Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
 Últimas Notícias
Home > Conselhos de Viagem > Marraquexe e a sua casa da fotografia

Conselhos de Viagem

Marraquexe e a sua casa da fotografia

Marraquexe e a sua casa da fotografia
Fevereiro 01
09:16 2017

Não são apenas as grandes cidades universais que dispõem de museus ou espaços ligados à fotografia. Marraquexe, a encantadora cidade à beira do Alto-Atlas marroquino, dispõe também de um espaço dedicado aos amantes da arte que imortaliza espaços e pessoas. Chama-se Casa da Fotografia (Maison de la Photographie) e está instalada em pleno coração da Medina, num antigo foundouk providencialmente recuperado.

casa-fotografia-marraquexe

Placa identificativa junto à entrada

O espaço, para além de uma grande surpresa para todos os aqui passam, é um lugar obrigatório não só para os apreciadores da fotografia, mas também para aqueles que se interessam pela história recente de Marrocos. Com um acervo superior a 3500 documentos, constituído essencialmente por fotografias a preto e branco e placas de vidro, registados entre os anos 1870 e 1950, o museu têm a capacidade para oferecer uma visão sobre a história e cultura marroquina, porventura desconhecida da maioria das pessoas que visitam o país.

Aberto desde Abril de 2009, o espaço nasceu pelo empenho de Patrick Manac’h, um especialista em arte e cultura, que depois de inúmeros anos a viajar pelo mundo, decidiu radicar-se em Marraquexe. Ao francês Manac’h, que fala seis línguas e é natural da Bretanha, juntou-se ainda o marroquino Hamid Mergani, um coleccionador de longa data de fotografias antigas do seu país.

exposicao-casa-fotografia-marraquexe

Pátio interior do foundouk onde está instalada a Maison de la Photographie

A Maison de la Photographie distribui-se pelos três pisos do edifício, conforme a temática e período a que reporta o seu espólio. Assim, o rés-do-chão está muito dedicado ao trabalho de James Valentine e George Washington Wilson, dois fotógrafos pioneiros de origem escocesa. Há ainda lugar para Gabriel Veyre, um sócio dos irmãos Lumière que ensinou a técnica e imortalizou o sultão Mulai Abd al-Aziz, bem como outros fotógrafos que conseguiram captar a realidade de Marrocos quando o país ainda se encontrava encerrado para o mundo.

No segundo piso estão expostas imagens do início do século XX provenientes de placas de vidro, em excelente estado de conservação, resultantes de muitas das fotografias de René Bertrand, reconhecidamente um dos fotógrafos que melhor documentou a cidade de Marraquexe. É também da autoria de Bertrand um notável trabalho produzido junto das tribos berberes do Alto Atlas. Há ainda lugar para imagens de Marcelin Flandrin, Bernard Rouget ou Garaud, todas realizadas entre as décadas 30 e 50.

Finalmente, o terceiro piso concentra vários trabalhos, alguns de grande valor, relacionados com as tradições berberes. Há ainda a assinalar um pequeno espaço destinado à projecção, onde são exibidos filmes documentais, nomeadamente o primeiro filme a cores sobre a tribo berbere de Seksawa, registado por Daniel Chicault, em 1957.

foto-marraquexe-csa-fotografia

Fotografia antiga de Tuareg © Maison de la Photographie | Marraquexe)

No terraço da Maison de la Photographie existe um espaço onde poderá descansar na companhia de uma bebida ou refeição ligeira. A vista sobre a Medina é extraordinária e, muito provavelmente, uma das melhores de Marraquexe. É também um excelente local para ouvir o chamamento dos muezins.

O ingresso tem um custo de 40 Dhs por pessoa, mas as crianças até aos 16 anos não pagam. No valor está incluída uma pequena introdução sobre a história da fotografia em Marrocos, a origem do projecto e as exposições que actualmente estão patentes no edifício. Na recepção também funciona uma pequena loja onde podem ser adquiridos livros, posters e reimpressões das fotografias expostas.

Mais informações sobre este projecto podem ser encontradas directamente no site oficial da Casa da Fotografia de Marraquexe.

La Maison de la Photographie

46, Rua souk Ahal Fès

(a 200 metros da Ben Youssef Medersa)

Telefone: +212 524 385 721

Email: maisondelaphotographie@gmail.com

URL: http://www.maisondelaphotographie.ma/

Entrada com um custo de 40 Dhs por pessoa

Aberto todos os dias entre as 09h00 e as 19h00

Sobre o Autor

Agostinho Mendes

Agostinho Mendes

Assim que atingiu a maioridade, informou a família que queria viajar e conhecer o mundo, mesmo que a sua vontade não fosse aprovada. A paixão pela arte de andarilhar já o fez passar por mais de 50 países em vários continentes. Em viagem, procura experiências intensas que já o levaram a viver com nómadas na Mongólia, famílias mosuos na China ou em aldeias nos Himalaias. É fotógrafo (http://www.agostinhomendes.com) e faz trekking.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook