Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > O que ver em Valência: um paraíso a descobrir

O que ver

O que ver em Valência: um paraíso a descobrir

O que ver em Valência: um paraíso a descobrir
Novembro 18
09:22 2016

Encanto a cada recanto. Eis uma expressão que poderia definir, de forma rápida e simples a extensa lista de atrativos que fazem com que valha a pena visitar Valência. Localizada na costa mediterrânica, em Espanha, este é um destino que vive com o beijo do mar e o apelo do sol, que brilha durante quase todo o ano.

Em Valência, encontrará maravilhas naturais e maravilhas erigidas pela mão do homem, ligadas a uma gastronomia saborosa e a uma agenda cultural onde se somam eventos internacionais de grande prestígio. Saber o que visitar em Valência irá fazer com que saiba melhor como aproveitar a sua viagem. Neste artigo procuraremos ajudá-lo nesta tarefa, fazendo a sugestão de algumas das coisas que deve ver, fazer e comer durante a sua estadia neste destino fabuloso.

1. O que ver em Valência

Cidade antiga, cujas primeiras referências datam, já, do século II A.C., Valência conta com diversos pontos de interesse: museus, edifícios centenários, praças e até construções mais recentes. Recomendamos vivamente uma visita às Torres de Quart e às Torres de Serranos. Também a Praça de Almoina e o Palácio de la Generalitat merecem uma visita.

Do seu roteiro terá ainda de fazer parte um dos edifícios góticos mais importantes da Europa, a Lonja de La Seda (considerado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO) e o Palácio del Marqués de Dos aguas, um dos que melhor representa a arquitetura barroca em toda a Espanha.
Vale também a pena visitar a Basílica erigida à Santa Padroeira da cidade de Valência: a Virgem dos Desamparados.

Além destes locais, tratando-se de um destino onde as culturas ficaram impressas pela presença incontestável de um sólido passado histórico, valerá também a pena perder-se nos corredores de um dos muitos museus da região. Recomendamos aos amantes das artes uma visita ao Museu de Belas Artes, ao Almudín e ao Instituto Valenciano de Arte Moderna. Para quem quiser conhecer melhor a tradição local, o Museu Taurino, o Museu do Arroz e o Museu Fallero e do Artista Fallero. Os que preferirem arqueologia encontrarão o que procuram em museus como o da Pré-história de Valência ou o Centro Arqueológico de L’Amoina. O que é facto é que, procure o que procurar, Valência terá, de certeza, o museu certo para o seu gosto.


ciudad-artes-y-ciencias

2. O que fazer em Valência

São cerca de 300 dias de sol por ano, com uma temperatura média de 20º e, claro, a praia não podia deixar de ser a nossa primeira sugestão, para que possa aproveitar ao máximo a sua estadia nesta região espanhola. Praias como La Malvarrosa, Cabanyal, Perellonet, La Garrofera, El Saler,Pinedo, L’Arbre del Gos e La Devesa irão convidá-lo a aproveitar as maravilhas da areia branca e fina, do beijo gélido do oceano e da paz e tranquilidade que preenchem a alma das encostas e ecoam até ao horizonte.

Nestas praias poderá aproveitar para viver momentos de sossego, deitar-se ao sol, aproveitar para jogar raquetes ou voleibol com os seus amigos ou aventurar-se no mundo dos desportos de mar, como o surf ou o bodyboard.

Além das praias, no entanto, existem muitas outras opções para quem quer aproveitar o seu tempo na maravilhosa região valenciana. Recomendamos, também, aos amantes das duas rodas, um passeio de bicicleta nos maravilhosos Jardins do Turia. No local mais telúrico desta moderna cidade será convidado a ver uma paisagem luxuriante e verde e a passar por monumentos, ponte e museus que datam da época medieval.

Outra opção será explorar a tradição regional, investigando as lojas de artesanato. No centro de uma cidade moderna e cosmopolita, estes pontos de comércio tradicional sobrevivem em locais como o Bairro de Ruzafa ou o Eixample ou no Centro Histórico. Será um convite para que conheça o melhor que a tradição espanhola trouxe até aos nossos dias e para adquirir fantásticas peças de moda e artesanato.

E, porque o dia não termina até que o sol se ponha, a melhor forma de terminar o seu será observar o pôr-do-sol. Recomendamos que se dirija ao Parque Natural de La Albufeira e que se aventure num passeio de barco, para assistir ao espetáculo diário de luz, cor e mar que o sol lhe oferece todos os dias

3. O que comer em Valência

A gastronomia espanhola ganha, em Valência, uma nova vida. Recomendamos que aproveite os maravilhosos espaços (afinal, os olhos também comem!) e que aproveite os áreas panorâmicas nos quais pode provar a comida mais tradicional de todas: a Paelha. Este prato trará até si sabores de terra, mar e especiarias e promete que acontecerá, na sua boca, uma verdadeira festa sensorial.

Para quem preferir verdadeiros momentos de degustação, nada será melhor do que experimentar as tradicionais tapas. Mexilhão, presunto, batatas bravas, puntillas, chocos grelhados e muitos outros petiscos estarão à sua espera e farão as suas delícias. Com estes, poderá provar o refresco tradicional da região: a orchata, bebida que se realiza com a chufa, um fruto cujo cultivo é exclusivo da zona de Valência.

Os sabores de Valência ficarão completos com um doce à luz da lua ou com uma cerveja fresquinha, numa das muitas esplanadas locais.

paella

4. Eventos e Espetáculos imperdíveis

Caso a sua estadia coincida com os festivais e eventos que esta cidade alberga, deixamos a recomendação para que não deixe de os aproveitar. Entre os mais conceituados encontram-se os encontros desportivos Valencia Open Tenis 500 e o grande prémio de Fórmula 1 europeu. Momentos recheados de adrenalina e que farão, por certo, o seu coração bater mais forte.

Além do desporto, também a festa tradicional Fallas valerá a pena, para quem visite a cidade durante o mês de Março: um momento que o convidará a assistir a concertos, arraiais e festivais de pirotecnia.

Trata-se de uma verdade universal: Valência é um paraíso para quem gosta de viajar. Concentrado numa só cidade, irá encontrar aqui o antigo e o moderno, a cultura e o lazer, o passado e o presente, a alegria e o saudosismo. Estes estarão de mãos dadas em cada esquina, à espera que os visite, para poderem fazer das suas férias um momento que durará para sempre na sua memória.

Foto: © zx6r92

Etiquetas

Sobre o Autor

Marina

Marina

Viajar alimenta-nos a alma de conhecimento das coisas, dos outros e de nós próprios. Gostava de viver mil anos para conhecer mil destinos! É a escrita que me compensa o sonho quando a realidade tarda.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook