Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Conselhos de Viagem > Comida de rua Indiana: viagem aos sabores da culinária indiana

Conselhos de Viagem

Comida de rua Indiana: viagem aos sabores da culinária indiana

Comida de rua Indiana: viagem aos sabores da culinária indiana
Março 31
08:30 2017

É sabido que a culinária é uma excelente forma de viajar através dos sabores do mundo. E se há países onde esta prova de sabores faz parte do leque das recordações fugazes de uma viagem, outros há onde a degustação da gastronomia típica é uma experiência absolutamente inesquecível.

A Índia, que é um dos expoentes máximos na profusão de sabores, é um excelente exemplo no que toca à diversidade, intensidade e surpresa que, por exemplo, um simples prato de Turka Daal pode representar. Na culinária indiana tudo é pensado meticulosamente para atingir as mais recônditas sensações do paladar, mesmo nas mais simples das receitas.

Se está a pensar em viajar brevemente para a Índia, pesquise pelas melhores ofertas de voos no portal da Rumbo.

comida-de-rua-indiana

Sendo um país quase continente, com uma população que já terá ultrapassado os 1300 milhões de habitantes, e várias regiões profundamente marcadas pela influência do colonialismo – Goa é um excelente exemplo das alterações introduzidas pelos portugueses à culinária local –, a Índia apresenta-se ao mundo com um rol infindável de receitas, destinadas a omnívoros ou vegetarianos, pobres ou ricos, gordos ou magros, determinados ou desconfiados.

Os indianos, para além dos pormenores característicos da sua cultura, orgulham-se das receitas e pratos típicos da sua região, sempre caracterizados por aromas muito próprios, temperos que definem como especiais – as conhecidas massalas – ou, para não omitir a verdade, nomes muito pomposos para uma receita que é partilhada com outras regiões da Índia.

arroz-indiano-comida-rua

É por isto que não será excessivo afirmar que falo dum país onde é evidente a importância da gastronomia e, talvez mais do que isso, onde a experiência de comer na rua, provavelmente um dos locais mais inusitados para o mundo ocidental, tem um significado acrescido na vivência do viajante.

Os pontos de venda ambulante, com tachos e panelas dispostos linearmente, a fervilhar de odores que exaltam o palato, espalham-se através das ruas das cidades, oferecendo samosas e pakodas, deliciosos snacks para começar a degustação; daals e curries, sempre acompanhados de um perfumado arroz basmati ou por abundantes quantidades de chapatis – pão típico indiano; ou biryanis, os pratos de arroz frito em óleo ou ghee, característicos pelo seu apurado sabor, onde se adiciona vegetais ou carne marinada e várias especiarias.

Mas se para os noviços a vontade é mesmo experienciar o quão pujante é a culinária indiana, talvez um thali – prato de grandes dimensões que combina uma quantidade generosa de pão, vários acompanhamentos, molhos e iogurte – seja a melhor forma de começar a aventura. Para os mais aflitos com as experiências mas apimentadas, diz-se que o palato pode ser aliviado com cebola crua mergulhada em iogurte ou com o famoso lassi, bebida feita à base de água e iogurte, servido doce, salgado ou na versão lassi de manga.

comer-comida-rua-india

E se sublinho que uma viagem à Índia nunca poderá ser verdadeiramente entendida sem vencer esta prova, que é o acto de “comer na rua”, não posso deixar de lembrar que o desafio só será vencido se for feito com as mãos, sempre e sem qualquer objecto a servir de intermediário. É assim que manda a cultura indiana. É assim que a devemos viver.

 

Etiquetas

Sobre o Autor

Agostinho Mendes

Agostinho Mendes

Assim que atingiu a maioridade, informou a família que queria viajar e conhecer o mundo, mesmo que a sua vontade não fosse aprovada. A paixão pela arte de andarilhar já o fez passar por mais de 50 países em vários continentes. Em viagem, procura experiências intensas que já o levaram a viver com nómadas na Mongólia, famílias mosuos na China ou em aldeias nos Himalaias. É fotógrafo (http://www.agostinhomendes.com) e faz trekking.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook