Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > Mergulho no Mediterrâneo

O que ver

Mergulho no Mediterrâneo

Mergulho no Mediterrâneo
Setembro 24
07:00 2015

Situado entre o sul da Europa, o norte de África e o oeste asiático, o mar Mediterrâneo toca um total de dezoito nacionalidades distintas, apresentando-se como o maior mar interior do mundo. Entre os países europeus banhados pelo Mediterrâneo estão: Espanha, França, Chipre, Grécia, Albânia, Croácia, Malta, Eslovénia, Itália e Montenegro. Já no continente africano, são por este banhados Marrocos, Argélia, Egito e Tunísia e, na Ásia, Israel, Líbano, Síria ou Turquia.

Pela sua topologia inusual, o Mar Mediterrâneo torna-se chamativo para os amantes do mergulho que procurem visitar as fabulosas construções naturais subaquáticas, os destroços e ruínas deixados pelos naufrágios e pelas antigas civilizações ou que se interessem pela diversidade de criaturas que povoam as suas águas.

São muitos os locais, ao longo do mar Mediterrâneo, onde poderá aprender ou aplicar os seus conhecimentos de mergulho, deixando-se embalar pelas águas tépidas e permitindo-se viajar até ao fundo marítimo para conhecer as maravilhosas paisagens subaquáticas deste mar. Entre os vários locais, deixamos algumas recomendações:

1. Malta

Situada entre o sul da Sicília e a costa tunisiana, a ilha de Malta situa-se num corredor marítimo que a favorece em termos climáticos. O seu clima quente nos meses de verão e ameno durante o resto do ano torna-a um dos destinos mais populares para quem deseja desfrutar de umas férias relaxantes no Mediterrâneo.

Para os mergulhadores, este é um destino particularmente atrativo, uma vez que sob as águas límpidas do mar Mediterrânico, Malta esconde uma enorme diversidade geológica, onde podem ser encontradas rochas, grutas e cavernas e ainda diversos tesouros históricos, provenientes de naufrágios e quedas de aviões.
Entre os espaços favoritos dos mergulhadores, encontra-se o chamado “Buraco Azul” (Blue Hole), uma chaminé de origem natural, com 25 metros de profundidade que se liga ao mar aberto.

mergulho

Outro atrativo para os mergulhadores é, também, o HMS Maori, em Valletta. Este trata-se de um submarino afundado onde pode ser explorado o naufrágio juntamente com a fauna marítima, formada, entre outras espécies, por polvos e peixes escorpião.

Mas Malta convida, também, mergulhadores menos experientes a descobrir locais repletos de maravilhas. Entre os espaços que lançam esse convite, encontram-se Anchor Bay (uma baía abrigada e segura, onde pode ser encontrada uma caverna com uma fauna variada, onde podem avistadas diversas espécies de peixes) e Crystal Lagon (considerada, por muitos, a jóia do arquipélago e na qual é possível conhecer as maravilhas do solo aquático através de um mergulho seguro e superficial).

2. Córsega

Situada no sudeste francês, a Córsega é conhecida pelas suas paisagens e culturas. No centro desta ilha francesa, poderá conhecer o melhor do paraíso selvagem do Mediterrâneo ou aventurar-se nas suas águas com equipamento de mergulho para conhecer o maravilhoso fundo marítimo.

Destino privilegiado para os mergulhadores, devido à riqueza do fundo do mar Mediterrânico e à limpidez das suas águas, a Córsega oferece um conjunto grandioso de locais onde poderá realizar atividades de mergulho. Os locais favoritos dos amantes desta atividade são o Cabo da Córsega, e as partes da ilha voltadas a norte e oeste. Aqui, podem ser encontrados diversos tipos de fauna e flora marítimas, podendo ainda ser avistados os conhecidos leitos de algas da Posidónia. Segundo os mergulhadores, esta experiência europeia de mergulho chega a lembrar as águas das Caraíbas.

3. Chipre

O Chipre é uma ilha mediterrânica, situada a sul da Turquia e que tem vindo a atrair um número cada vez maior de pessoas. Sendo um dos destinos turísticos mais apreciados pelos mergulhadores, o Chipre conta com inúmeros clubes de mergulho, voltados para o ensino do desporto e o aluguer de equipamento. A fauna e a flora subaquáticas deste país apresentam uma variedade sem equivalente, permitindo aos amantes do mergulho conhecer paisagens inigualáveis do fundo Mediterrânico. Um dos locais mais apreciados pelos mergulhadores, no Chipre, é Ayia Napa, onde podem aventurar-se nas cavernas subaquáticas, sob as águas cristalinas.

submarinismo 3

4. Grécia

Situada no sul europeu, a Grécia possui algumas das mais belas praias e ilhas do mundo. Por entre uma história e uma tradição ricas, o solo grego oferece um sem fim de possibilidades, entre as quais, inúmeros pontos de mergulho.

Entre os pontos favoritos dos mergulhadores encontra-se, ao sul de Atenas, o Cape Sounion. Este destaca-se pelas maravilhas afundadas, entre as quais objetos antigos com um valor histórico inigualável. Também a ilha de Mykonos é popular pela possibilidade de observar os destroços de vários naufrágios, entre os quais alguns se encontram, ainda, em excelente estado de conservação.

Também na Grécia, e para os amantes do mergulho em cavernas subaquáticas, o “Big Blue” é um destino de referência, uma vez que possui algumas das mais maravilhosas paisagens marítimas e variados restos de naufrágios datados da época da Segunda Guerra Mundial. As ilhas de Creta e Evia, com as suas águas límpidas e os seus fundos ricos e diversos, merecerão, também, a visita dos praticantes de mergulho.

mergulho 2

5. Itália

Itália é outro dos destinos de referência para mergulhadores. Com as suas águas claras e fundos repletos de uma admirável e diversificada fauna e flora, neste país, o Mediterrâneo oferece, entre outras maravilhas, corais, esponjas e imensas outras forma de vida que tornam o fundo marítimo uma verdadeira pintura, feita em tons vivos.

Entre os melhores pontos de mergulho, encontram-se o Cinque Terre (situado junto à Toscana e cujos melhores spots são o Golfo de Nápoles, Giglio e Amalfi) e as cavernas de Monsummano Giusti (cavernas subaquáticas, no centro da água cristalina do Mediterrâneo, onde pode contar com uma água tépida e um solo repleto de maravilhas). Salienta-se, ainda, a importância das ilhas da Sardenha e Tremiti para a prática deste desporto aquático.

Estes locais, no entanto, são apenas alguns dos pontos onde poderá desfrutar de momentos de prazer durante a prática do mergulho. Muitos outros se somam a estes, ao longo dos arquipélagos e das costas que ladeiam o mar Mediterrânico. Das Ilhas Baleares espanholas, à costa da Tunísia, Egipto ou Marrocos são muitos os paraísos que esperam por si, para que possa explorá-los e descobrir neles o que se esconde sob as águas deste mar.

Independentemente de onde vá, o mar Mediterrânico irá recebê-lo, oferecendo-lhe, numa experiência única, o que de melhor existe no fundo marítimo.

Etiquetas

Sobre o Autor

Marina

Marina

Viajar alimenta-nos a alma de conhecimento das coisas, dos outros e de nós próprios. Gostava de viver mil anos para conhecer mil destinos! É a escrita que me compensa o sonho quando a realidade tarda.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook