Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
 Últimas Notícias
  • O que ver em Lamu, um dos paraísos mais espectaculares de África No Oceano Índico, muito perto da costa do Quénia, encontra-se um arquipélago constituído pelas ilhas: ao norte Kiunga; seguido de Pase; Manda, onde fica o aeroporto; e ao sul Lamu,...
  • As mesquitas mais espectaculares do mundo O mundo árabe é realmente impressionante. Trata-se de uma cultura muito rica e com uma história milenar. Para nos apercebermos melhor do pulsar dos muçulmanos não há nada como descobrir...
  • Zé Pataco, uma casa onde se acarinha a gastronomia beirã Nos compêndios e edições da especialidade, há uma repetida evocação que sustenta a ideia em que nas Beiras se come demasiadamente bem, na companhia de generosos vinhos e onde quase...
  • Descobrir a serra de Monchique Situada entre as elevações da Fóia e da Picota, a vila de Monchique encontra-se incrustada na serra que lhe dá o nome, a uma altitude de 458 metros. Muito virada...
  • Visitar Thirassia, a outra Santorini Thirassia é uma pequena ilha junto a Thira, o nome grego da popular Santorini. Encontra-se do outro lado da famosa caldeira e, apesar dos seus encantos, é basicamente ignorada pelos...
Home > O que ver > Rio de Janeiro com crianças: 5 dicas e 5 roteiros de viagem

O que ver

Rio de Janeiro com crianças: 5 dicas e 5 roteiros de viagem

Rio de Janeiro com crianças: 5 dicas e 5 roteiros de viagem
Novembro 09
08:50 2016

Ir ao Rio de Janeiro com crianças pode até nem ser uma prioridade na lista de desejos de muitas famílias. Mas eu recomendo. O Brasil é um país lindíssimo e com paisagens muito diversificadas. Tem grandes cidades, parques naturais de cortar a respiração e praias a perder de vista. Também tem muitos animais exóticos, comida saborosa e aquela alegria do povo brasileiro que todos bem conhecemos. Tudo bons motivos para uma visita!

Brasília, no interior do país, é a capital mas penso que o Rio de Janeiro será considerada por muitos assim como uma espécie de justa representante de tudo de bom que o Brasil tem.

cristo-redentor-rio-janeiro

E do menos bom, claro, porque a cidade também é feita de vários problemas sociais. Mas acredito que com os devidos cuidados, vale muito a pena visitar o Rio de Janeiro com crianças. É seguramente uma experiência inesquecível para toda a família.

Eu sempre fui adepta de levar as crianças para todo o lado e não apenas para parques temáticos, resorts ou outras estruturas fechadas e protegidas, construídas à medida das famílias.

Considero que as vivências são muito mais ricas para todos quando se tem contacto com a vida quotidiana e real dos lugares que visitamos. Por isso mesmo, as minhas sugestões para o Rio de Janeiro com crianças são bem variadas e espalhadas por várias zonas da cidade. Mas antes dos roteiros, confiram algumas dicas importantes.

5 Dicas para ir ao Rio de Janeiro com crianças

  1. PROGRAMAR

Devem tentar marcar a viagem com antecedência, e de preferência fora das nossas épocas altas (mês de Agosto, passagem de ano e Carnaval), para conseguirem voos e alojamentos mais em conta.

Barra da Tijuca

Barra da Tijuca

  1. VISITAS

Contar com pelo menos três dias na cidade, divididos em roteiros de visita ao centro cultural da cidade, às praias e aos jardins.

  1. TRANSPORTES

A forma mais fácil de chegar a todo a lado é a pé, de metro, VLT ou de táxi (que é bem acessível, mas devem evitar as horas com mais trânsito, de manhã cedo ou ao final da tarde pois o trânsito pode ser caótico).

  1. ROUPAS

Levar roupa leve e em pouca quantidade, as temperaturas são sempre agradáveis e o estilo de vida muito descontraído.

  1. SEGURANÇA

Tomar as devidas precauções de segurança: não exibir bens de valor na rua (telemóveis, relógios, máquinas fotográficas, dinheiro ou objectos em ouro) e não frequentar lugares pouco iluminados e movimentados.

5 Roteiros de viagem que gostei muito de fazer e que recomendo no Rio de Janeiro com crianças

  1. OS FAMOSOS

Pão de Açúcar

Pão de Açúcar

Pão de Açúcar e Cristo Redentor: É impossível ir à Cidade Maravilhosa e não subir de bondinho até ao topo do Pão de Açúcar ou num outro morro diferente, à estátua do Cristo Redentor. São símbolos máximos da cidade, do país até! A viagem até lá chegar acima é por si só já deslumbrante. E quando nas alturas, as vistas são de verdadeiro cartão-postal.

  1. O CENTRO

AquaRio, Museu do Amanhã, Ilha Fiscal, Confeitaria Colombo e Bondinho de Santa Teresa: É normalmente nos centros das cidades que se encontra grande concentração de cultura, relíquias antigas ou se procedem a obras de requalificação de lugares históricos e isso também acontece no Rio de Janeiro.

Museu do Amanhã

Museu do Amanhã

A mais recente atracção da cidade é o AquaRio, o maior Aquário Marinho da América do Sul, em plena Praça Muhammad Ali, na revitalizada zona portuária. Tem 28 recintos e um túnel subaquático que nos dá mesmo a sensação de estarmos rodeados por água e peixes por todos os lados.

O edifício do recente Museu do Amanhã na também renovada Praça Mauá, destaca-se na paisagem e arrebata qualquer entusiasta de novas tecnologias. Os miúdos vão gostar de conhecer factos importantes do nosso planeta de uma forma tão interactiva e divertida.

A Ilha Fiscal e a Confeitaria Colombo são ícones de outros tempos e por isso podem mostrar às crianças como eram as casas e como se vivia antes de eles terem nascido. A primeira é acedida numa bonita viagem de barco e na segunda dá para provar algumas das iguarias brasileiras (pastéis, bolinhos de bacalhau ou sucos naturais).

O Bondinho de Santa Teresa é um percurso que liga o Bairro de Santa Teresa ao centro da cidade. É gratuito, passa por cima dos Arcos da Lapa e por muitos palacetes ou lindas construções cheias de histórias.

  1. AS PRAIAS

Praia do Arpoador

Praia do Arpoador

Praia do Arpoador e de Ipanema: Quem vai ao Rio de Janeiro, tem mesmo de tirar umas boas horas para ir à praia, descansar, conviver, apanhar sol. Apesar de o mar ser muitas vezes agitado nas praias do Rio de Janeiro, é uma experiência inesquecível ver todo aquele movimento de vendedores ambulantes. E não se esqueçam de provar o lanche mais típico: biscoito Globo e Mate.

Praia de Ipanema

Praia de Ipanema

As melhores praias para ir com as crianças são a do Arpoador e a de Ipanema. Foi lá que encontrei pela primeira vez muda fraldas no passeio. Há também um pequeno jardim infantil em cima da areia. E lembrem-se, aos domingos a Avenida que ladeia o calçadão está encerrada ao trânsito e por isso há mais espaço para as famílias passearem à vontade.

  1. OS JARDINS

Parque da Lage

Parque da Lage

Jardim Botânico e Parque Lage: A natureza está bem presente na cidade do Rio de Janeiro. Para os miúdos respirarem ar puro, conhecerem novas espécies de plantas, árvores ou animais e correrem à vontade é sempre boa ideia visitar estes dois grandes parques. Acredito ainda que os pais vão ficar maravilhados com os enormes lagos e bonitas paisagens.

Os dois jardins estão bem perto um do outro, o que facilita a organização das visitas. Ambos têm excelentes cafés / restaurantes para recuperar energias.

  1. AS COMPRAS

Feira do Lavradio

Feira do Lavradio

Livraria Cultura e Feira do Lavradio: Em vários pontos da cidade, existem shoppings modernos, cheios de enormes lojas das grandes marca nacionais e internacionais. Mas sempre que possível, eu prefiro ir às pequenas lojas especializadas ou às feirinhas de rua.

Se gostarem de livros e jogos têm de levar os miúdos à livraria Cultura, uma das maiores redes de livrarias do Brasil. Perto do Theatro Municipal, há um espaço com vários pisos, um pequeno café e uma área especializada na literatura infantil.

A Feira do Lavradio realiza-se na Rua do Lavradio todos os primeiros sábados de cada mês. Tem uma grande variedade de antiguidades, peças de artesanato e às vezes, animação de rua.

Espero que se divirtam e consigam aproveitar bem a cidade do Rio de Janeiro com crianças!

Sobre o Autor

Joana Batista

Joana Batista

Aos 21 anos fez a sua primeira grande viagem a solo, ficando a morar e a estudar um ano nos Estados Unidos. Hoje partilha o constante olhar curioso pelo mundo com os seus dois filhos. Decidiu criar o ViajarEmFamilia.com precisamente para inspirar e tentar ajudar, com muitas dicas e sugestões, outras famílias que também gostam de explorar destinos especiais em Portugal, na Europa e no Brasil. E demonstrar assim que viajar em família além de ser possível, pode ser bastante divertido!

1 Comentário

  1. Nuno Luz
    Nuno Luz Novembro 10, 13:47

    Gostei muito e quero ir!

    Responder a este comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook