Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
 Últimas Notícias
Home > Roteiros de Viagem > 11 passeios pelo Oeste em família: praias, natureza e cultura

Roteiros de Viagem

11 passeios pelo Oeste em família: praias, natureza e cultura

11 passeios pelo Oeste em família: praias, natureza e cultura
Dezembro 16
08:56 2016

É bastante fácil encontrar pretextos para passear em familia pelo oeste. É das regiões de Portugal com mais diversidade que conheço. Um território a Norte de Lisboa, entre o Oceano Atlântico e a Serra do Montejunto. Tem muito bons acessos e inclui concelhos tão interessantes como os de Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré ou Peniche.

E por estar tão perto da capital portuguesa é uma boa escolha para usufruir de passeios de apenas um dia, um fim-de-semana ou até mesmo várias semanas de férias.

Tem excelentes praias, lindas paisagens, centros urbanos com todas as mordomias modernas, importantíssimos vestígios históricos. Além disso, goza de um clima bastante ameno, uma gastronomia verdadeiramente deliciosa, recheada de sabores caseiros, bom vinho e fruta.

Conheçam então algumas sugestões para conhecer o oeste em família, sem qualquer dúvida, um destino perfeito para visitar com as crianças:

BALEAL

praia-baleal

São várias praias à disposição e até uma ilha (na verdade, é uma península mas todos a conhecem por ilha do Baleal) por isso dá para escolher diariamente qual o melhor poiso, conforme o nível de ondulação preferida. Existem restaurantes e cafés abertos durante todo o ano. Muitos surfistas e um fantástico ambiente familiar.

FOZ DO ARELHO

foz-do-arelho

Existem duas zonas de banho bem definidas, o mar e a lagoa de Óbidos. A primeira opção pode ser demasiado agitada para as crianças, por isso é nas águas planas da lagoa que normalmente se encontram as famílias com filhos pequenos. Existem bastantes restaurantes e estruturas desportivas para todos (balizas e redes de diversos jogos na areia).

SÃO MARTINHO DO PORTO

sao-martinho-do-porto

A praia está numa baía e por isso o mar é sempre muito calmo. Durante o Verão há normalmente bastante animação e actividades aquáticas a decorrerem, mas os insufláveis na água são sem dúvida os nossos preferidos. O parque infantil de madeira em cima da areia e os típicos vendedores de bolas de berlim são uma verdadeira delícia. Não falta oferta de restaurantes bem em frente ao mar.

NAZARÉ

nazare

Tem um enorme calçadão e restaurantes que servem as tradicionais sardinhas assadas na brasa. O típico traje das sete saias ainda é usado por muitas das mulheres que vendem na rua. Nos últimos anos, o sufista McNamara conseguiu colocar o nome desta praia no mapa por causa das ondas gigantes que acontecem durante o Inverno. Um dos nossos passeios preferidos é andar no teleférico, a vista desde o Sítio é realmente deslumbrante.

TAPADA NACIONAL DE MAFRA

palacio-de-mafra

Esta tapada, muito perto de Mafra, está em plena sintonia com a natureza. Tem ar puro, um riacho, árvores, plantas e mais de 300 animais em liberdade entre javalis, gamos, veados ou raposas. Da lista das actividades disponíveis constam passeios pedestres e de charrete, tiro com arco, circuitos de comboio, observação de pássaros e espectáculos de aves de rapina.

SALINAS DE RIO MAIOR

salinas-rio-maior

Estão a cerca de 30 quilómetros de distância do mar e são as únicas salinas de interior em Portugal. O motivo do passeio pode ser precisamente para mostrar aos miúdos a origem dos tais grãos brancos que se utilizam nos cozinhados. Existe muita escolha de restaurantes e lojinhas. São de entrada gratuita e estão abertas todo o ano. Um excelente motivo para visitar o oeste em família.

GRUTAS DE MIRA DE AIRE

Gruta do Moinho Velho (fonte: Wikimedia Commons / Licença CC)

Gruta do Moinho Velho (fonte: Wikimedia Commons / Licença CC)

Abertas ao público há mais de 40 anos, são as maiores grutas de Portugal. E são as características muito raras, que se conjugam numa zona de serra calcária em que não há rios à superfície, que dão forma às espectaculares formações da gruta. Nos cerca de 600 metros visitáveis (com 17 graus de temperatura) estamos sempre acompanhados por um guia. Para baixo é preciso percorrer 683 degraus, para cima existe elevador.

MONUMENTO NACIONAL DAS PEGADAS DE DINOSSÁURIOS

049077099083086X0302Y066100F000000000

Fonte: Wikimedia Commons / Licença CC

Tem mais de mil pegadas e é considerado o maior trilho de dinossauros do mundo. Sendo também o mais antigo (com cerca de 175 milhões de anos). Esta importante descoberta aconteceu há cerca de 20 anos, durante os trabalhos numa pedreira. As marcas das mãos e dos pés dos dinossáurios terão ficado agarradas ao solo quando o terreno era uma zona pantanosa. Hoje é um lugar de vistas muito bonitas e de um silêncio desconcertante.

MOSTEIRO DA BATALHA

mosteiro-da-batalha

O edifício é realmente bonito e a sua construção marca um dos episódios mais importantes da História de Portugal: a vitória das tropas portuguesas contra os castelhanos em 1385. A gigante estátua de D. Nuno Álvares Pereira, em frente ao Mosteiro da Batalha, está lá para relembrar isso mesmo. Os miúdos podem aproveitar os espaçosos corredores ou jardins para correr e aprender um pouco mais sobre a vida naquele mosteiro. As janelas da igreja têm uns belíssimos vitrais coloridos que merecem ser apreciados com calma.

VILA DE ÓBIDOS

obidos

É um lugar cheio de charme e de histórias. A passagem dos mouros deixou marcas visíveis até hoje, as ruas continuam estreitas e tortas. As casas são pequenas, caiadas de branco com vasos de flores à janela. O Castelo é imponente. E o passeio pelo cimo das muralhas imperdível. Durante todo o ano, existem vários eventos que dão ainda mais vida a esta pitoresca Vila da Região Oeste (festival de chocolate, mercado medieval, vila natal).

BACALHÔA BUDDHA EDEN

buddha-eden

Também é apelidado de Jardim da Paz e intitula-se como o maior jardim oriental da Europa. É um excelente passeio para pais, filhos e netos. Um lugar muito tranquilo e bonito, apesar dos seus 4 0 hectares cheio de plantas exóticas e esculturas de autores nacionais e internacionais. Faz parte de uma quinta de vinhos, por isso as vinhas estão ali lado a lado com o jardim. Tem um restaurante, um comboio, lagos com peixes, patos e tartarugas. Pretende dar a conhecer todas as religiões do mundo com igual respeito.

Sobre o Autor

Joana Batista

Joana Batista

Aos 21 anos fez a sua primeira grande viagem a solo, ficando a morar e a estudar um ano nos Estados Unidos. Hoje partilha o constante olhar curioso pelo mundo com os seus dois filhos. Decidiu criar o ViajarEmFamilia.com precisamente para inspirar e tentar ajudar, com muitas dicas e sugestões, outras famílias que também gostam de explorar destinos especiais em Portugal, na Europa e no Brasil. E demonstrar assim que viajar em família além de ser possível, pode ser bastante divertido!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook