Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Curiosidades > 5 Melhores locais para celebrar o Carnaval 2016

Curiosidades

5 Melhores locais para celebrar o Carnaval 2016

5 Melhores locais para celebrar o Carnaval 2016
Janeiro 27
07:52 2016

Evento com forte tradição em vários países do mundo, o Carnaval é uma das épocas favoritas para as pessoas viajarem, explorarem outras culturas e dançarem ao ritmo da tradicionalidade de cada local.
Muito ligado à fantasia, às máscaras, aos cortejos, à cor, à música e à dança, esta celebração milenar na Grécia antiga e tem, desde então, invadido a cultura de diversos países que a receberam e a trabalharam dentro dos meandros sociais, artísticos e culturais da sua própria tradição. Assim, é uma celebração variada e que se celebra de forma muito distinta em partes diferentes do globo.

É no seio deste ambiente de diversidade, diversão e lazer que surgem algumas das melhores opções para que viva o melhor carnaval de sempre. Neste artigo, procuraremos deixar, em tom de sugestão, alguns destinos que prometem isso mesmo: a prova de que a vida é um carnaval!

1. Brasil

A primeira opção para passar o carnaval passa, obrigatoriamente, pelo quente, adocicado e exótico Brasil. Este país, grande e diverso, tem, provavelmente, aquele que pode ser considerado o rei de todos os carnavais. Sendo a festividade mais importante do ano neste local, é uma celebração que para o país e que leva para a rua todos os seus habitantes, numa semana de música, dança, paradas e diversão que dura todo o dia e toda a noite. O carnaval mais famoso do Brasil ocorre no Rio de Janeiro, onde as escolas de samba desfilam, disputando o primeiro lugar, apresentando coreografias elaboradas, trajes tradicionalmente coloridos e reveladores, cheios de brilhos, penas e lantejoulas.

carnaval, carnaval 2016, onde celebrar carnaval, melhores carnavais do mundo, melhor carnaval do mundo

Mas não será apenas no Rio de Janeiro que encontrará festejos de carnaval que merecem a sua visita. Poderá optar, também, por cidades como São Paulo, Ouro Preto (Minas Gerais), Florianópolis ou Fortaleza, locais onde, de formas distintas, a celebração enche também as ruas prometendo dias repletos de samba e diversão.

2. Portugal

Não será, talvez, uma opção muito comum para os amantes das celebrações do carnaval mas a verdade é que também Portugal tem uma forte tradição que respeita ao carnaval, tradição essa que resulta da implementação dos traços culturais do tempo em que o Brasil era uma colónia portuguesa. Embora tenha traços desta influência, hoje em dia, o carnaval em Portugal tem traços culturais que em muito o afastam do seu formato original.

 

Em terras lusitanas, o carnaval é marcado pelas marchas onde podem ser encontrados os dígitos, a crítica política as caricaturas, as máscaras trabalhadas em materiais distintos (que vão da pasta de papel à madeira) e os bonecos gigantes.

carnaval, carnaval 2016, onde celebrar carnaval, melhores carnavais do mundo, melhor carnaval do mundo

Torres Vedras. Foto: Cláudio Franco/ Flickr CreativeCommons.

Entre os locais onde o carnaval é mais famoso encontra-se a cidade de Torres Vedras (também conhecido como o carnaval mais português), o de Ovar (conhecido pelos seus carros alegóricos e pelo cartaz cultural rico e recheado de artistas musicais), o de Alcobaça (onde, durante cinco dias fica prometida a diversão) e o da Ilha da Madeira (também repleto de cor e conhecido, particularmente, pelos foliões).

3. Itália

Talvez seja um dos destinos mais famosos a seguir ao Brasil e não é por acaso que assim é! Em Itália, o carnaval é um festejo diverso, celebrado com desfiles, bailes e sempre em ambiente de festa. Esta celebração é considerada, também, o maior festival do país, razão pela qual são muitas as cidades que param para a comemorar durante vários dias.

carnaval, carnaval 2016, onde celebrar carnaval, melhores carnavais do mundo, melhor carnaval do mundo

Um dos locais mais famosos para celebrar o carnaval é Viareggio, onde a celebração dura um mês inteiro, ao longo da qual são muitos os desfiles, os bailes, os carros alegóricos e as máscaras apresentadas.
Mas, se optar por Itália, não poderá deixar de espreitar o famoso carnaval de Veneza: local onde a época é marcada pelas festas requintadas no luxo dos salões dos hotéis e as ruas se preenchem de máscaras e música. Trajes e máscaras são, nesta cidade, verdadeiras obras de arte, requintadas e geralmente caras e enchem as ruas em tons de prateado e dourado, recriando as épocas idas e retratando a riqueza da cidade.

4. Espanha

Embora seja um país maioritariamente católico, a forma tomada pelo carnaval espanhol tem, nas suas raízes, muito de pagão. Repleto de cor e tradição, o carnaval neste país é, tal como no Brasil e em Portugal, uma celebração diversa, que apresenta diversas formas dependendo da região.

Entre as regiões que valerão a sua visita durante o carnaval de 2016 encontram-se a Catalunha (com as suas guerras de merengue, a sua crítica à atualidade nacional e política e as suas brincadeiras peculiares), a Galiza (onde o carnaval nasce literalmente da morte de um papagaio que morreu por comer demasiado e que virou a mascote da celebração) e Aragão (o mais pagão de todos os carnavais, através do qual se sente uma verdadeira viagem no tempo, havendo bonecos de palha e máscaras, bem como uma tradição ancorada nas figuras humanoides e nas “senhoras de branco”).

5. Japão

Bem diferente do carnaval europeu e sul americano mas bebendo das tradições destes, o carnaval japonês, conhecido como Asakusa Samba Carnival será, também, uma excelente opção para os amantes desta celebração e da tradicionalidade.

No Japão, esta festa é marcada pela fusão entre a cultura japonesa e a tradição estrangeira – principalmente brasileira – encontrando-se um festival onde a música de folclore brasileira e o samba se juntam à calma e ponderação japonesas, num grito de cor, êxtase e animação que leva milhares de locais e turistas à rua.

carnaval, carnaval 2016, onde celebrar carnaval, melhores carnavais do mundo, melhor carnaval do mundo

Asakusa Samba Carnival (Photo credit: OiMax via VisualHunt.com / CC BY)

Haverá, com certeza, muitos outros países nos quais a celebração do carnaval mereceria a sua visita. Pela sua diversidade e qualidade, estas são algumas das sugestões que deixamos para que possa experimentar o que de melhor se faz pelo mundo na época carnavalesca.

Neste carnaval, permita-se ir (seja para mais longe ou mais perto de si) para comprovar que a alegria pode sair à rua. À sua espera estará, com toda a certeza, um universo de cor, dança e diversão que o convidarão a uma estadia repleta da mais plena felicidade e emoção e que provarão que, como diz o ditado popular, a vida é um carnaval.

Foto: Nicolás de Camaret / Marc Herrero

Etiquetas

Sobre o Autor

Marina

Marina

Viajar alimenta-nos a alma de conhecimento das coisas, dos outros e de nós próprios. Gostava de viver mil anos para conhecer mil destinos! É a escrita que me compensa o sonho quando a realidade tarda.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook