Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
 Últimas Notícias
Home > Conselhos de Viagem > 6 comidas a evitar antes de embarcar num avião

Conselhos de Viagem

6 comidas a evitar antes de embarcar num avião

6 comidas a evitar antes de embarcar num avião
Março 10
08:52 2017

Queres uma agradável viagem de avião? A seguir, as 6 refeições que deves evitar, já que voar e passar umas horas numa cabine pressurizada é algo que afecta o corpo, que estará também mais sensível aos efeitos de determinados alimentos!!

Há dois tipos de pessoas: as que amam voar e as que temem o momento de entrar num avião e passam o voo com os olhos cerrados à espera que acabe. Sejamos do tipo que sejamos, todos temos tido voos melhores e piores e nem sempre dependeu de haver muita turbulência ou algum tipo de problema externo. Às vezes somos simplesmente nós que, quando o avião alcança a altura de cruzeiro, não nos encontramos satisfatoriamente bem. As razões podem ser muitas, mas há uma que tem muita mais importância do que a que lhe damos a priori: o que metemos no nosso estômago nas horas anteriores.

Estas são as 6 comidas a evitar antes de embarcar:

Refeições pesadas

De certeza que já ouviste falar da síndrome da classe económica e em todas as longas viagens de avião trabalhaste duro para o evitar: caminhar ao longo da cabine de vez em quando, mover os pés e as pernas, esticar e encolher os músculos… Tudo para favorecer a circulação e evitar acabar com os pés inchados ou, pior, uma trombose. As refeições pesadas podem contribuir para esse fluxo sanguíneo mais lento, pelo que é melhor evitá-las. O teu estômago também agradecerá.

Refeições que provocam gases

comidas-evitar-antes-de-embarcar

Esta é evidente, não? Muitas são as pessoas que se sentem inchadas apenas por entrar no avião, pelo que comer uma feijoada imediatamente antes, não parece ser o mais inteligente. Evita fritos e alimentos como a couve-flor ou o mencionado feijão que contribuem para encher o estômago e os intestinos de gases.

 

Bebidas gasificadas

Os voos desidratam, pelo que é recomendável beber muito enquanto estás a bordo do avião. Mas não vale beber qualquer coisa: o melhor é limitar-se à água. Apetece-te uma Coca-Cola? Deixa-a para outro momento: além de te inchar, pode provocar-te cãibras!

Álcool

alcool-antes-de-viajar

Se és dessas pessoas com pânico de voar e que tentam atenuá-lo com um pouco de álcool para fazer mais facilmente o trajecto, terás que avaliar os prós e contras. Tem em conta, isso sim, que talvez esse mal-estar que sentes no ar esteja relacionado com os copitos que bebeste e não com o acto de voar em si. O álcool desidrata e estamos à procura precisamente do contrário! Além disso, ao termos menos água no sangue pela combinação de estarmos a voar e do álcool, afectar-te-á mais e a ressaca será pior. É melhor deixar estar.

 

Alho

Isto não é tanto por ti, mas por respeito com o resto dos passageiros. Ainda que tenhas conseguido desfazer-te do mau hálito lavando bem os dentes, os componentes sulfúricos do alho são absorvidos pelo teu sangue e pulmões, de maneira que continuarás a exalar através da boca e poros um odor nada agradável. Reserva essa refeição para quando aterrares, se realmente te apetece.

O resto das refeições

comida-aviao

A melhor para andar de avião? Ir em jejum! Isso foi o que concluiu um estudo publicado na Science em 2008: segundo parece, não comer nada durante as 16 horas anteriores a um voo pode ajudar a evitar o jet lag. É que, além da luz, as horas a que comemos marcam também o nosso relógio interno, esse que nos diz quando devemos dormir. Se manipularmos esse relógio sem comer, estaremos despertos e alerta até à nova hora de jantar, quando o reajustaremos e seremos capazes de dormir essa noite. Só tens de ter em conta que o estudo foi feito com ratos de laboratório, assim que poderia não funcionar tão bem com humanos. Experimentá-lo-ias?

© Artigo redigido por Ana Bulnes.

Etiquetas

Sobre o Autor

Rumbo

Rumbo

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook