Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
 Últimas Notícias
Home > Roteiros de Viagem > Oleoturismo, um roteiro diferente – e com muito sabor – por terras andaluzas

Roteiros de Viagem

Oleoturismo, um roteiro diferente – e com muito sabor – por terras andaluzas

Oleoturismo, um roteiro diferente – e com muito sabor – por terras andaluzas
Outubro 31
08:14 2016

Muito perto daqui, no país vizinho, estende-se aquela que é a região líder na produção mundial de azeite, as terras de Jaén. Em torno deste, que é conhecido como ‘ouro líquido’, tem-se vindo a criar toda uma cultura intimamente relacionada com a gastronomia e o turismo rural, assim como de desfrutar de uma envolvente natural privilegiada, em que um mar de oliveiras se converteu num orgulho e em emblema da zona.

Tendo em conta que, por estas alturas, quando os dias se tornam mais amenos, o campo se torna mais apetecível para apreciar tudo o que a Mãe Natureza nos oferece. É por essa razão que vos damos a conhecer uma série de actividades subordinadas ao neologismo ‘oleotourismo’. Querem acompanhar-nos neste roteiro pela Andaluzia?

Itinerário pelos moinhos onde o azeite é produzido

A partir de 20 de Outubro, está disponível aquela que é uma das experiências mais procuradas pelos visitantes. Podemos conhecer em primeira mão como se prepara esta iguaria, que é a base da dieta mediterrânica. Como? Visitando moinhos como o do Cortijo Espíritu Santo, em Úbeda. Esta bela cidade renascentista mostra-nos como as azeitonas são transformadas em azeite. Outra opção altamente recomendável é a visita às instalações da empresa ‘Aceites Castellar’, num município com muito encanto que leva o mesmo nome.

turismo-aceite-de-oliva

Tratamentos wellness com azeite como segredo de beleza

Rumo ao Balneario San Andres, considerado estância termal desde 1853, sendo as suas águas declaradas de ‘utilidade pública’ em 1948. Está situada na cidade de Canena, rodeada por maravilhosas paisagens repletas de pinheiros e olivais, cenário perfeito para desfrutar dos melhores tratamentos e regressar a casa rejuvenescido. Uma vez aí recomenda-se percorrer a povoação, da qual se destaca um imponente palácio-castelo do século XVI. Está muito próximo do ponto anterior, Úbeda.

tratamientos-spa-aceite-de-oliva

Festividades e actividades em torno da colheita da azeitona e do azeite

Uma das datas mais importantes é a Festa Anual do Primeiro Azeite de Jaén, com jornadas gastronómicas e workshops, degustações, mercado de artesanato, conto de histórias para os mais pequenos… Vale a pena ficar a conhecer mais de perto estes rituais que tornam tão especial esta terra.

oleoturismo

Formação e diversão no Centro de Interpretação “Olivar y Aceite”

Seguimos pela zona, estamos por Úbeda. Esta é uma proposta interessante para ir com crianças, para mostrar-lhes um dos lugares de onde provém, e como se produz, este alimento tão importante para a nossa dieta diária. Contam com um museu onde se realizam workshops de degustação para aprender a diferenciar um bom azeite de outro.

turismo-oleo

Alojamento em fazendas, quintas e casas rurais cheias de encanto

Para descansar, nada como apostar numa dessas estalagens de singular arquitectura e situada em pleno olival. É um lugar perfeito para uma experiência “oleoturista”100% autêntica. Os seguintes estabelecimentos beneficiam de excelentes críticas: Cortijo de Ramón, no município de Cortijos Nuevos, em Segura de la Sierra; El Olivar Tramaya em La Iruela, uma antiga fábrica de azeite do século XIX entretanto restaurada; Cortijo Espíritu Santo, em Úbeda; ou Cortijo Salido Bajo, em Navas de San Juan.

Ubeda. Foto: Fraboof/ Flickr CreativeCommons.

Ubeda. Foto: Fraboof/ Flickr CreativeCommons.

Para organizar uma viagem cinco estrelas poderão dirigir-se ao Posto de Turismo de Jaén, onde se pode recolher informação de muitos destes programas e se dão referências de empresas que se dedicam a organizar actividades e eventos. Dispõem de uma secção especializada em oleotourismo, a OleoTour Jaén. Boa viagem…Divirtam-se!


© Artigo traduzido por Miguel Albuquerque.

Etiquetas

Sobre o Autor

María Sanchez

María Sanchez

Viajera, que no turista; periodista y bloguera, que no redactora. Porque no es lo mismo ser que estar, SOY comunicadora por vocación. Licenciada en Periodismo, con amplia experiencia en medios de comunicación y redes sociales, mi gran pasión es descubrir Mundo. La mejor forma de recordar un viaje, contándolo. Puedes encontrarme en la blogosfera y en las redes sociales. Bon voyage!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook