Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
 Últimas Notícias
Home > O que ver > As mesquitas mais espectaculares do mundo

O que ver

As mesquitas mais espectaculares do mundo

As mesquitas mais espectaculares do mundo
Março 20
07:44 2017

O mundo árabe é realmente impressionante. Trata-se de uma cultura muito rica e com uma história milenar. Para nos apercebermos melhor do pulsar dos muçulmanos não há nada como descobrir de perto como vivem, e sentem, a religião – obviamente deixando os extremismos de parte, que não são bons em nenhum culto religioso.

Neste post queremos dar-vos uma perspectiva mais nítida da magnitude e grandiosidade religiosa de países como a Turquia, Irão, Marrocos, a “disputada” Jerusalém ou até mesmo a vizinha Espanha, falando-vos dos seus templos, das mesquitas mais espectaculares do mundo que nos transportam para outra época e para um mundo totalmente distinto do Ocidental.

1. Grande Mesquita Sheik Zayed, Abu Dhabi

Foi inaugurada em 2007 e desde então tem recebido uma avalanche de visitantes. Referimo-nos a um complexo imponente, que ocupa cerca de 20.000 metros quadrados, de um radiante mármore branco e decorações em colunas que se iluminam quando incide a luz solar. Foi mandada construir em honra de um dos líderes históricos desses Emiratos, Sheikh Zayed.

1. Grand Mosque Sheik Zayed, Abu Dhabi (Emiratos Árabes Unidos)

 

2. Mesquita Sultão Ahmed, Istambul, Tuquia

Conhecida como a “Mesquita Azul” pelos mais de 20.000 mosaicos azul-turquesa que a revestem. É um dos lugares mais mágicos do mundo. Com seis minaretes, o que a torna única no mundo, é o culminar de dois séculos de evolução, transformando-se de igreja bizantina em mesquita otomana. É majestosa sendo considerada um dos mais belos edifícios do mundo.

istanbul

 

3. Mesquita Nasir-al-Mulk, Shiraz, Irão

Há que visitá-la à primeira hora da manhã, quando a luz solar entra pelas suas janelas iluminando os vitrais decorados, projectando assim as suas formas geométricas no solo, como se tratasse de um caleidoscópio. Cria-se uma espécie de aura hipnótica e mística. É conhecida como a mesquita rosa pelo grande número de ladrilhos desta tonalidade nos corredores.

Nasir-al-Mulk Mosque

 

4. Cúpula da Rocha, Jerusalém

Construída no século VII por Abd al-Malik ibn Marwan, diz-se que foi aqui que teve lugar a ascensão do profeta Maomé com o anjo Gabriel. É um templo que foi erguido na esplanada das mesquitas, no Monte do Templo, sendo considerado um lugar sagrado. Destacam-se a sua influência bizantina, algo que se reflecte nos seus mosaicos de coroas e jóias, emulando símbolos bizantinos de poder.

jerusalén

 

5. Mesquita Sheikh Lotfollah, Isfahan, Irão

A mesquita Loftollah forma parte do complexo arquitectónico da praça Naghsh-i Jahan. É relativamente pequena, embora espectacular, com ladrilhos impressionantes e paredes, solos e tectos esculpidos, assim como uma imponente cúpula. Foi construída no século XVII e hoje é considerada uma das melhores obras da cultura iraniana.

sheikh-zayed-mosque-1017246_1280

 

6. Mesquita Hassan II, Casablanca, Marrocos

É uma dos templos mais altos do mundo. Está em Casablanca e foi inaugurada há 24 anos, em 1993. Mármore, madeira, granito e decoração com mosaicos artesanais marroquinos são as chaves para uma construção sumptuosa, edificada sobre o mar. Como uma parte do chão é transparente possibilita aos fiéis rezar vendo o mar. Dispõe de uma sala de oração com capacidade para acomodar 25.000 fiéis e um minarete de 200 metros de altura.

marruecos

 

7. Mesquita de Córdoba, Espanha

Património da Humanidade desde 1884. Falamos do monumento mais importante em todo o Ocidente islâmico. Na sua história resume-se a evolução do estilo omíada em Espanha, além das tendências renascentista e barroca da construção cristã. Este templo foi dedicado ao culto de distintas divindades. Uma das imagens mais icónicas é a sua “floresta” de 1.300 colunas de mármore, jaspe e granito sustendo 365 arcos de ferradura bicolores.

cordoba

 

8. Grande Mesquita do Sultão Qaboos, Mascate, Omã

A majestosidade deste templo manifesta-se tanto a partir do exterior, como do interior, nos seus singulares jardins e na decoração dos salões, a mármore, o seu elegante minarete…Foi inaugurada em 2001 em honra do Sultão Qaboos.

oman-243245_1280

© Artigo traduzido por Miguel Albuquerque.

Sobre o Autor

María Sanchez

María Sanchez

Viajera, que no turista; periodista y bloguera, que no redactora. Porque no es lo mismo ser que estar, SOY comunicadora por vocación. Licenciada en Periodismo, con amplia experiencia en medios de comunicación y redes sociales, mi gran pasión es descubrir Mundo. La mejor forma de recordar un viaje, contándolo. Puedes encontrarme en la blogosfera y en las redes sociales. Bon voyage!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook