Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Roteiros de Viagem > De Sagres à Noruega, passando por Espanha, França… Europa sobre duas rodas!

Roteiros de Viagem

De Sagres à Noruega, passando por Espanha, França… Europa sobre duas rodas!

De Sagres à Noruega, passando por Espanha, França… Europa sobre duas rodas!
Junho 07
09:09 2015
10
SHARES

Amantes da natureza e desporto ao ar livre, temos uma proposta de viagem alternativa que dificilmente poderão recusar: já se imaginaram montar a vossa bicicleta no Algarve e pedalar até chegar – com (vários) descansos pelo meio – a Bergen, na Noruega?! Muito em breve será possível, graças à rota Atlântica que ligará algumas das paisagens mais extraordinárias à beira-mar plantadas, praias de perder a vista e frondosos vales. Este é o itinerário 1 da EuroVelo, uma ambiciosa rede de ciclovias lançada pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF) que atravessa a Europa de Norte a Sul e de Este a Oeste.

Portugal faz parte da Rota 1, que arranca de Sagres. Pela frente, 200 quilómetros de costa que nos leva por magníficas paisagens: dunas abrigadas por enseadas rochosas, baías isoladas que rivalizam em beleza com grandes praias, o Atlântico mais apaixonante num trajecto que podemos fazer praticamente todo o ano, em virtude do clima privilegiado da zona sul do nosso país. Trata-se duma óptima alternativa ao automóvel para ficar a conhecer melhor esta região, passando por cidades tão encantadoras como Lagos, Albufeira, Faro ou Tavira até deixar solo Português pelo portal de Castro Marim.

sagres

Sagres vista desde a Fortaleza. Foto de Antonio Guerra, Flickr CreativeCommons.

A travessia para a Espanha fazemo-la por Huelva, uma província Andaluza especialmente conhecida pelas suas praias intermináveis. A partir do sul, iniciamos a ‘escalada’ pela Península Ibérica até chegar a Salamanca, uma preciosa cidade de Castela e Leão, que se pode gabar tanto do seu património histórico e cultural como do natural: campos verdejantes de cereais, desfiladeiros impressionantes sobre o Rio Douro, a imensidão de sobreiros do Campo Charro…

Prosseguimos o trilho Hispânico até Navarra, tendo em Pamplona uma das paragens obrigatórias neste itinerário 1. Sobejamente conhecida em todo mundo pelas suas festas tradicionais, os “Sanfermines” – celebrados no início de cada mês de Julho, para o caso de quererem apontar na vossa agenda de escapadas -, pode ser um dos últimos lugares a visitar antes de seguir rumo a…França!

pamplona

Praça do Ayuntamiento de Pamplona durante os Sanfermines. Foto de Yon Garin, Flickr CreativeCommons.

Em terras Gaulesas, a ciclovia já está concluída, coisa que não acontece em Portugal e Espanha, onde a via está projectada ainda que não tenha sido inaugurada nem tão pouco sinalizada. Cumpre-nos salientar que se trata dum projecto arrojado, que deverá estar pronto em 2020, com 70.000 km que somarão estes – em princípio – 17 trilhos.

Nestes, encontraremos propostas de cicloturismo para todos os gostos, e condições físicas! Famílias com crianças, vôo até França, Holanda, Alemanha ou Suíça. Por aqui passa o EuroVelo 15, de topografia pouco acidentada, acessível para miúdos e para os mais graúdos. Para aqueles que quiserem por à prova a sua veterania aos pedais de uma bicicleta, a número 6, entre a França e a Sérvia: 4.448 quilómetros de subidas e descidas e terrenos algo hostis para rolar sobre eles. Outras vias temáticas são as que seguem os passos de peregrinações ancestrais, como o Caminho de Santiago – EuroVelo 3, de Trondheim, na Noruega, a Compostela, em Espanha – ou o itinerário de Sigerico, o Sério – a 5, de Roma a Inglaterra.

Para variar, sugerimos outro rota que esteja mais próxima do nosso país, a Mediterrânea –EuroVelo 8. Arranca – ou termina, dependendo do ponto de vista – em Cádiz, Andaluzia, passando por Barcelona, Nice, Turim, Veneza, Koper, Rijeka, Split, Neum, Podgorica, Tirana, Atenas e, por fim, Nicósia. Ou seja, atravessa 11 países: Espanha, França, Mónaco, Itália, Eslovénia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Albânia, Grécia e Chipre, respectivamente.

croacia

Por do Sol em Zadar, Croacia. Foto de Ignacio García Seguir, Flickr CreativeCommons.

Esperamos que esta proposta de férias vos pareça tão interessante como para nós. Será, sem dúvida, uma forma distinta de descobrir outros países e lugares. A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas (FPCUB) pode disponibilizar mais informações sobre o tema, por isso recomendamos que caso decidam realizar algum destes fascinantes percursos EuroVelo, que os consultem previamente. E…Toca a pedalar!

© Artigo traduzido por  Miguel Albuquerque.

10
SHARES
Etiquetas

Sobre o Autor

María Sanchez

María Sanchez

Viajera, que no turista; periodista y bloguera, que no redactora. Porque no es lo mismo ser que estar, SOY comunicadora por vocación. Licenciada en Periodismo, con amplia experiencia en medios de comunicación y redes sociales, mi gran pasión es descubrir Mundo. La mejor forma de recordar un viaje, contándolo. Puedes encontrarme en la blogosfera y en las redes sociales. Bon voyage!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook