Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Conselhos de Viagem > Como escolher e comprar um Seguro de Viagem

Conselhos de Viagem

Como escolher e comprar um Seguro de Viagem

Como escolher e comprar um Seguro de Viagem
Março 22
09:04 2017

Uma das coisas mais importantes no planeamento de numa viagem é, na minha opinião, a escolha e contratação de um bom seguro de viagem. Ou, dizendo de outra forma, de um seguro de viagem adaptado ao contexto e necessidades de cada um. Uma coisa é certa: viajar sem seguro de viagem é uma grande asneira!

Existem vários tipos de seguros de viagem no mercado, com diferentes preços e coberturas, e nem sempre á fácil analisar e escolher o mais adequado. Neste artigo irá encontrar algumas pistas e recomendações sobre como escolher e comprar um seguro de viagem para a sua próxima viagem.

 

  1. Seguros de viagem associados a um cartão de crédito

seguro-viagem-cartao-credito

Muitos de cartões de crédito têm vários serviços associados que os clientes nem sabem. E um dos mais comuns é, precisamente, o seguro de viagem! Antes de comprar a viagem, verifique se o seu cartão de crédito inclui este benefício (consulte o site do seu banco ou telefone para a linha de apoio). Se sim, utilize-o para fazer o pagamento da viagem – do pacote completo ou apenas dos voos – e, a partir desse momento, está coberto pelo seguro associado ao ser cartão!

 

Á partida, quanto melhor for o cartão (standard, dourado, platina, etc), melhor será o seguro em termos de coberturas e montantes. Normalmente, estes seguros são algo limitados mas podem ser perfeitamente suficientes para muitas situações. Tudo depende das necessidades de cada pessoa e do destino, duração e natureza da viagem.

 

  1. Seguros de viagem incluídos num pacote turístico

familia-viajar-aviao

Os pacotes de férias comprados e organizados por uma agência de viagens, sejam em grupo ou individuais, já incluem normalmente o seguro de viagem. Tipicamente, mas nem sempre, estes seguros costumam ser também relativamente limitados, cobrindo apenas alguns items básicos como: morte ou invalidez permanente, repatriamento sanitário de feridos e mortos (nem todos incluem), extravio da bagagem, cancelamento ou atraso nos voos, algumas despesas de saúdes, etc.

Verifique se os items e montantes de cobertura são adequados e suficientes para si e para o contexto da sua viagem. Se forem, excelente, não precisa fazer mais nada! Se não forem, pode e deve equacionar fazer um seguro extra.

 

  1. Seguros de viagem standard de companhias de seguros

malas-aeroporto

Várias companhias de seguros nacionais e internacionais como, por exemplo, a Tranquilidade, a Fidelidade ou a Liberty, têm um seguro específico para viagens. Estes seguros são, normalmente, mais completos do que os anteriores, nomeadamente no que respeita à natureza e montante das coberturas. Por exemplo, já podem incluir items como responsabilidade civil contra terceiros, despesas com interrupção e continuação da viagem (que é diferente de cancelamento), despesas de saúde no país de origem na sequência de um acidente ou doença em viagem, subsídio por incapacidade temporária, maiores montantes de cobertura, etc.

 

Para fazer um destes seguros, basta dirigir-se ao balcão de uma destas seguradoras, ligar para a sua linha comercial ou pedir um contacto através da sua página de internet.

 

  1. Seguro de viagem para viagens de aventura e de longo prazo

seguro-viagem

Para viagens prolongadas (ano sabático, voluntariado, nómadas digitais, etc) e/ou viagens que incluam a prática de actividades de aventura ou desportos radicais, existem seguros especializados e mais completos que os anteriores. Além dos montantes de coberturas serem normalmente mais elevados, estes costumam incluir items que, muitas vezes, não são cobertos pelos seguros tradicionais. Como, por exemplo, tratamento dentário urgente, tratamento de fisioterapia, quiroprática, acupunctura, osteopatia e medicinas alternativas, desportos e actividades de aventura tão variados como surf, ski, bungee jumping, passeios de elefante, artes marciais, saltos de paraquedas, evacuação de emergência devido a guerra, terrorismo ou catástrofe natural, roubo ou extravio de material desportivo, aparelhos electrónicos e dinheiro, etc.

Este tipo de seguros não se encontra à venda em Portugal mas pode ser contratado online com simplicidade e segurança. O mais referenciado e recomendado pelos sites e agências especializadas neste tipo de viagem é o da World Nomads.

A partir de agora, não se esqueça. Sempre que for viajar, avalie bem as suas necessidades em termos de seguro de viagem e seleccione o que for mais adequado para si!

Etiquetas

Sobre o Autor

André Parente

André Parente

Começou a viajar com a mãe quando ainda pequeno e redescobriu esse vício alguns anos mais tarde. Defende que viajar sozinho e por tempo prolongado é o melhor caminho para o auto-conhecimento e, depois de 10 anos de trabalho convencional, largou o comodismo para se dedicar a projectos próprios como o Tempo de Viajar e o Local Porto. A sua máxima em viagem é não ter máxima nenhuma e ir simplesmente ao sabor da vontade.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook