Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > Descubra o Património da Humanidade nos arredores de Madrid

O que ver

Descubra o Património da Humanidade nos arredores de Madrid

Descubra o Património da Humanidade nos arredores de Madrid
Novembro 12
09:01 2015

Incrivelmente Espanha, que ocupa a terceira posição no ranking de países com mais locais classificados como património da humanidade pela UNESCO, não tem nenhum destes na sua capital, Madrid.

À sua frente, apenas a China com 48 locais e a Itália com 51, ultrapassam os 44 locais classificados em Espanha. Não há dúvida que Madrid alberga maravilhas merecedoras de serem incluídas na lista, tal como o seu centro histórico, o Palácio Real ou o “triangulo da arte” que inclui os museus do Prado, Reina Sofía e o Thyssen-Bornemisza.

A lista do património da Humanidade é anualmente atualizada pela UNESCO e inclui hoje 1031 locais classificados numa das três categorias: local cultural, local natural ou local misto. Esta lista é tida como referência por muitos viajantes em todo o mundo para a seleção dos pontos de interesse a visitar em cada país.

 

Segóvia

Catedral de Segóvia vista do Alcazár

Catedral de Segóvia vista do Alcazár

Olhe para cima e deixe-se deslumbrar com os arcos de um dos maiores e mais bem preservados aquedutos romanos do mundo. Quase 30 metros de altura e mais de 700 metros de arcos de granito, erguidos há quase 2000 anos, dominam a paisagem de Segóvia e forneceram durante séculos água potável à cidade.

Subindo daqui ao centro histórico irá encontrar a “Dama das Catedrais”, assim apelidada pelo seu tamanho e beleza.

No outro topo da colina em que se ergue a cidade encontra o Alcázar, um castelo apalaçado de origens islâmicas que mais parece saído de um conto de fadas. A juntar às ricas salas e exposições de armamento (este castelo funcionou nos últimos anos como academia militar) as vistas sobre os vales em redor trarão a paz necessária à sua viagem.

 

Cidade de Toledo

El Transparente na catedral de Toledo

El Transparente na catedral de Toledo

toledo_244411501

Das mesquitas convertidas às pequenas igrejas, das sinagogas à excêntrica catedral que junta estilos tão diversos como o gótico, o mujédar ou o barroco, Toledo é uma mistura de culturas, religiões e estilos arquitetónicos, transversal aos vários povos que ao longo dos séculos deixaram a sua marca nesta cidade das margens do Tejo.

O aço toledano, muito apreciado no fabrico de espadas e outro armamento, ajudou a colocar o nome da cidade nos livros de história. Hoje, no recuperado Alcázar, praticamente destruído durante a guerra civil espanhola, celebram-se as vitórias do exército espanhol.

A catedral, iniciada em estilo gótico no século XIII, viu as suas naves serem enriquecidas com joias da arte barroca, sendo o seu expoente máximo o El Transparente. Assim é designado o altar em talha dourada que parece elevar-se aos céus envolto numa luz mística.

 

Paisagem Cultural de Aranjuez

 

Uma das muitas fontes nos jardins de Aranjuez

Uma das muitas fontes nos jardins de Aranjuez

A sensação que se tem ao chegar a Aranjuez é a de estar a entrar no cenário de um conto de fadas. A uns 45 quilómetros a sul de Madrid encontramos, nas margens do Tejo, uma das residências da monarquia espanhola que se distingue sobretudo pela paisagem criada em seu redor.

O palácio, embora elemento central do conjunto, acaba por assumir uma posição secundária, tal é a excelência dos jardins a que os monarcas espanhóis se dedicaram a projetar e construir em seu redor.

 

Ávila

Muralhas de Ávila

Muralhas de Ávila

Muralhas. Que mais se pode dizer de Ávila? Certamente as mais impressionantes muralhas de toda a Espanha.

Ávila não fica, no entanto, para a história apenas por razões bélicas: esta é a cidade de Santa Teresa de Jesus.

 

El Escorial

shutterstock_63571162

Por fim mas não menos importante, o palácio de El Escorial, a uns 50 quilómetros de Madrid, é outro dos locais classificados pela UNESCO. Um edifício colossal nas encostas da serra de Guadarrama onde muitos dos reis espanhóis encontraram a sua última morada. Entre eles contam-se os Filipes, Carlos V e a sua esposa Isabel de Portugal.

 

Como ir

Esqueça o carro! O trânsito para entrar e sair de Madrid é infernal. Compre o seu voo para Madrid na Rumbo e uma vez na cidade, relaxe a comer umas tapas e beber mais um copo de vinho. Opte sempre pelos transportes públicos. Todos estes locais são acessíveis de comboio a partir de Madrid. El Escorial, Aranjuez e Alcalá de Henares são mesmo servidos pela rede Cercanias, os comboios urbanos de Madrid, com partidas frequentes das principais estações de metro da cidade.

Sobre o Autor

Samuel Santos

Samuel Santos

Em 2005 viajou até à Guiné com um grupo de escuteiros e, o contacto com aquele continente marcou-o de tal forma que no ano seguinte regressou, de carro. Decidiu começar a escrever o blog “Dobrar Fronteiras” (http://www.dobrarfronteiras.com/) com o intuito de inspirar e ajudar aqueles que lhe queiram seguir as pisadas. Acredita que viajar é para todos e sempre que pode, põe a mochila às costas e vai viajar.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook