Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Conselhos de Viagem > Alojamento na região de Kerala, Índia

Conselhos de Viagem

Alojamento na região de Kerala, Índia

Alojamento na região de Kerala, Índia
Julho 29
08:42 2016

Como em todo o lado, Kerala, no extremo sudoeste da Índia, tem inúmeros resorts. Mas tem também alojamentos em casas de indianos (as homestays), noites em barcos-casa e acampamentos rodeados de plantações de chá. Estas são as nossas sugestões de alguns dos hotéis em Kerala onde ficamos durante a nossa viagem.

Começamos pela experiência mais especial. Em Wayanad, ficamos no Pranavam Homestay, que é uma das casas de alojamento com indianos. Não há forma melhor de contactar com os habitantes. Pranavam significa “alma” e este é um local de retiro e de paz, longe de qualquer confusão, em comunhão com a natureza envolvente. Ravindrmn e a esposa Rema Devi são os nossos anfitriões e já recebem hóspedes há muitos anos. A procura tem sido tão grande que, em poucos anos, passaram do aluguer de quartos na casa principal para construírem mais quatro habitações ao lado: com quarto, casa de banho, sala e varanda. Aqui não há televisão e o wifi chega a custo ao interior das habitações. As refeições são do mais tradicional e indiano que existe e vegetarianas.

pranavam Homestays, Kerala, alojamento em Kerala

Jantar no Pranavam Homestays, Kerala

Esta foi uma experiência excelente, que nos deu a possibilidade de aprender mais sobre a cultura e história da região… e também tentamos aprender a comer com as mãos. Mas, ao contrario do que pode parecer, não é nada fácil!

Também em Wayanad, está o luxuoso e enorme Vythiri Village. Os quartos-villas (com kitchenette) têm piscina interior, junto do quarto e dentro do terreno deste resort há cascatas de água e um slide, que os hóspedes podem experimentar.

Em Thirivananthapuram (Trivandrum) ficamos no The Leela Kovalam. Talvez porque foi o primeiro local onde ficamos na Índia, e com vista de mar, ficamos apaixonados por este resort. A comida era excelente e a passagem direta para o areal da praia de Kovalam leva-o a tomar banho no mar Arábico, quando quiser, apesar de ter uma piscina panorâmica igualmente apetecível.

No centro da cidade, o 5 estrelas Hycinth By Sparsa é muito agradável, e um bom local para quem quer conhecer Trinvandrum com mais calma.

Em Kollam, o WelcomHotel Raviz Ashtamudi tem uma vista espetacular para os canais de Kerala. Aliás, alguns dos seus restaurantes são dentro de embarcações, ou seja, a preparar o espírito para quem queira passar uma noite nos barcos-casa das Backwaters.

É em Alleppey (Alapuzha) que estão vários barcos-casa parados à espera de receber os viajantes. Os canais de Kerala, também chamados de Backwaters, fazem desta área uma espécie de Veneza indiana, onde circulam mais de 1.400 barcos-casa. São mesmo autênticas casas. Cada quarto tem a sua casa de banho, uma cozinha (onde têm um cozinheiro privado), sala de refeições e a sala com sofás para admirar a paisagem dos arrozais nas margens.

Em Mararikulam chegamos ao paraíso! A verdade é que a região de Kerala tem diversas praias paradisíacas, nos seus cerca de 600 quilómetros de costa, mas esta ficou na memória.

No CGH Earth – Marari Beach Resort descobrimos uma praia quase deserta, mar quente e areia fina. Um paraíso! Por estar muito quente e a água ser muito salgada, tem no areal, debaixo das palmeiras, chuveiros de água fresca e toalhas para os hóspedes.

Praia CGH Earth - Marari Beach Resort, alojamento em Kerala

Praia CGH Earth – Marari Beach Resort © Viaje Comigo

Depois é só experimentar o buffet, a piscina e dormir a sesta nas redes penduradas nas árvores. Perfeito, não é? As casas do CGH Earth – Marari Beach Resort são muito bonitas. Com quartos grandes e umas casas de banho espetaculares, já que parte do espaço é ao ar livre… é como se estivesse no meio da montanha. Aqui, os produtos de higiene são todos amigos do ambiente. Existem ainda casas maiores, com salas, que incluem piscina privada no jardim nas traseiras.

Em Kumarakom, ficamos no soberbo The Zuri Kumarakom Kerala Resorts & Spa. Só para ter uma noção da grandeza deste resort… há carrinhos de golfe para o levar ao quarto (que parece uma casa), que atravessam um longo percurso para atravessar um enorme lago – com barcos e tudo! – que desemboca no lago Vembanadu. A comida é muito saborosa e bem confecionada e todo o ambiente é muito relaxante.

Piscina do Zuri Kumarakom, alojamento em Kerala

Piscina do Zuri Kumarakom © Viaje Comigo

Os quartos são enormes: com varanda virada para o lago, e na casa de banho, além da banheira e do duche, há um outro duche no exterior. E, com o calor, sabe mesmo bem refrescar no jardim escondido.

Em Thekkady, o Greenwoods Resort está muito ligado à natureza. E é por isso mesmo que uma das atividades, abertas a todos os hóspedes, é plantar uma árvore! Mas também ensinam como usar um sari ou o significado das danças tradicionais. A comida no buffet é de excelência. Ainda que o resort não seja de luxo, a comida aqui era muito diversificada e muito bem confecionada. Um dos pontos-altos deste resort  (literalmente!) é o seu bar, que fica situado numa casa-árvore, bem lá no topo. Suba as escadas e admire as redondezas, aproveitando para relaxar na esplanada do pequeno bar.

Bar nas árvores no Greenwoods Resort, Thekkady, alojamento em Kerala

Bar nas árvores no Greenwoods Resort, Thekkady © Viaje Comigo

Munnar é conhecida pelos verdes montes e por ser a terra das plantações de chá. Para fazermos várias atividades ao ar livre e caminhadas ficamos alojados no Parque de Campismo da Kalypso Adventures, situado no meio de um vale, rodeado de verdejantes montanhas.

Apesar de estarmos a acampar, fazemo-lo com algum estilo. As tendas são enormes, com muito espaço no interior. E as casas de banho, que ficam num local mais afastado, têm água quente para tomar banho, lavatórios e espelhos ao ar livre. Como fomos um grupo grande, as refeições eram servidas em formato buffet. Mas, também houve o típico churrasco – assim como a fogueira para o grupo se reunir – ou não estivéssemos nós num acampamento.

Em Cochim sugerimos três locais bem diferentes. Para quem gosta das grandes cadeias internacionais, o Crowne Plaza Cochim é um verdadeiro luxo. Um buffet muito diverso – adeus dieta! –  e o quarto com todo o conforto. É um grande hotel no centro da cidade, o que facilita para quem conhecer Cochim.

Mais pequeno e até mais romântico, é o Cherai Beach Resorts. Fica perto da praia e virado para os canais. Um espaço pequeno, em que os quartos são como pequenas casas, rodeadas de lagos. Se quer algo mesmo fora do habitual, o Xandari Harbour é o que procura. A comida é simplesmente divinal e muito criativa. E os modernos quartos – são poucos mas muito originais, e grandes todos com decoração diferente – têm vista para o porto de Cochim. Localizado numa área muito turística, é também um bom ponto de partida para visitar Fort Cochim, onde existe muita história portuguesa. Boas viagens!

Etiquetas

Sobre o Autor

Susana Ribeiro

Susana Ribeiro

Jornalista, adora contar histórias e é uma apaixonada por viagens. Susana Ribeiro encontra sempre um pretexto para passear. Depois de escrever, para vários órgãos de informação, sobre turismo, gastronomia, vinhos e viagens... decidiu colocar todas as suas dicas no ViajeComigo.com. As suas sugestões são para incentivar outros a descobrirem novas paragens. Por isso, diz: "Há sempre um sítio novo para conhecer, nem que seja na sua própria cidade. Cada viagem e viajante são singulares. Conheça o mundo à sua maneira".

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook