Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Roteiros de Viagem > 3 alojamentos insólitos onde dormir com a família

Roteiros de Viagem

3 alojamentos insólitos onde dormir com a família

Viajar em Família

3 alojamentos insólitos onde dormir com a família
Setembro 07
15:54 2016

Numa próxima viagem, se quiserem uma alternativa ao tradicional quarto de hotel, escolham dormir em alojamentos insólitos com a família. É decerto uma experiência bem única e divertida!

Normalmente são momentos inesquecíveis porque correspondem a estadias em lugares pouco usuais, que até têm ou já tiveram, funções bastante específicas. Depois de algumas obras, ficam então prontos para receber hóspedes, sempre com muita segurança e conforto familiar!

Ora, tudo isto são também boas oportunidades para conseguir imaginar as histórias vividas naqueles espaços especiais, partilhando cada relato com os miúdos. Basta apenas alguma criatividade para facilmente interligar a realidade com a ficção, tornando tudo ainda mais empolgante e memorável.

Ao longo dos anos e em vários países, eu já tive o privilégio de dormir em alojamentos insólitos. Recomendo. Estes são três dos meus preferidos:

1. MOINHO

Moinho exterior

Dormir num moinho é pernoitar onde, em tempos, os cereais eram moídos para se tranformarem em pão. Um momento bem especial para partilhar com a família!

Em Portugal, já existem várias alternativas espalhadas pelo país mas nós escolhemos a Quinta dos Moinhos de São Filipe em Setúbal.

Lá existiam dois moinhos em ruínas que foram transformados em pequenas casas turísticas. Mantiveram o nome, Penico e Comua (em território português cada moinho tem um nome), o formato redondo da construção e outros pequenos detalhes tão característicos. As velas, as mós e o que restava mais dos antigos moinhos decora agora o jardim da propriedade.

Moinho interior

O moinho onde ficámos tinha mesmo ar de casa, com o interior completamente renovado e todas as comodidades modernas. No rés-do-chão, estava a sala e a cozinha (com sofá-cama). No andar de cima, um quarto com cama de casal e uma casa de banho. Na pequena mezzanine, um cadeirão para descansar ou apreciar a bonita paisagem.

Acesso à internet, lareira, pão fresco deixado à porta logo pela manhã (os outros elementos do pequeno-almoço: leite, iogurtes, sumo, compota caseira, fruta estavam no frigorífico quando chegámos) são os mimos extra.

Moinho vistas

E como o moinho está num lugar bem alto, lá está também a deslumbrante paisagem: Península de Tróia, Serra da Arrábida, Rio Sado, Oceano Atlântico. Para completar a oferta, o parque infantil com baloiços de madeira e a piscina exterior são entretém garantido.

2. BARCO

Barco exterior

Em várias cidades europeias, existe a oportunidade de dormir em alojamentos insólitos. O barco atracado nas margens do Rio Spree em Berlim, Alemanha, pode então ser uma alternativa de alojamento para uma visita em família à cidade, com uma localização privilegiada.

Barco interior

É a oportunidade de entrar num barco real que já percorreu muitos caminhos e transportou pessoas com muitas histórias de vida. E é poder ouvir a madeira a ranger a cada passo, sentir o constante cheiro a maresia ou adormecer com o embalo da água sem sair do mesmo lugar.

O nosso quarto no Eastern Comfort Hostel Boat tinha dois beliches e uma casa de banho privada. Não sentimos qualquer enjoo, apesar do constante movimento do barco, e gostámos muito de olhar pelas típicas janelas redondas (fez-nos recordar sempre onde estávamos).

Barco localização

Tomar o pequeno-almoço com outras famílias na sala ampla e vistas bem bonitas, foi outro dos pontos altos desta experiência.

3. AVIÃO

Avião exterior

O Jumbo Stay é um avião estacionado no aeroporto de Arlanda em Estocolmo, Suécia. Já não voa. Foi todo remodelado para receber quem queira agora lá dormir.

Sim, os quartos são pequenos. Sim, dormimos em beliches. Sim, as casas de banho são (na grande maioria das opções) partilhadas ao fundo do enorme corredor central.

Avião corredor

Mas, neste caso, acho que a oportunidade de se poder dormir num autêntico avião jumbo Boeing 747 vale estes pequenos sacrifícios. Recomendo que assistam ao pôr-do-sol em cima da asa, aproveitem o transporte gratuito para o aeroporto e usufruam de um sentimento acolhedor de se sentirem em casa, ao respeitar a regra de se descalçarem à entrada.

Apreciem também o pequeno-almoço na bonita parte dianteira deste aparelho (servido desde as 3h da manhã) e ainda as fotografias no corredor de todo o trabalho de remodelação, o “antes” e o “depois” da obra.

Avião interior

Sobre o Autor

Joana Batista

Joana Batista

Aos 21 anos fez a sua primeira grande viagem a solo, ficando a morar e a estudar um ano nos Estados Unidos. Hoje partilha o constante olhar curioso pelo mundo com os seus dois filhos. Decidiu criar o ViajarEmFamilia.com precisamente para inspirar e tentar ajudar, com muitas dicas e sugestões, outras famílias que também gostam de explorar destinos especiais em Portugal, na Europa e no Brasil. E demonstrar assim que viajar em família além de ser possível, pode ser bastante divertido!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook