Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Conselhos de Viagem > Conselhos para viajar com crianças

Conselhos de Viagem

Conselhos para viajar com crianças

Conselhos para viajar com crianças
Abril 05
09:38 2017

Planear com cuidado a viagem, pensado no bem-estar das crianças, é garantir a tranquilidade e que toda gente a desfrute, porque não há um destino onde não possamos ir com os mais pequenos lá de casa. As palavras-chave são: Tempo, Saúde, Segurança e Bagagem!

Viajar com crianças pode ser muito stressante para a família e para o resto dos viajantes, tanto que há alojamentos e companhias aéreas que apenas aceitam adultos.

dicas-viagem-com-crianças

A culpa não é dos miúdos, para eles o tempo passa a um ritmo diferente e a sua paciência e atenção são mais limitadas. Planear com cuidado a viagem, pensado no bem-estar das crianças, é garantir a tranquilidade e que toda gente a desfrute, porque não há um destino onde não possamos ir com os mais pequenos lá de casa. As palavras-chave são: Tempo, Saúde, Segurança e Bagagem!

Tempo

  • Para organizar a viagem. Necessitará de planear tudo com mais tempo do que o habitual porque não interessa apenas o meio de transporte e alojamento mas também que estes cumpram os requisitos que exigimos para os nossos filhos, como espaços de lazer, menus adequados, serviço de ama ou assentos espaçosos no caso do transporte, e claro, poder eleger um bom horário para os trajectos.
  • Ao começar a viagem. Se é de avião ou comboio, terá de sair do aeroporto ou estação com mais tempo do que o habitual porque não podem haver urgências de última hora, se for de carro, há que programar mais paragens do que as normais, porque os miúdos aguentam menos do que os mais velhos.

viagens-com-crianças

  • As esperas. Pedir a uma criança que aguente estoicamente o atraso de um avião ou a fila para ir ver um museu é pedir muito. Há que ir preparados para os entreter em qualquer circunstância. Muitos aeroportos, por exemplo, têm zonas infantis nas quais a espera se desvanece muito mais depressa.
  • O trajecto. Uma viagem longa com uma criança pequena pode tornar-se eterna para ela e para nós.

Truque: Prepare uma bolsa com pequenos jogos, livros, contos para colorir, pinturas, um pequeno quadro magnético, etc., para lhes dar a cada hora, aproximadamente, tanto no trajecto como nas esperas. Encha os seus dispositivos com aplicações infantis variadas e não se esqueça de deixar algo para o regresso. Para os pais, o melhor é consciencializarem-se e encherem-se de paciência e bom humor.

Segurança e Saúde

  • Com crianças não podemos partir à aventura, pelo menos, não para qualquer destino. No mínimo, há que reservar as duas primeiras noites como margem e preparar o passo seguinte do itinerário.
  • Certifique-se que leva toda a documentação da criança em dia, no mínimo, e ainda que não seja necessário, faça-lhe o cartão de cidadão já que algumas companhias aéreas o irão pedir. Leve uma fotocópia dos boletins da família e, a qualquer momento, poderão pedir-lhe que demonstre a relação entre o adulto e o menor. Verifique também se há requisitos adicionais como a autorização de ambos os pais para viajar para o estrangeiro.
  • Por muito bem que se comporte, o seu filho não está livre de se perder. Anote o seu número de telemóvel no antebraço ou coloque um cartão com os seus dados nas calças dele caso se perca. Fale com ele e ensine-lhe o que deve fazer caso se separe de vocês, mostre-lhe fotos do uniforme da polícia do destino, dedique algum tempo no aeroporto a ensinar-lhe onde pode pedir ajuda, etc. Se costuma distrair-se, pense em comprar um dos muitos alarmes de proximidade que estão à venda.

viajar-com-criancas

  • Se viaja de avião, leve um chupa-chupa ou uma chiclete se for melhor para ele, para lhe dar na descolagem e na aterragem, para prevenir a dor de ouvidos por causa da pressão.
  • Fale com o pediatra para que lhe aconselhe sobre viajar para um destino exótico. As vacinas exigidas podem ser diferentes para o seu filho.
  • Informe-se de como funciona o sistema de saúde no destino. Ainda que os mais velhos possam improvisar, com as crianças não se deve. Leve os seus boletins em dia e à mão.
  • Prepare um estojo de primeiros socorros com o indispensável e tenha-o na bagagem de mão. Um analgésico e um anti-histamínico pediátrico, além de pensos e um desinfectante para as feridas, ajudá-lo-ão em alguma urgência. Não se esqueça de um anti insectos.
  • Dê à criança sempre água engarrafada, inclusive para lavar os dentes, e refeições das quais esteja seguro. Não lhe compre fruta de vendedores de rua e não deixe que experimente produtos exóticos, a diarreia de viajante numa criança pode ser mais grave do que num adulto.

Truque: A prevenção nunca é de mais. Não hesite em tomar as medidas que acredita serem necessárias para que o seu filho esteja seguro, ainda que outros possam pensar que exagera. Se vai para um destino exótico, uma garrafa de desinfectante para as mãos pode ser o melhor, para que desfrute da viagem sem muitos ricos de infecção.

viagens-com-criancas

Bagagem

Preparar correctamente a bagagem permitir-lhe-á ter uma viagem muito mais tranquila.

  • As crianças devem levar mais roupa do que os mais velhos e deve ter em conta que a temperatura pode ser mais baixa ou mais alta do que o esperado. Também terá de contar com mais sapatos e nunca devem ser novos. Não se esqueça de incluir um gorro ou boné, é sempre útil com o frio ou sol.
  • Ainda que leve mais tempo, prepare uma saca individual com cada conjunto individual do seu filho assim não terá de rebuscar a mala cada vez que necessite de algo, especialmente as coisas mais pequenas, como as meias. Não se esqueça de deixar uma muda de roupa completa na sua bagagem de mão.
  • Se o seu bebé usa fraldas inclua na mala apenas as necessárias para dois dias, a não ser que vá para um destino muito exótico, será fácil comprá-las lá. Se viaja com um bebé, informe-se das possibilidades de enviar o carrinho, o berço e a cadeira de viagem, de carro ou se é possível alugar no destino. Esse serviço existe em muitas cidades.

truques-viajar-com-crianças

  • Prepare com muito cuidado a mala de mão. Inclua a documentação de viagem, uma muda de roupa, água, o seu peluche favorito para que esteja sempre à mão, algo para comer, se possível sem muito açúcar para que não se acelere e suficiente para esperas imprevistas em aeroportos ou estações. Não se esqueça dos jogos para os entreter.
  • Inclua uma fralda ou manta leve, se lhe der sono em qualquer sítio, pode servir para tapar, para o isolar do sítio onde estão ou, dobrada como almofada.

Truque: Inclua sempre um pacote de toalhitas na sua mala de mão, ajudá-lo-ão com a criança, com as coisas sujas que queira tocar ou com tudo o que possa manchar. Agora só lhe falta encontrar uma viagem barata.

© Artigo redigido por  Belen García.

Sobre o Autor

Rumbo

Rumbo

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook