Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
 Últimas Notícias
Home > O que ver > O que ver na aldeia histórica de Belmonte

O que ver

O que ver na aldeia histórica de Belmonte

O que ver na aldeia histórica de Belmonte
Dezembro 30
08:16 2016
3
SHARES

A aldeia histórica de Belmonte, local de nascimento de Pedro Álvares Cabral (responsável pela descoberta, ou “achamento” do Brasil) é uma das 12 aldeias históricas de Portugal na zona da Beira Interior, neste caso específico da Beira Baixa. É um local que transborda de História por todos os seus cantos e recantos. Para todo o lado onde se olhe encontram-se vestígios da sua forte relação com a comunidade judaica e da sua influência numa das Eras mais gloriosas de Portugal. Há muito para ver e fazer em Belmonte.

Abaixo segue uma lista de locais a visitar nesta aldeia histórica que poderá dar uma ajuda numa futura visita. A melhor forma de chegar até Belmonte e visitar a zona envolvente passa pelo aluguer de um carro, que poderá ser feito através do portal da Rumbo.

Castelo de Belmonte

castelo-belmonte

Declarado Monumento Nacional em 1927, o Castelo de Belmonte está localizado no topo da colina e data do século XIII. Foi residência da família Cabral (à qual pertencia Pedro Álvares Cabral), tendo sido abandonado nos finais do século XVII devido a um incêndio no seu interior. Em 1992 foi construído um anfiteatro que tem vindo a receber espectáculos variados ao longo dos anos. Na antiga Torre de Menagem encontra-se uma exposição permanente de diversos itens encontrados em escavações ao longo do ano.

Sinagoga Beit Eliahu

sinagoga-belmonte

A comunidade judaica de Belmonte conseguiu, apesar da pressão e perseguição exercida durante a época da Inquisição, preservar as suas tradições e rituais ao longo do tempo em segredo. A Sinagoga Beit Eliahu foi inaugurada em 1996 na altura em que se assinalavam os 500 anos do Édito de D. Manuel que ordenava a expulsão de judeus e muçulmanos do território português. A Sinagoga poderá ser visitada de Domingo a 2ª feira, mediante marcação prévia junto da Empresa Municipal de Belmonte.

Museu Judaico

museu-judaico-belmonte

O Museu Judaico de Belmonte faz uma homenagem a todos os Judeus que durante séculos resistiram à perseguição de que foram alvo e à sua importância na própria história de Belmonte. Está recheado de peças históricas e objectos utilizados ao longo dos anos em segredo pela comunidade judaica em Belmonte. É um local muito interessante que, pelo menos a mim, me abriu os olhos para uma história que eu desconhecia.

Museu dos Descobrimentos

museu-descobrimentos-belmonte

O Museu dos Descobrimentos está localizado no logradouro do Solar dos Cabrais, a antiga residência da família Cabral. Leva-nos numa viagem interactiva pelos 500 anos da descoberta do Brasil por 16 salas diferentes. Ao longo da exposição, vários ecrãs interactivos dão pormenores interessantíssimos sobre objectos e episódios históricos. Pelo caminho passamos por uma sala preenchida por ecrãs do chão ao tecto. Sente-se nas almofadas no meio da sala ou nas cadeiras que lá se encontram para sentir o que seria estar a bordo de uma das naus que navegavam rumo ao Brasil. Ao avançar pela exposição temos contacto com vários pormenores da cultura brasileira como a música, a literatura da vaga de imigração de portugueses para o Brasil… É um local fascinante tanto para adultos como para crianças, a não perder numa visita a Belmonte. Pode ser adquirido um bilhete único ou um bilhete combinado que por €7,50 dá acesso a vários museus e locais de interesse histórico em Belmonte.

Antigo Paço do Concelho e Pelourinho

pacos-concelho-belmonte

O antigo Paço do Concelho está localizado no Largo do Pelourinho, na zona histórica de Belmonte. Diz-se que as suas pedras de armas foram picadas durante as Invasões Francesas por Belmonte não se ter rendido.

Centum Cellas

centum-cellas-belmonte

Localizado em Colmeal da Torre, a cerca de 5 kms do centro de Belmonte, diz-se que Centum Cellas foi em tempos uma vila Romana do século I d.C. No entanto a sua funcionalidade ainda se mantém um mistério. Há quem diga que possa ter sido um templo, uma prisão ou uma albergaria para viajantes.

Estátua de Pedro Álvares Cabral

estatua-pedro-belmonte

Na terra natal de Pedro Álvares Cabral, o homem responsável pela descoberta/achamento do Brasil em 1500, não poderia faltar uma estátua em sua honra. Foi inaugurada em 1961 pelo então Presidente do Brasil Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Solar dos Cabrais (Biblioteca e Arquivo Municipal)

solar-cabrais-belmonte

O Solar dos Cabrais é o nome por que é conhecida a antiga residência da família de Pedro Álvares Cabral. Este imponente edifício alberga actualmente a Biblioteca e o Arquivo Municipal de Belmonte. No seu logradouro encontra-se o Museu dos Descobrimentos já referido acima.

Ecomuseu do Zêzere

ecomuseu-belmonte

O Ecomuseu do Zêzere ocupa outro edifício histórico de Belmonte, a antiga Tulha (Celeiro) dos Cabrais. Com uma função pedagogica, é aqui possível acompanhar todo o percurso do Rio Zêzere desde a nascente até à foz com pormenores sobre a sua flora e fauna.

Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais

igreja-santiago-belmonte

Classificada como Monumento Nacional, a Igreja de Santiago data de 1240. Está localizada num dos caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela e era um dos locais a que os peregrinos recorriam no decorrer do seu percurso. No interior da igreja é possível ver ainda vestígios de frescos no seu tecto e paredes e uma Pietá (escultura de Nossa Senhora da Piedade) de cerca de 1,5m de altura, datada do século XIV. Junto à Igreja encontra-se ainda o Panteão dos Cabrais onde estão guardadas as cinzas de Pedro Álvares Cabral e outros membros da família.

3
SHARES
Etiquetas

Sobre o Autor

André Parente

André Parente

Começou a viajar com a mãe quando ainda pequeno e redescobriu esse vício alguns anos mais tarde. Defende que viajar sozinho e por tempo prolongado é o melhor caminho para o auto-conhecimento e, depois de 10 anos de trabalho convencional, largou o comodismo para se dedicar a projectos próprios como o Tempo de Viajar e o Local Porto. A sua máxima em viagem é não ter máxima nenhuma e ir simplesmente ao sabor da vontade.

2 Comentários

  1. Nicole
    Nicole Janeiro 26, 17:30

    Desculpe o comentário, mas tem a certeza que Belmonte é uma aldeia? Eu passei lá muitas férias da minha infância e a não ser que tenha mudado entretanto, Belmonte é uma vila.
    Parabens pelo blog 😉

    Responder a este comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook