Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Curiosidades > A Noite das Bruxas pelo Mundo

Curiosidades

A Noite das Bruxas pelo Mundo

A Noite das Bruxas pelo Mundo
Outubro 20
08:10 2017

Os destinos mais interessantes para celebrar o Dia dos Defuntos

A tradição mais famosa é a dos Estados Unidos, com o “trick or treat?” como palavras mágicas. No entanto, há muitos outros lugares em que o 1 de novembro tem um significado especial e diferente. Vamos descobrir alguns costumes da Noite das Bruxas pelo Mundo!

 

ESTADOS UNIDOS: Doçura ou Travessura?

halloween-pelo-mundo-eua

A Noite das Bruxas é muito celebrada nos EUA e no Canadá. Não falham um detalhe: disfarces de bruxas, fadas e duendes; partidas, umas mais inocentes do que outras, por vezes muito pesadas; abóboras com caras desenhadas e velas que lhes iluminam o semblante; histórias de fantasmas num círculo de amigos… Os exteriores de muitas vivendas são decorados, tal como sucede no Natal, mas com motivos relacionados com a Noite das Bruxas e o mais característico é percurso das crianças, de vizinho em vizinho, perguntando “Doçura ou Travessura?” à espera de obter resposta.

 

MÉXICO: O Dia dos Mortos

halloween-pelo-mundo-mexico

A cultura mexicana é uma das mais originais em relação ao 1 de novembro. Esta festividade desenrola-se durante dois dias: o primeiro do mês dedica-se à alma das crianças e o segundo à dos adultos. Existem muitas peculiaridades relacionadas com esta “Noite das Bruxas” à mexicana.

  • Ofertas de boas-vindas: fazem uma espécie de altares com comida e bebida, fruta, doces em forma de caveira e brinquedos para as crianças.
  • Visitas aos cemitérios, iluminando estes locais sagrados com velas sobre os túmulos e nos caminhos. Levam flores e em alguns casos até grupos musicais que interpretam as músicas favoritas dos defuntos ao pé do seu túmulo.
  • Catrinas em todo lado. São as peculiares caveiras, vestidas com trajes coloridos. Estão presentes tanto em representações, com figuras que se colocam em casas e lugares públicos, como em pastéis e guloseimas, dando a possibilidade de uma boa mordidela a umas das caveiras doces.
  • Do “trick or treat?” à “dá-me uma caveirita?”. A influência norte-americana nota-se sobretudo em muitos locais do México, que adoptaram certos pormenores da tradição norte-americana.

 

IRLANDA: Vamos começar a festa!

halloween-pelo-mundo-irlanda

Os Irlandeses adoram comemorações e no Dia dos Mortos não é excepção. Este é um dos países onde originou o que é hoje a Noite das Bruxas. Séculos depois, este evento pagão converteu-se numa desculpa para se divertir sem limites: passeios a cavalo temáticos, fogueiras e fogo-de-artifício e muitos disfarces. Entre os jogos que se organizam estão o “apanhar” maçãs com a boca ou organizar uma caça ao tesouro entre crianças e adultos. A gastronomia, tal como em Espanha e noutros lugares do mundo, é uma parte importantíssima da celebração: doces que foram juntando, cocktails e maçãs com leite e cerveja que se transforma na bebida típica desta noite, a Lambswool.

 

ÁUSTRIA: A abóbora é a estrela

halloween-pelo-mundo-austria

O Festival Anual da Abóbora –Kúrbisfest– é perfeito para estas datas. Acontece numa localidade no sul da Áustria, lugar de Retz, próximo da fronteira com a República Checa. Durante dois dias, este povo encantador dedica-se a organizar um evento, sendo a abóbora a protagonista, com objectos iluminados, desfile de Noite das Bruxas, música e excelente gastronomia.

Outra das características da Noite das Bruxas austríaca é que, ao estilo do que se faz no México, se deixa água, pão e uma lamparina acesa na mesa, caso os espíritos nos visitem essa noite e queiram comer ou beber.

 

HONG KONG: Yue Lan, O Festival dos Fantasmas Famintos

halloween-pelo-mundo-hong-kong

Crendo que os fantasmas convivem connosco na noite de 31 de outubro para 1 de novembro, queimam-se imagens de frutas ou fotocópias de dinheiro para que tudo chegue ao mundo dos espíritos… Para apaziguar as suas almas! O “Matsuri” também é famoso, um festival de rua a abarrotar de jovens, tendas e bares, com música e bebidas para comemorar este evento.

Etiquetas

Sobre o Autor

Rumbo

Rumbo

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook