Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > Espanha: Cinco localidades para visitar no Inverno

O que ver

Espanha: Cinco localidades para visitar no Inverno

Espanha: Cinco localidades para visitar no Inverno
Novembro 28
09:34 2016

Sol, praia, calor. Se, para si, estes são os únicos sinónimos de férias, acredite que tem estado a perder algumas das maiores maravilhas espanholas. Além dos prazeres veraneantes, este é um país que irá ensinar-lhe, por muitas razões e de muitas formas, a amar também o Inverno.

Neste artigo iremos dar-lhe cinco boas razões para vestir uma camisola quentinha e calçar as botas, propondo-se a encarar o frio para conhecer a beleza fabulosa de locais que, durante a mais gélida das estações ganham uma magia única que irá, por certo, encher de calor os recantos da sua alma e do seu coração de viajante.

1. Girona

Ame ou não o Inverno, a verdade é que esta província catalã, juntamente com toda a sua beleza medieval, traz a promessa de fazer com que viva momentos únicos durante a sua visita. Conhecida como a Cidade dos Quatro Rios, esta é uma cidade que guarda um património cuidado, cuja beleza ancestral se alastra pelas ruas e o convida a caminhar por entre as paredes nuas de pedra, sentido nos seus contornos as histórias invernais que, em tempos, as fizeram erguer. As histórias contadas por essas pedras têm muitas vozes, muitas línguas e muitos povos, fazendo o seu caminho entre a memória romana, árabe e judaica. Será imperdível uma visita à fortaleza romana de Força Vella, à catedral, ao museu e à capela de Sant Pere de Galligants, à Basílica de Sant Feliu ou ao bairro judeu.
Mas nem só o antigo irá chamar a atenção de quem, no Inverno, visitar esta localidade. Em Girona, ontem e hoje são duas mãos que se unem e as maravilhosas pontes são os dedos que interligam a parte histórica às construções mais recentes e modernas.

2. Santillana del Mar

Dentro de um estilo igualmente medieval – como tanto apetece nos dias mais frios do Inverno – fica a maravilhosa cidade de Santillana del Mar, um museu vivo onde a maioria das construções datam dos séculos XIV a XVIII. Neste local, recomendamos que dê trabalho às botas e que aproveite o ar fresco para caminhar pelas ruas.

Pedra e antiguidade serão, nesta cidade, a receita perfeita para que possa recolher fotografias únicas e dignas de qualquer revista de viagem. Além disto, os amantes de turismo religioso vão ficar fascinados com a maravilhosa Colegiata de Santa Juliana, um monumento lindíssimo que se ergue no centro da localidade.

santillana

3.Panticosa

Em Aragão irá conhecer a maravilhosa cidade de Panticosa. Não é uma cidade grande mas, por isso mesmo, tem um encanto muito próprio e uma maneira única de garantir que, após a visita, o Inverno terá conquistado um lugar eterno no seu coração de viajante. Nesta pequena cidade espanhola, irá encontrar-se com a senhora branca mais amada do mundo: a neve. Aqui, terá a oportunidade de experimentar desportos de Inverno, como o ski ou o snowboard.

A cidade vive bastante do turismo e apresenta uma estância de ski, vários hotéis e restaurantes, bares e apartamentos para arrendar, garantindo que encontra todo o conforto de que necessita. Além dos tradicionais desportos, esta localidade irá convidar a que aproveite as maravilhas dos banhos termais ou faça atividades como caminhadas e escalada.

panticosa

4. Laguardia

Em Álava, a cidade de Laguardia irá ser outro local fundamental para quem ama (ou quer aprender a amar) as viagens invernais. Com um enclave medieval onde sobressaem as praças e as ruas em pedra, esta é uma cidade rodeada por uma muralha e que esconde, sob esse peso de pedra e passado, grutas, cavernas e adegas.

Não é por acaso que Laguardia é considerada uma das localidades mais belas de toda a Espanha. A sua beleza irá, por certo, cativá-lo e convidá-lo a explorar mais enquanto aproveita para tirar belíssimas fotografias.

Recomendamos que, durante a estadia neste local aproveite para visitar a Igreja de Santa Maria dos Reis e a Igreja de São João Batista. Dois tesouros patrimoniais que o farão sentir mais profundamente a beleza desta localidade.

laguardia

5. Covadonga

Falamos dela em último lugar mas mereceria, talvez, a medalha de ouro no que diz respeito aos destinos espanhóis para visitar no Inverno. Situada nas Astúrias, a vila de Covadonga encontra-se localizada entre montanhas e conta com uma história maravilhosa.

Palco de guerras religiosas e territoriais, em parte devido à sua localização, esta vila grita, ainda a história vivida no passado, fazendo-a ecoar por entre a beleza do vale. Repleta de lendas, Covadonga convida a que se visite uma gruta onde, segundo se conta ainda, foi colocada uma imagem de Virgem Maria para que intercedesse pelos fieis, tendo isso mesmo acontecido durante as lutas contra os Mouros.

Basilica of Santa Maria, Covadonga, Asturias, Spain
O Santuário erigido ainda existe e fica no topo dos rochedos, na caverna que albergou os fiéis. Dali, a paisagem é sempre bela mas, principalmente, quando o Inverno aperta e a neve faz parte da mesma. Devido à história que a pauta, esta vila tornou-se um verdadeiro local de peregrinação e a gruta é visitada diariamente por centenas de pessoas que procuram sentir a fé e o conforto da proteção da Virgem Maria. Quem a visita diz que se sente ainda, no abraço de pedra da gruta, junto ao refúgio pagã das montanhas que a recebem, a força do que está por devir. Outra atração da localidade é a água fresca que jorra da fonte e ali corre, matando a sede aos visitantes e restaurando as forças dos fiéis.

Além de tudo isto, as vistas estonteantemente belas através do penhasco irão, por certo, servir para encher a sua alma de paz e calor, mesmo em pleno Inverno.

Tal como os locais que agora lhe apresentámos, existem muitos outros que lhe mostrariam, certamente, as maravilhas invernais de Espanha. Estas são apenas algumas sugestões que lhe deixamos, acreditando que, durante esta viagem, encontrará novos sinónimos para a palavra “férias” e que, entre estes, estará a chuva, a neve, as bebidas quentinhas e, claro, as inigualáveis paisagens de Inverno que deixarão na sua mente memórias mais claras e mais bonitas do que qualquer cartão postal.

Foto: © Leonid_Andr© jorisvo© sasha64f© mathes© mmedp

Etiquetas

Sobre o Autor

Marina

Marina

Viajar alimenta-nos a alma de conhecimento das coisas, dos outros e de nós próprios. Gostava de viver mil anos para conhecer mil destinos! É a escrita que me compensa o sonho quando a realidade tarda.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook