Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > Tudo o que pode fazer grátis na cidade do Porto

O que ver

Tudo o que pode fazer grátis na cidade do Porto

Tudo o que pode fazer grátis na cidade do Porto
Dezembro 29
07:30 2015

O Porto é uma cidade com muita vida onde é possível viver programas interessantes sem ter de gastar um euro. Não acredita? Reunimos uma série de sugestões para que possa visitar a cidade Invicta sem que isso lhe faça mossa na carteira. Desde jardins para visitar, parques onde passear, a galerias de arte, museus e até locais bem desconhecidos da maior parte dos turistas… Veja também voos baratos para o Porto no site da Rumbo.

 

1 – Passear no Parque da Cidade

Parque da Cidade (autor: Pedro Pereira / Flickr Creative Commons)

Parque da Cidade (autor: Pedro Pereira / Flickr Creative Commons)

Pode começar a caminhada pelo Parque da Cidade pelas entradas da Circunvalação ou Avenida da Boavista ou começar prontamente junto do mar, onde terá certamente a melhor vista. O Parque da Cidade do Porto tem 83 hectares – com vários lagos e esplanadas – e é o maior parque urbano do país. Ao fim de semana é o local onde as famílias se reúnem, passeiam e andam de bicicleta. Mas também é onde se praticam alguns desportos, tendo inclusive campos de futebol.

 

2 – Passear no Palácio de Cristal

Palácio de Cristal (autor: amaianos / Flickr Creative Commons)

Palácio de Cristal (autor: amaianos / Flickr Creative Commons)

Além dos bonitos e românticos jardins do Palácio de Cristal, admire daqui uma vista soberba sobre o rio Douro. Passeie na Avenida das Tílias, ladeada de frondosas árvores, e aproveite para brincar com os mais novos no parque, com escorregas. Tem também aqui a moderna Biblioteca Almeida Garrett onde pode ler livros ou revistas gratuitamente. Também na mesma biblioteca pode ter acesso a várias atividades gratuitas para miúdos e graúdos.

 

3 – Visitar a Sé Catedral

Sé Catedral do Porto e Igreja dos Grilos (autor: Pedro Paulo Palazzo / Flickr Creative Commons)

Sé Catedral do Porto e Igreja dos Grilos (autor: Pedro Paulo Palazzo / Flickr Creative Commons)

A Sé Catedral do Porto começou a ser construída no século XII tendo sido terminada no século XIII. O seu interior é muito bonito e pode ver o seu significado histórico a partir de pormenores como a rosácea medieval e a galilé com azulejos, obra do conhecido Nicolau Nasoni. A entrada para a igreja é gratuita e só por si já merece uma visita – a entrada para os claustros da Sé e museu é paga.

 

4 – Visitar o Mercado do Bolhão

Mercado do Bulhão (autor: Terry Kearney / Flickr Creative Commons)

Mercado do Bulhão (autor: Terry Kearney / Flickr Creative Commons)

Infelizmente ainda não arrancaram as prometidas obras para este mercado histórico. Ainda assim aconselhamos uma visita ao Mercado do Bolhão que conserva muitos dos vendedores típicos de fruta, peixe, azeitonas, recordações da cidade e até tem local onde pode provar um cálice do famoso vinho do Porto. A entrada no mercado é grátis, por isso, não deixe de visitar.

 

5 – Estação de São Bento

Estacao-São-Bento-@-Viaje-Comigo

É um local histórico e muito bonito e de visita grátis, até porque é a entrada para a estação de comboios, que funciona em pleno. Pode admirar os painéis de azulejos da Estação de São Bento que representam momentos da história de Portugal como ,por exemplo, a entrada de D. João I na cidade do Porto para celebrar o seu casamento com D. Filipa de Lencastre. A estação foi inaugurada em 1916 mas o primeiro comboio já lá tinha chegado em 1896.

 

6 – Exposições

Para visitar as exposições das Galerias de Arte de Miguel Bombarda, a entrada é completamente gratuita. E de dois em dois meses há inaugurações simultâneas neste Quarteirão das Artes, com festa nas ruas, música, performances, etc. Fique atento à agenda da cidade para saber quando pode viver esse ambiente de festa.

 

7 – Serralves

Jardins da Fundação Serralves (autor: Diego Portela / Flickr Creative Commons)

Jardins da Fundação Serralves (autor: Diego Portela / Flickr Creative Commons)

Visitar Serralves ao domingo de manhã é grátis. Até às 13h00 de cada domingo pode entrar gratuitamente, passear pelos jardins do Parque e ainda visitar as exposições do Museu de Arte Contemporânea de Serralves. O bilhete deve ser levantado e a entrada deverá ser feita antes das 13h00. Serralves tem também festas temáticas, durante o ano, com entrada livre. Verifique a agenda da instituição para saber das atividades grátis para toda a família.

 

8 – Museu Soares dos Reis

No primeiro domingo de cada mês pode visitar o museu gratuitamente. O Museu Soares dos Reis foi fundado em 1833 mas aqui instalado desde 1940. Tem diversas exposições permanentes com coleções de ourivesaria, escultura, cerâmica, mobiliário, pinturas, entre outros, sem esquecer a obra Desterrado, do patrono do museu, o escultor António Soares do Reis.

 

9 – Vista sobre a Ribeira

Porto-©-Viaje-Comigo

Suba à Serra do Pilar ou ao Jardim do Morro, do lado esquerdo do Douro, em Vila Nova de Gaia, para tirar as melhores fotografias do rio, da ponte Luís I e da cidade do Porto. Aproveite para fazer a travessia a pé pela ponte Luís I, construída entre 1881 e 1888, que recebeu a linha de metro no tabuleiro superior.

 

10 – Fotografia

Visite as exposições do Centro Português de Fotografia e o próprio edifício que é a ex-Cadeia da Relação onde esteve preso, por exemplo, o famoso escritor Camilo Castelo Branco, preso por adultério. Pode visitar as exposições permanentes e temporárias relacionadas com fotografia. A entrada é sempre gratuita. Encerra à segunda-feira.

 

11 – Foz do Douro

Passeio Alegre (autor: Jori Avlis / Flickr Creative Commons)

Passeio Alegre (autor: Jori Avlis / Flickr Creative Commons)

Veja o por do sol junto do mar na Foz do Douro. Passeie pela marginal passando no jardim do Passeio Alegre e, se o tempo e o mar o permitirem, vá até à ponta do farol. Passe depois pelas inúmeras esplanadas, viradas para o mar, e ocupe um dos bancos vermelhos para admirar um pôr-do-sol inesquecível.

 

12 – Festas na rua

A maior festa da cidade, dedicada a S. João leva todos às ruas com bailaricos por toda a cidade. Todos gratuitos! A noite de 23 para 24 de junho é a de maior folia e animação no Porto, mas não só. Também a festa de fim de ano e, os eventos perto do Natal, têm concertos e performances gratuitas nas ruas. É só ficar atento às agendas da cidade.

 

13 – Museu Romântico do Porto

Museu-Romantico-@-Viaje-Comigo

Aos fins de semana a entrada neste museu é gratuita. O Museu Romântico da Quinta da Macieirinha fica perto dos Jardins do Palácio de Cristal e conserva a decoração de uma casa burguesa do século XIX. Aqui viveu, exilado, Carlos Alberto, rei do Piemonte e da Sardenha, por isso vai encontrar alguns objetos pessoais deste monarca, que aqui faleceu em 1849.

 

14 – Museu do Vinho do Porto

Este núcleo do Museu do Vinho do Porto mostra a atividade comercial dos grandes néctares produzidos com uvas que vêm do Douro Vinhateiro, a mais antiga região demarcada do Mundo.

Tem entrada gratuita ao fim de semana, funcionando das 10h00-17h30 ao sábado e das 10h00-12h30 e 14h00-17h30 ao domingo.

 

15 – Muralha Fernandina

Muralha Fernandina (autor: António Pedro Neves / Flickr Creative Commons)

Muralha Fernandina (autor: António Pedro Neves / Flickr Creative Commons)

Este não é um dos pontos mais turísticos da cidade porque pouca gente conhece o facto de poder ser visitado… e de forma gratuita! A entrada é feita através dos Guindais, pelo Largo Primeiro de Dezembro, passando pelo arco que liga à igreja de Santa Clara (junto da Polícia). A muralha Fernandina (nome dado porque foi mandada construir por D. Fernando) foi edificada em meados do século XIV e início do século XV, de forma a substituir a cerca medieval existente.

 

Resta aproveitar tudo o que pode fazer gratuitamente no Porto e divertir-se! Boa viagem!

Sobre o Autor

Susana Ribeiro

Susana Ribeiro

Jornalista, adora contar histórias e é uma apaixonada por viagens. Susana Ribeiro encontra sempre um pretexto para passear. Depois de escrever, para vários órgãos de informação, sobre turismo, gastronomia, vinhos e viagens… decidiu colocar todas as suas dicas no ViajeComigo.com. As suas sugestões são para incentivar outros a descobrirem novas paragens. Por isso, diz: “Há sempre um sítio novo para conhecer, nem que seja na sua própria cidade. Cada viagem e viajante são singulares. Conheça o mundo à sua maneira”.

1 Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook