Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Curiosidades > Os Porquês de ficar em Portugal quando chega o Carnaval

Curiosidades

Os Porquês de ficar em Portugal quando chega o Carnaval

Os Porquês de ficar em Portugal quando chega o Carnaval
Janeiro 25
11:35 2016
3
SHARES

A fama ostentam-na o do Rio de Janeiro e o de Santa Cruz de Tenerife, muito célebre é o de Veneza e especialmente conhecidas são as comemorações de Cadiz, em Espanha. No entanto, aqueles que queiram desfrutar ao máximo da folia desta tradição não necessitam de ir muito longe: prestem atenção a estas cinco experiências carnavalescas, são todas em terras Portuguesas! Vão seguramente querer repetir! E se precisar de hotéis baratos em qualquer destino já sabe onde procurar!

Cortejo Trapalhão no Funchal

A Madeira é um dos lugares onde mais se vive em festa, e o Carnaval não é excepção. As celebrações arrancarão este ano a 3 de Fevereiro com bandas filarmónicas e desfiles carnavalescos que percorrem ruas e praças. À noite, espectáculos e actuações ao vivo. Sábado será um dos momentos altos porque sai à rua o grande Cortejo Alegórico, mas o prato forte está reservado para Terça-feira de Carnaval. Nessa altura, o Funchal explodirá de euforia, cor, música, clones e/ou sósias de personalidades – nacionais e internacionais – a sarandear por aí e folia…muita folia. Trata-se de um desfile de disfarces improvisados aberto a toda a gente – o Cortejo Trapalhão –, que se desenrola ao longo da Rua da Carreira e no qual participam tanto Portugueses como forasteiros. Sátira política, mensagens irónicas e muita hospitalidade e camaradagem entre os foliões.

carnaval funchal, carnaval, portugal, madeira, funchal, caretos podence, festejar carnaval em portugal, conhecer carnaval em portugal

Funchal. Foto: Jamie Neely/ Flickr CreativeCommons.

Mascarados de Lazarim

Pessoas mascaradas ali e acolá, sumptuosa gastronomia em que a carne é a protagonista do prato, música e folia são os ingredientes do Carnaval de Lazarim, no município de Lamego. Estas festas têm uma série de momentos-chave, com destaque para o quinto domingo antes do Domingo Gordo, que é quando arrancam as actividades, e o segundo que calha entre este e a Quarta-feira de Cinzas. Durante cinco semanas, os moradores da aldeia prepararam os rituais próprios destas celebrações, que inclui a fogueira pública de manequins sacrificados e a leitura do testamento da Comadre e do Compadre.

No encalço dos gigantes Cabeçudos em Torres Vedras

Em Torres Vedras vive-se esta temporada com a intensidade como só aquelas gentes sabem imprimir, conservando a forma mais tradicional do Carnaval. O centro de todas as atenções está no desfile, com 13 carros decorados alegoricamente onde se sacodem e meneiam grupos de mascarados e de caracterizados com trajes coloridos. Saltam à vista os “Cabeçudos”, uma das imagens mais icónicas do Carnaval de Torres Vedras, e os “Zés Pereiras, grupos que animam a festa com tambores e gaitas de foles. Na linha da frente deste animado desfile, “os Reis”, que regra geral são figuras proeminentes da região, acompanhados dos “Ministros e Matrafonas”, que são ao fim e ao cabo, os embaixadores do Carnaval de Torres Vedras. A ladear a corte, a sua exuberante Guarda Real. A abertura das hostilidades tem lugar vários meses antes, em Agosto, com uma apresentação prévia do evento na praia de Santa Cruz.

carnaval torres vedras, carnaval, portugal, madeira, funchal, caretos podence, festejar carnaval em portugal, conhecer carnaval em portugal

Torres Vedras. Foto: Cláudio Franco/ Flickr CreativeCommons.

Despique verbal com sorrisos à mistura em Canas de Senhorim

Esta freguesia do concelho de Nelas é palco de uma “batalha” entre duas facções carnavalescas que emergiram das diferenças entre as classes sociais dos principais bairros da cidade, Paço – zona privilegiada – e Rossio – mais humilde. Durante o Carnaval, organizam-se duas marchas que percorrem as ruas da vila enfrentando-se no cruzamento da artéria principal do bairro do Rossio por onde se entra para o bairro do Paço. É esse despique o ponto alto das festividades: os dois grupos cantam e dançam numa batalha festiva e colocar dando seguimento a uma tradição que arranca a 6 de Janeiro com as chamadas “paneladas”.

Os Caretos de Podence

A 40 km de Bragança, perto de Macedo de Cavaleiros, podemos encontrar uma aldeia bastante famosa pelo seu Carnaval. É quando chega Fevereiro que saem à rua figuras diabólicas – os Caretos de Podence – com licença para…assustar (?!). É uma manifestação que se mantém fiel à tradição original com dois dias chave: o Domingo Gordo e Terça-feira de Carnaval. Durante estes dias, os residentes disfarçam-se com trajes coloridos escondendo os seus rostos com máscaras. Assim vestidos dedicam-se a semear a algazarra, enquanto pulam e gritam pondo em desassossego as gentes pacatas dessa povoação. Particularmente bonita é a noite de domingo, que é quando se celebram casamentos fictícios entre rapazes e raparigas solteiras, pelo que será um bom momento para se chegarem à frente.

carnaval, portugal, madeira, funchal, caretos podence, festejar carnaval em portugal, conhecer carnaval em portugal

Podence. Foto:
Porto Convention & Visitors Bureau/ Flickr CreativeCommons.

© Artigo traduzido por Miguel Albuquerque.

Foto destacada: Nuno Degroote/ Flickr CreativeCommons.

3
SHARES
Etiquetas

Sobre o Autor

María Sanchez

María Sanchez

Viajera, que no turista; periodista y bloguera, que no redactora. Porque no es lo mismo ser que estar, SOY comunicadora por vocación. Licenciada en Periodismo, con amplia experiencia en medios de comunicación y redes sociales, mi gran pasión es descubrir Mundo. La mejor forma de recordar un viaje, contándolo. Puedes encontrarme en la blogosfera y en las redes sociales. Bon voyage!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook