Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Conselhos de Viagem > 10 coisas que NUNCA deverias fazer num avião

Conselhos de Viagem

10 coisas que NUNCA deverias fazer num avião

10 coisas que NUNCA deverias fazer num avião
Janeiro 15
08:23 2016
12
SHARES

Roncos que se convertem na banda sonora de uma viagem, companheira de assento que te agarra a mão com força hercúlea enquanto se põe a hiperventilar ruidosamente, o fedelho que não pára de pontapear as costas da tua cadeira, o senhor que passa o voo inteiro como se estivesse a falar do alto de uma montanha… Só quem sobe a bordo de um avião com frequência é que sabe o que se tem de aguentar nas alturas. Como muito provavelmente, até nós, em algum momento, tenhamos sido companheiros de viagem “chatinhos”, recompilamos estas recomendações para não nos convertermos no pesadelo de passageir@s e hospedeir@s:

1. Evitar entrar no avião a atemorizar toda a gente. Se és daquelas pessoas que tem medo de voar, mais te vale ir a um psicólogo antes de embarcar…ou em alternativa tomar um tranquilizante. Por muito que os demais estejam confiantes que nada de errado vai acontecer, não é nada agradável ter alguém como companheiro de voo que saiba de trás para a frente, todos os acidentes aéreos da última década.

dicas de viagem, o que nao fazer no aviao, coisas a nao fazer num aviao, dicas aviao, dicas voar, top 10 aviao, top 10 viagens aviao

2. Sentar-se no lugar que nos corresponda. Já sabemos que ninguém quer ir na parte de trás, que é melhor viajar na zona dianteira para sermos os primeiros a sair quando aterramos. No entanto, a não ser que viajemos em companhias aéreas low-cost, é normal que nos atribuam um lugar específico. Além disso, haverá: janela, “central” ou corredor. Que mania em “roubar” o assento aos que pedimos exclusivamente lugar à janela!

3. Prestar atenção às recomendações de segurança e instruções do pessoal de cabine. Coisas tão básicas como apertar o cinto de segurança ou colocar debaixo do assento dianteiro a carteira/bolso ou a mochila passam-nos despercebidas – porque nos fazemos de desentendidos – e tudo o que se consegue é dar trabalho extra à tripulação de cabina.

4. Bagagem a bordo. Não, não está permitido levar para dentro do avião dois ou três sacos/bolsos. O espaço é muitas vezes diminuto, tanto nos compartimentos superiores como por baixo dos assentos. Se se quiser levar mais coisas há que facturá-las enviando-as para o porão.

dicas de viagem, o que nao fazer no aviao, coisas a nao fazer num aviao, dicas aviao, dicas voar, top 10 aviao, top 10 viagens aviao

5. Desligar o telefone ou a tablet, ou alternativamente colocá-los no modo ‘avião’. É escusado pôr à prova a resiliência da tecnologia aeronáutica deixando o smartphone totalmente operacional para comprovar se isso realmente faz com que o avião se despenhe. NÃO-É-NE-CE-SSÁ-RIO!

6. Reclinar a cadeira… Com moderação! Entendemos que muitos queiram aproveitar o trajecto para fazer uma sesta, mas isso não implica que possamos levar a viagem inteira com o assento reclinado até ao limite. Se ao empurrares as costas para trás abrires os olhos e deres de caras com o rosto do passageiro que te precede pensa que poderás não estar a fazer a coisa, de todo, certa.

7. Conversa? Com alguma moderação, muito obrigado! Em primeiro lugar, se és daqueles que gostas de fazer amigos e dar duas de letra enquanto viaja de avião, atenta nos sinais do teu vizinho para certificares-te que também ele queira falar. Se assim for, mantenha os decibéis sob controlo. Há pessoas que querem dormir e ninguém está interessado na história de amor que te levou a atravessar o Pacífico ou quanto necessitavas destas férias pelo stress acumulado no trabalho.

dicas de viagem, o que nao fazer no aviao, coisas a nao fazer num aviao, dicas aviao, dicas voar, top 10 aviao, top 10 viagens aviao

8. Comodidade mas com respeito. De repente, começas a sentir um cheiro estranho. Nem queres acreditar, mas apercebes-te de onde vem: o passageiro do 36C tirou os sapatos! O que é que eu fiz para merecer isto??? Tal como se disse acima, viajar confortável, mas acima de tudo…bom senso. Nada de tirar os sapatos e/ou as meias.

9. Música e/ou filme só para ti. Isto é, que gostes muito de ouvir Mariza não significa que quem esteja ao teu lado, também. Ou que ‘Modern Family’ te pareça a série mais divertida do mundo não implica que também o seja para o vizinho do lado. Não há necessidade que ele siga as incidências do episódio nem ter como ruído de fundo as tuas gargalhadas.

10. Aguardar que o que o avião se detenha por completo antes de te levantares. Calma! O que é que se ganha em remover o cinto de segurança cinco minutos antes do aconselhável? Na melhor das hipóteses, uma repreensão, com toda a razão do mundo, por parte dos comissários de bordo.

dicas de viagem, o que nao fazer no aviao, coisas a nao fazer num aviao, dicas aviao, dicas voar, top 10 aviao, top 10 viagens aviao

E depois de todos estes conselhos o que falta? Pesquisar voos baratos para os destinos que mais te interessam!

© Artigo traduzido por Miguel Albuquerque.

12
SHARES
Etiquetas

Sobre o Autor

María Sanchez

María Sanchez

Viajera, que no turista; periodista y bloguera, que no redactora. Porque no es lo mismo ser que estar, SOY comunicadora por vocación. Licenciada en Periodismo, con amplia experiencia en medios de comunicación y redes sociales, mi gran pasión es descubrir Mundo. La mejor forma de recordar un viaje, contándolo. Puedes encontrarme en la blogosfera y en las redes sociales. Bon voyage!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook