas noites ocasionais onde o céu se encontra limpo e sem nuvens, uma viagem às terras altas do norte escocês, e cidades como Aberdeen ou as Ilhas de Skye irão apresentar as condições perfeitas para que aprecie as luzes e cores da aurora boreal.

3. Suécia

A vila de Abisko, na Lapónia, trata-se de uma pequena localidade onde não vive mais centena e meia de pessoas. Ainda assim, no que respeita à observação de auroras boreais, esta localidade apresenta-se, devido ao seu microclima, como um local perfeito para que veja as luzes e cores em toda a sua magnitude e maravilha. No parque nacional desta localidade irá encontrar espaços onde a observação da aurora boreal ganhará, ainda, nuances de maior perfeição, como é o caso do lago Tometrask. Um local lindíssimo para se render à beleza do fenómeno natural e da natureza envolvente.

4. Ilhas Faroe

Estas ilhas fazem politicamente parte da Dinamarca e encontram-se situadas entre o Atlântico Norte e o Mar da Noruega, ficando ainda a norte da Escócia. Historicamente são conhecidas pelos traços culturais, étnicos e patrimoniais deixados pela herança viking. Frequentemente, nestas ilhas, durante os dias mais frios de inverno, o clima cria as condições ideais para avistar maravilhosas auroras boreais.

5. Islândia

Durante os meses de inverno, a Islândia irá convidá-lo a conhecer a sua capital, a cidade de Reykjavik e, nas suas imediações, o Parque Nacional de Pingvellir. Nestes locais poderá encontrar o local onde se formam as condições ideais de observação deste fenómeno natural onde as luzes coloridas vêm preencher o céu e o imaginário humano. Se gosta de fenómenos e formações naturais, este é ainda o local perfeito para conhecer vulcões, géisers e fiordes.

Video: Johannes Baumann

6. Finlândia

Em Luosto, no norte da Finlândia, encontrará, também, um local perfeito para ver as bonitas luzes coloridas que ornamentam o céu. Esta cidade é conhecida por isso mesmo e, desta forma, alguns dos hotéis adaptaram-se mesmo à procura, oferecendo aos hóspedes um alarme que os avisa quando surgem auroras boreais. Outros locais da Finlândia onde é possível observar o fenómeno é Nellim, onde o Lago Inari serve de envolvente e engrandece a maravilha natural da aurora boreal.

7. Rússia

Na zona de Kola as noites de Inverno são frequentemente coloridas pelas auroras boreais. Um local perfeito para observar as famosas luzes azuis e verdes que ondeiam no céu noturno.

8. Canadá

Seja junto ao Lago Superior, em Ontário ou em Yucon, a verdade é que o Canadá lhe estenderá, também, o convite para que se delicie com a beleza deste fenómeno natural. São muitos os locais canadianos que encontrará e onde haverá as condições perfeitas para ver a sua aurora boreal.

9. Alasca

Viajando até aos Estados Unidos da América encontraremos um dos mais famosos locais para a observação de auroras boreais: o Alasca. Aqui, durante o Inverno, são milhares os turistas que procuram ver, com os seus próprios olhos, a maravilha ondeante das cores e luzes. Um dos melhores locais para o ver será o Parque Nacional de Denali.

alasca

10. Groenlândia

Em todo o território da Groenlândia podem ser observadas as lindíssimas auroras boreais. Locais como Ammassalik e Kukusuk, no entanto, são particularmente famosos pelo fenómeno e atraem, anualmente, milhões de turistas.

Além destes locais haverá, claro, muitos outros, onde poderá apreciar toda a magia deste fenómeno natural. Independentemente do destino que escolher, estamos certos de que viverá momentos da mais pura felicidade e contemplação, que o ajudarão a viver plenamente e a experienciar a unicidade e beleza do planeta que temos por casa.

Momentos inesquecíveis e repletos de maravilhas ficam, assim, à distância da sua decisão. Uma viagem rumo ao mundo da magia e do fantástico onde, ainda que mantenha os pés no chão, terá certamente dificuldade em tirar os olhos do céu.

Etiquetas

Sobre o Autor

Marina

Marina

Viajar alimenta-nos a alma de conhecimento das coisas, dos outros e de nós próprios. Gostava de viver mil anos para conhecer mil destinos! É a escrita que me compensa o sonho quando a realidade tarda.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook