Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Roteiros de Viagem > GUIA DE VIAGENS: Cuba

Roteiros de Viagem

GUIA DE VIAGENS: Cuba

GUIA DE VIAGENS: Cuba
Fevereiro 26
15:12 2017

Em 2014 Cuba ultrapassou os três milhões de visitantes. Estes números representam um aumento de 5,3 por cento em comparação com os registados em 2013, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Turismo (MINTUR). Nos últimos dez anos, mais de 60 por cento dos visitantes desembarcaram em temporada alta, que abrange os meses compreendidos entre Novembro e Abril. Não há dúvida que o arquipélago do Caribe reúne uma série de aliciantes para visitá-lo. Fiquem a saber os principais com o nosso guia de viagem para Cuba!

 

Conteúdos do Guia de Viagens de Cuba

Informações úteis sobre Cuba

O que ver em Cuba

Transporte

Gastronomia

Onde fazer compras em Cuba

O que ver nos arredores de Havana

 
charutos-cuba

Informações úteis para desfrutar da ilha

Cuba é um país insular do Caribe que consiste num arquipélago no Mar das Caraíbas. O centro principal é a ilha de Cuba e a sua capital, e cidade mais populosa, é Havana. O seu património cultural, artístico e natural fazem dela um excelente destino turístico. Entre Novembro e Abril, decorre a estação seca, e entre Maio e Setembro, a estação húmida. A sua temperatura média ronda os 24 ° C.

Porquê Cuba?

É um arquipélago com praias e calas maravilhosas às quais se tem que acrescentar a beleza das suas cidades, a riqueza da sua cultura e das suas manifestações artísticas. Estes atractivos e muitos mais fizeram do turismo um dos sectores mais dinâmicos de Cuba.

Na capital destaca-se o bairro histórico, conhecido como La Habana Vieja; o seu sistema de fortificações e o seu icónico calçadão. Em Varadero regozijam-se aqueles que querem desfrutar da praia e do sol. Trinidad e Santiago de Cuba sobressaem pela sua arquitectura, enquanto o Valle de Viñales, o Parque Nacional de la Cienaga de Zapata ou o Parque Nacional del Desembarco del Granma valem pelo seu esplendor natural. De Janeiro a Março faz-se a colheita do tabaco nos seus campos e em Julho celebram-se os carnavais mais espectaculares da ilha: os de Santiago de Cuba.

Como organizar a viagem?

A primeira coisa a fazer é encontrar um voo a bom preço. Entre os pontos de chegada com mais movimento estão Havana e Varadero. Cuba conta com 22 aerogares e o mais importante é o Aeroporto Internacional José Martí, na capital. Quanto ao alojamento, há uma miríade de opções enquadráveis em qualquer orçamento e preferência.

que-ver-em-cuba

 

O que ver em Cuba?

Entre os lugares imperdíveis encontram-se localidades com um imenso património artístico e cultural, parques nacionais e reservas naturais; praias e calas.

Havana

havana-capitolio-cuba

Situada no noroeste da ilha de Cuba

Cojimar

A 7km a oeste de Havana

Varadero

varadero-cuba

A leste de Havana

Balneario de San Diego de los Baños (termas)

A oeste de Havana, em San Diego de los Baños

Las Terrazas

A oeste de Havana na cordilheira de Guaniguanico

Valle de Viñales

vinales-cuba

A oeste de Havana na cordilheira de Guaniguanico

Soroa

A oeste de Havana, município na cordilheira de Guaniguanico

Playa Larga e Caleta Buena

A sul de Havana, no Parque Nacional Ciénaga de Zapata

Trinidad

trinidad-cuba

No centro da ilha de Cuba

Santiago de Cuba

Castelo de San Pedro

Castelo de San Pedro

No sudeste da ilha de Cuba

Parque Nacional del Desembarco del Granma

No sudoeste da ilha de Cuba

Sierra de la Gran Piedra

A leste de Santiago de Cuba, no Parque Nacional de Bocanao

Baracoa

No sul da ilha de Cuba

Cayo Largo

cayo-largo-cuba

Ilha no Arquipélago de los Canarreos

 

Transportes em Cuba

carros-antigos-cuba

Porque mover-se por Cuba em transportes públicos não é tarefa fácil, pela escassa frequência, pela evolução errática dos horários estabelecidos ou pela ocupação excessiva dos mesmos, leva a que seja uma boa opção contratar excursões ou roteiros que são oferecidos nos principais hotéis.

Taxis

Cubataxis

É o meio de transporte mais utilizado entre os visitantes. Embora os Cubataxis devam circular sempre com o taxímetro colocado à vista, recomenda-se que se negoceie previamente uma tarifa antes de se montar a bordo. Geralmente encontram-se disponíveis junto aos hotéis. A maioria opera com Pesos Cubanos Convertíveis (CUC).

Taxis colectivos

Os veículos costumam ser modelos americanos antigos; seguem itinerários pré-definidos e partilham-se com outras pessoas. A diferença para os anteriores é que estes são usados principalmente pelos cubanos, por isso normalmente se paga em pesos cubanos (CUP). Em todo caso é bem provável que aos turistas se peça a mesma quantia, desta feita em Pesos Cubanos Convertíveis (CUC).

Autocarro

Habana Bus Tour.

Autocarros com orientação turística: são vermelhos e de dois andares. Há três linhas urbanas T1, T2 e T3. A T1 vai até à Plaza de la Revolución, ao centro de Havana ou à Havana Velha, o T2 percorre o Vedado e Miramar passando pela Marina Hemingway e a linha T3 liga o Parque Central com as praias de leste. Há serviços semelhantes em: Varadero, Viñales, Jardines del Rey, Trinidad, Baracoa e Santiago de Cuba.

Horário

Das 9 às 21 horas saem a cada meia hora ou a cada hora e normalmente são pontuais.

Preço

5 Pesos Cubanos Convertíveis (CUC).

Autocarros urbanos

Conhecidos como guaguas. São muito concorridos! Não raras vezes ganham forma longas filas de espera, pelo que é necessário pedir vez e esperar. Têm itinerários previamente estabelecidos com várias paradas e o mais normal é que circulem sempre cheios. Recomenda-se que estejam atentos às carteiras e mochilas.

Hora e preço

Não criaram o hábito de ser pontuais. O preço varia entre os 40 centavos e 1 Peso Cubano Conversível (CUC). Há que introduzir o valor exacto numa espécie de mealheiro.

Autocarros de longo curso

Viazul é a principal empresa de autocarros interurbanos a que os turistas podem recorrer em Cuba. Oferece trajectos interessantes e certas comodidades como ar condicionado, e além do mais costumam ser muito pontuais.

Horários e preços

Oscilam dependendo da linha seleccionada. Os preços podem ser consultados em http://www.viazul.com/.

Autocarros provinciais

Os cubanos usam-nos para viagens mais curtas e os preços estão em pesos cubanos. Não têm o conforto dos de longo curso nem a sua pontualidade. Partem das estações de cada cidade.

Horários e preços

Variam de acordo com a linha seleccionada. É aconselhável consultar na estação de origem.

Comboio

Existem diferentes tipos: os especiais, rápidos, confortáveis e com poucas paragens; os regulares, lentos e mais antigos e o comboio francês com bons serviços e instalações.

Horário

Os horários estão sujeitos a alterações e o melhor é certificarem-se na estação.

Preços

Os turistas devem pagar em dinheiro e com Pesos Cubanos Convertíveis (CUC). Os comboios regulares custam cerca de 3 CUC por cada 100 km, enquanto os especiais, cerca de 5,50 CUC pela mesma bitola.

Aluguer de carro

Uma forma de aproveitar melhor o tempo disponível para explorar Cuba é alugar um carro. Podem tratar de tudo através da Transtur (http://www.transtur.cu/), com escritórios nas principais cidades e hotéis cubanos.

 

GASTRONOMIA

Resulta da fusão dos costumes dos tainos e a cozinha espanhola, africana e caribenha. Entre os alimentos mais consumidos temos o arroz, o feijão preto, a banana, os legumes e a carne de porco e entre as bebidas mais populares estão o daiquiri, o mojito, o cuba libre, o rum collins ou o telegrama, todos com o rum como base. Nas famigeradas “paladares“, restaurantes e cafetarias privadas, poderão apreciar os pratos que vos indicamos em seguida:

Chatinos ou tostones

tostones-cuba

Pedaços de banana verde fritos.

Ajiaco

ajiaco-cuba

Sopa feita à base de carne de porco e de vaca, a qual se junta milho, taro branco, taro amarelo, inhame, bananas verdes e maduras, mandioca e batata-doce. É temperada com chili, cebola, alho, sal e limão. Uma variante moderna, à qual se dá o mesmo nome, é a ensopada.

Ropa vieja

ropa-vieja-cuba

É um prato elaborado com carne esmiuçada que é acompanhada de feijões, banana ou arroz branco.

SAIR À NOITE

Havana

Cabaret Tropicana em Marianao

Caberet Parisien no Hotel Nacional

Habana Café no Hotel Meliá Cohiba

El Gato Tuerto em Vedado

Varadero

Club Mambo

Cabaret Anfiteatro Varadero

Havana Club

Santiago de Cuba

Casa de la Trova

Casa de las Tradiciones

Tropicana de Santiago

Café Santiago no Hotel Meliá Santiago de Cuba

cuba-musica

 

COMPRAS

Cuba dispõe de uma rede de lojas da cadeia Caracol nas principais cidades e nos principais hotéis. Estão sob gestão do Ministério do Turismo, e nelas podem comprar lembranças, roupas, sapatos, perfumes, tabaco ou jóias. Há também secções de bebidas bem fornecidas onde se podem adquirir as melhores marcas de rum ou Casas del Habano onde se encontram os melhores tabacos do mundo. O artesanato pode ser encontrado nos pontos de venda da marca Artex e nos negócios dos pequenos criadores.

 

O que ver nos arredores de Havana

A capital de Cuba é uma cidade movimentada, sede de mais de oitenta hotéis e com praias apetecíveis, a cerca de 15 minutos do seu centro histórico. Entre os seus lugares de interesse estão:

– o Castelo de los Tres Reyes del Morro e o de la Real Fuerza.

Catedral de Havana

Catedral de Havana

– Catedral

– o paredão, lugar de resguardo do mar e de passeio, sempre cheio de vida

Capitólio em Havana

Capitólio em Havana

– o Capitólio ou a estátua do Cristo de Havana

Entre as suas praças destaque para a de Armas, a da Catedral ou a Vieja. A primeira acolheu o poder colonial, a segunda, o religioso e a terceira, à semelhança das duas anteriores, todas têm uma série de edifícios com grande valor histórico e arquitectónico.

Em 1982, La Habana Vieja era declarada pela Unesco, Património da Humanidade.

A Calle Obispo é a sua artéria principal e, ao mesmo tempo, a mais turística, repleta de bares e restaurantes.

No el Vedado está situado o cemitério Colón, uma necrópole ajardinada que contém mausoléus impressionantes de figuras ilustres.

Espantoso é o Hotel Nacional empoleirado sobre um rochedo na orla marítima e que é avistável de qualquer ponto da cidade.

Ao lado de Varadero, Havana é a principal porta de entrada de turistas do país.

A 7 quilómetros para oeste encontra-se a vila costeira de Cojímar, onde Ernest Hemingway atracava o seu barco “Pilar”. Foi neste enclave onde foi concebido o seu famoso romance “O Velho e o Mar”.

Também para oeste, mas a cerca de 10 km, está Regla, em cujo património pontifica a Igreja de Nuestra Señora de Regla. Pequena, caiada de branco, de estilo colonial, onde comungam o catolicismo e as religiões africanas.

Cuba Ocidental

Isla de la Juventud

Isla de la Juventud

Do arquipélago fazem parte quinze províncias às quais se acrescenta o Município Especial Isla de la Juventud. As que correspondem à parte ocidental são: Pinar del Rio, Artemisa, Havana, Mayabeque, Matanzas e Isla de la Juventud.

Pinar del Rio tem, sob alçada, três áreas declaradas Património da Humanidade e Reserva da Biosfera pela UNESCO: Valle de Viñales, Sierra de los Órganos e Parque Nacional da Península de Guanahacabibes. Os dois primeiros formam parte da cordilheira de Guaniguanico ao lado de Las Terrazas e do município de Soroa. São locais de visita obrigatória se dispuserem de tempo suficiente para explorar a ilha completa. É nesta província que podem encontrar a estupenda estância termal de San Diego de los Baños.

Las Terrazas

Las Terrazas

A península de Hicacos, na costa norte, é o ponto mais famoso de Matanzas uma vez que é aqui que está situada a cidade de Varadero. Completamente focada na actividade turística, densamente povoada de hotéis e serviços para os forasteiros, conta com belas praias e com o Parque Josone que merece certamente a visita. O sul da província destaca-se pelo Gran Parque Nacional de Montemar, onde está situado o Pantanal (Ciénaga) de Zapata, nomeado Reserva da Biosfera pela UNESCO, onde também estão acessíveis excelentes praias e calas como a Playa Larga e a Caleta Buena. Referência também, na costa sul, para a Bahía de Cochinos (Baía dos Porcos) e Playa Girón, por terem sido palco de episódios marcantes da história nacional (e internacional). A sul de Matanzas encontra-se a paradisíaca Cayo Largo, uma ilhota do Arquipelago de los Canarreos, com praias esplêndidas, onde podem passar uns dias ou fazer excursões de um dia a partir de Havana ou Varadero.

Cuba Central

Cienfuegos

Cienfuegos

Compreende as províncias de Cienfuegos, Villa Clara, Sancti Spiritus, Ciego de Ávila e Camagüey e destaca-se pelas cidades de Cienfuegos e Trinidad, ambas declaradas Património Mundial pela UNESCO. A primeira é conhecida como a “Pérola do Caribe” e a sua zona centro é o parque Martí, onde a Catedral e muitos outros edifícios de interesse estão localizados. Salienta-se (a avenida) Paseo del Prado e o seu paredão/calçadão e, nos arredores, o Castelo de Jagua. A segunda conserva um dos melhores conjuntos de relíquias coloniais da América, quase que como permitindo aos seus visitantes uma viagem a esse tempo. Podem facilmente comprová-lo se visitarem a sua imponente Plaza Mayor. A um pouco mais de 10 km poderão desfrutar da maravilhosa Playa Ancón.

Cuba Oriental

Las Tunas, Granma, Holguín, Santiago de Cuba e Guantánamo são as cinco províncias que estão situadas na parte oriental da ilha de Cuba. As suas cidades mais importantes são Santiago de Cuba e Baracoa e entre as suas reservas naturais ênfase para o Parque Nacional de la Sierra Maestra, onde se encontra a Gran Piedra.

Santiago de Cuba é a segunda maior cidade de Cuba. O seu maravilhoso centro histórico pode ser explorado a partir do Parque Céspedes até à Plaza Dolores e ao Parque de Marte. Entre os museus e monumentos que estão espalhados pela cidade recomenda-se uma visita ao Castillo del Morro, um belo exemplar de arquitectura defensiva designado pela UNESCO, Património da Humanidade.

Baracoa

Baracoa

Baracoa está na costa norte de Guantánamo e foi declarada Monumento Nacional. É conhecida como a “Primeira Cidade de Cuba”, porque foi a primeira fundada pelos espanhóis em 1511, mantendo o seu estilo colonial. Fica entre um cabo e duas baías e está rodeada por montanhas e prados. É um bom ponto de partida para passeios que tenham como objectivo descobrir a natureza circundante.

O Parque Nacional de la Sierra Maestra é uma das melhores paisagens naturais do país. Nele se podem encontrar magníficos parques naturais como o de Pico Turquino, o de Desembarco del Granma, o de Santo Domingo-La Sierrita ou o de Marea del Portillo. La Gran Piedra, uma enorme pedra de 70.000 toneladas situada a 1.225 metros de altura, é uma das principais atracções da área.

Etiquetas

Sobre o Autor

Rumbo

Rumbo

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook