Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > No encalço de Dom Quixote por terras Castelhanas

O que ver

No encalço de Dom Quixote por terras Castelhanas

No encalço de Dom Quixote por terras Castelhanas
Maio 23
10:01 2016
7
SHARES

Assinalou-se recentemente o IV centenário da morte do notável Miguel de Cervantes. Este escritor, nascido em Madrid a 22 de Abril de 1616 deixou um legado cultural sem paralelo: a sua obra-prima, Dom Quixote, é considerada a melhor peça literária da história. É, entre outras façanhas, um dos livros mais publicados e traduzidos em todo o mundo, superando inclusive a própria Bíblia. Muitos dos nossos leitores estarão a par da trama principal, as aventuras e desventuras de Dom Quixote de la Mancha e do seu fiel escudeiro Sancho Pança. As peripécias de ambos decorrem um pouco por toda a Espanha profunda e ficar a conhecer in situ os cenários desta peça tornou-se um fenómeno turístico.

Alguns de nós, na redacção da Rumbo, já tivemos a oportunidade de visitar uns quantos locais que são retratados nas suas páginas e que queremos recomendar neste roteiro seguindo os passos de Dom Quixote pelo país vizinho. É uma proposta interessante para uma road trip: pegar no carro, munidos de GPS e dos locais que nos aprestamos a elencar e a reservar hotéis através da nossa web www.rumbo.pt . Arrancamos?

O Posto de Turismo de Castilla La Mancha elaborou um itinerário com cerca de 2.500 quilómetros que atravessa 148 municípios. Percorrê-lo na totalidade levaria demasiado tempo, por isso apresentaremos uma selecção com aqueles lugares que merecem mais a pena, começando em…Toledo. Trata-se de uma das mais belas cidades de Espanha, considerada Património da Humanidade pela Unesco. A vista panorâmica mais impressionante é a que nos recebe no miradouro del Valle. Uma vez pelas suas ruas e praças, não deixem de ver as obras de El Greco que se encontram na sua Casa-Museu, na Catedral e no Convento de Santo Domingo el Antiguo, entre outros.

Toledo, dom quixote, miguel cervantes

Toledo

Damos seguimento ao passeio por Nambroca até chegar ao castelo Alminocid de Toledo e, em seguida a Tembleque. Esta pequena vila tem uma das plazas mayores mais espectaculares de toda La Mancha. Soma e segue até chegar a Ciudad Real, onde está um dos cenários-chave da obra: Campo de Criptana. Os seus moinhos de vento centenários constituem uma imagem icónica, não só da região, mas também do país. Pois foram estes “os gigantes” contra quem lutou o intrépido fidalgo. Há dez que ainda se aguentam de pé sendo três deles os mais interessantes pelas suas boas condições de preservação: Burleta, Infanto e Sardinero.

Adiante, a cerca de 18 quilómetros dos moinhos, está a pátria de Dulcineia, o grande amor quixotesco. El Toboso é uma localidade encantadora que tem no Museu de Cervantes uma de suas principais atracções. Perto daqui, a Cueva de Montesinos e o Castelo Rochafrida, também mencionados na novela.

campos de criptana, Toledo, dom quixote, miguel cervantes

Campo de Criptana

No nosso GPS, Valdepeñas passa a estar no horizonte. A plaza mayor e a sua igreja de los Trinitarias são de visita obrigatória mas se há algo atrai as pessoas à sua volta são as suas romarias: a “del Vino” (Vinho), no início de Setembro, é considerada de Interesse Turístico Nacional; e a “Feria de Agosto“, com entretenimento para miúdos e graúdos.

Dois locais igualmente imperdíveis, pela vasta e imensa Castilla, são Almagro, com um conjunto histórico-artístico valioso sem esquecer o seu famoso Corral de Comédias (uma espécie de teatro plebeu), e Puertollano, que serve de portal aos campos de Calatrava. Estamos perante uma parte preciosa da viagem, pois há lugares formidáveis como Calzada de Calatrava, onde se encontra o castelo de Salvatierra.

O ponto final, pelo menos de momento, nesta primeira incursão através do mundo de Dom Quixote e Sancho, leva-nos de volta a Campo de Criptana, onde tudo teve início… “num lugar de La Mancha, cujo nome não me quero recordar”, escrevia/ dizia Cervantes. Referia-se a Argamasilla de Alba, onde – dizem – o escritor começou a dar forma a esta peça proeminente da literatura, durante o seu cativeiro na cueva de Medrano.

castilla la mancha, campos de criptana, Toledo, dom quixote, miguel cervantes

Castilla La Mancha

Com vontade de começar já hoje a sua aventura seguindo os passos de Dom Quixote? Comecemos então por pesquisar um hotel barato em Toledo e, a partir daí, continuamos!


© Artigo traduzido por Miguel Albuquerque.

7
SHARES
Etiquetas

Sobre o Autor

María Sanchez

María Sanchez

Viajera, que no turista; periodista y bloguera, que no redactora. Porque no es lo mismo ser que estar, SOY comunicadora por vocación. Licenciada en Periodismo, con amplia experiencia en medios de comunicación y redes sociales, mi gran pasión es descubrir Mundo. La mejor forma de recordar un viaje, contándolo. Puedes encontrarme en la blogosfera y en las redes sociales. Bon voyage!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook