Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > Mercados Flutuantes de Can Tho

O que ver

Mercados Flutuantes de Can Tho

Mercados Flutuantes de Can Tho
Janeiro 12
07:34 2016

Muitas das pessoas que visitam a Ásia encontram referências a mercados flutuantes e não conseguem resistir a inclui-los nos seus planos. Quem vai à Tailândia, por exemplo, encontra maneira de visitar um desses mercados flutuantes nos arredores de Bangkok. Mas as soluções mais evidentes apresentam um problema: estes mercados tornaram-se artificiais, com muitos visitantes estrangeiros a visitá-los, adaptaram-se, perderam o toque genuíno.

E é aqui que entra Can Tho, uma encantadora cidade do sul do Vietname, uma das referências urbanas do extenso delta do rio Mekong. Nas suas imediações encontram-se dos mais espectaculares mercados flutuantes e não é nada complicado visitá-los. Na Rumbo poderá encontrar hotéis baratos no Vietname sem grandes problemas.

 

Um pouco sobre a cidade

Mekong mercado flutuante mercados flutuantes can tho, mercado flutuante can tho, mercado flutuante vietname, mercados flutuantes vietname, onde ver mercados flutuantes, como conhecer os mercados flutuantes

Mekong floating matket

Quem for a Can Tho não o fará apenas pelos seus mercados flutuantes. Apesar de não ter grandes referências para o turista, a cidade oferece algo sem preço: um postal da vida quotidiana de um Vietname afastado das grandes rotas turísticas e um povo com uma hospitalidade sem fim.

Chega-se a Can Tho com facilidade a partir de Saigão (ou Ho Chi Minh, como se chama desde a unificação do Vietname). Existem autocarros modernos que fazem a ligação, com partidas constantes.

Depois, há que dar tempo à cidade, passear um pouco, interagir com as gentes, usufruir do momento. E começar a preparar o grande dia do mercado. Existem agências que tratam de tudo e os preços não são especialmente caros. É coisa para custar uns 30€ por pessoa, passeio de dia inteiro, e se tudo for bem feito é dinheiro muito bem gasto.

 

O Passeio Fluvial

mercados flutuantes can tho, mercado flutuante can tho, mercado flutuante vietname, mercados flutuantes vietname, onde ver mercados flutuantes, como conhecer os mercados flutuantes mekong

A saída dá-se tão cedo que a noite ainda reina. O sol há-de se erguer a caminho, enquanto o pequeno barco que se dirige ao mercado sulca as águas do Mekong.

O cenário transporta-nos para aqueles filmes sobre a guerra do Vietname. Que ainda se vão vendo mas que marcaram as gerações que cresceram a ver Oliver Stone e películas como Apocalypse Now. Era aqui que tudo se passava. Mas antes que possamos perder-nos no nosso imaginário chegamos lá….

Ao longe avista-se a azáfama do mercado. Embarcações maiores são abraçadas por um sem número de pequenos barquitos. São os agricultores de paragens distantes, afastadas do asfalto e sem acesso aos mercados convencionais de cidade que descem o rio e vêm transaccionar as suas produções. Ao seu encontro vêm os pequenos negociantes, adquirem os legumes e frutas para venderem ao cliente final. E com tudo isto enchem o rio de cor e movimento.

rio mekong, mercados flutuantes can tho, mercado flutuante can tho, mercado flutuante vietname, mercados flutuantes vietname, onde ver mercados flutuantes, como conhecer os mercados flutuantes

Os barcos carregados com produtos exibem uma amostra, espetada numa estaca alta, para que todos os interessados saibam o que ali encontrarão. Pode ser um ananás ou um molho de cebolas. Lá em cima, a anunciar.

E depois há os negócios acessórios. Aquele mercado, como a qualquer mercado, acorrem todos os que pensam ser possível ganhar o dia. Em pequenas pirogas deslocam-se senhoras que vendem refrigerantes. Encontra-se até um vendedor flutuante de taludas.

Se fizer o seu trabalho como deve ser o barqueiro que mostra ao mercado circulará pelo meio de tudo disto, muito devagar. Depois, regressa, faz uma outra passagem. Quando o visitante saciou a sua vontade imediata de explorar um mercado flutuante, segue para um outro, mais distante, mais pequeno.

 

E para além do mercado… ?

Mekong Delta in Vietnam rio mekong, mercados flutuantes can tho, mercado flutuante can tho, mercado flutuante vietname, mercados flutuantes vietname, onde ver mercados flutuantes, como conhecer os mercados flutuantes

Delta do rio Mekong no Vietname

Convém contudo manter em mente que o comércio de rio não é o único atractivo de um dia em cheio. O Mekong fervilha de vida e há muito mais para ver. Pequenos detalhes da vida quotidiana. A jovem que lava roupa nas águas do rio. Os velhotes sentados à porta de casa, quase com os pés emersos, conversando sobre outros tempos.

Depois, se conseguir um barqueiro de qualidade, o regresso dos mercados pode-se fazer por outros caminhos, afastados do leito principal, por canais que funcionam como ruas, casas nas margens, pessoas nas suas vidas de sempre. Tudo isto contribuirá para um dia inesquecível. Na hora de despedida certamente haverá vontade de dar uma gratificação extraordinária ao barqueiro ou, mais provavelmente, à barqueira, que o terá guiado nesta experiência única.

Etiquetas

Sobre o Autor

Ricardo Ribeiro

Ricardo Ribeiro

Ricardo Ribeiro: Nasceu e cresceu em Lisboa. Foi para o Algarve. Licenciou-se em História, andou dez anos com os galões dourados da Armada, até que mandou as rotinas à fava e passou a fazer websites. Agora está aqui, pronto para partilhar o que viu no Planeta. Lê, vê cinema, anda de moto 4, faz Geocaching e é Couchsurfer.

1 Comentário

  1. Filipe Morato Gomes
    Filipe Morato Gomes Janeiro 13, 15:28

    Excelente sugestão, Ricardo. Grande abraço.

    Responder a este comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook