Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > Percursos pedestres pelas Aldeias Históricas de Portugal – a Grande Rota 22

O que ver

Percursos pedestres pelas Aldeias Históricas de Portugal – a Grande Rota 22

Percursos pedestres pelas Aldeias Históricas de Portugal – a Grande Rota 22
Outubro 10
09:49 2016

Portugal é, felizmente, um país abençoado por paisagens naturais magníficas, um clima que faz inveja a muitos outros países europeus e uma história rica e extremamente interessante. E ultimamente, a divulgação e promoção destas características fantásticas pelo mundo tem contribuído para um aumento significativo do número de visitantes que todos os anos escolhem o nosso país como destino de férias. Para além de Lisboa, Porto e o Algarve, as restantes regiões de Portugal também têm vindo a ser cada vez mais visitadas não só por visitantes internacionais mas também por visitantes nacionais, que procuram descobrir o seu próprio país natal um pouco mais a fundo.

Na zona da Beira Interior existem 12 aldeias históricas verdadeiramente fascinantes a nível da paisagem natural em que inserem e do património arquitectónico e cultural que apresentam e que, sem dúvida, merecem uma visita o quanto antes. Uma das melhores e mais interessantes formas de percorrê-las é a pé (também é possível de bicicleta), através dos percursos definidos na região da Grande Rota 22 (GR22).

Neste artigo, encontrará mais informações sobre cada percurso da Rota , como as localidades por onde passam, a sua respectiva extensão e duração estimada. Poderá, assim, escolher a etapa que mais se adequar a si tendo em conta o nível de dificuldade ou percurso em questão. Para reserva de alojamento, pode sempre recorrer às várias opções que a Rumbo lhe oferece. Siga o seguinte link: Reservar alojamento em Portugal

Legenda: Ruínas de Castelo Mendo. (autor: Pedro Nuno Caetano / Flickr)

Legenda: Ruínas de Castelo Mendo. (autor: Pedro Nuno Caetano / Flickr)

ETAPA 1 | Sortelha – Castelo Mendo

Esta etapa leva-o numa caminhada pelas localidades de Urgueira, Sabugal, Souto, Alfaiates, Rebolosa, Aldeia da Ribeira, Vilar Maior, Malhada Sorda e Freineda. São cerca de 79 kms, com uma duração total de 18h30m.

ETAPA 2 | Castelo Mendo – Almeida

Nesta etapa passará pelas localidades de Leomil, Ansul, Aldeia Nova e pela Ponte Grande do Rio Côa. É uma etapa mais curta com cerca de 18 kms, com uma duração estimada de 4h30m.

Uma das entradas na aldeia histórica de Almeida. (autor: FreeCat / VisualHunt)

Uma das entradas na aldeia histórica de Almeida. (autor: FreeCat / VisualHunt)

ETAPA 3 | Almeida – Castelo Rodrigo

A terceira etapa da GR22 passa pelas localidades de Malpartida, Almofala, Mata de Lobos e pelo Convento de Santa Maria de Aguiar. Estende-se por cerca de 35 kms, com uma duração aproximada de 7h40m.

ETAPA 4 | Castelo Rodrigo – Marialva

Esta etapa passa pelas localidades de Freieda, Faia Brava, Juizo e Gateira. São cerca de 36 kms, com uma duração estimada de 9h.

As ruínas do castelo de Marialva. (autor: Pedro Nuno / Flickr)

As ruínas do castelo de Marialva. (autor: Pedro Nuno / Flickr)

ETAPA 5 | Marialva – Trancoso

A etapa que une Marialva a Trancoso passa pelas localidades de Rabaçal, Esporões, Moreira de Rei e Castaíde. Estende-se por cerca de 29 kms e tem uma duração estimada de 7h.

ETAPA 6 | Trancoso – Linhares da Beira

A sexta etapa da GR22 une Trancoso a Linhares da Beira e passa pelas localidades de Miguel Choco, Venda do Cepo, Aldeia Nova, Muxagata, Vila Soeiro do Chão, Mesquitela e Carrapichana. São cerca de 42 kms com uma duração estimada de 10h15m.

ETAPA 7 | Linhares da Beira – Piódão

A etapa que une Linhares da Beira a Piódão passa por Vale do Rossim, Sabugueiro, Senhora do Desterro, Lapa dos Dinheiros, Valezim e Vide. No total são cerca de 79 kms com uma duração estimada de 23h.

Ruas de Piódão. (autor: Maria João Proença / Arquivo pessoal)

Ruas de Piódão. (autor: Maria João Proença / Arquivo pessoal)

ETAPA 8 | Piódão – Castelo Novo

A etapa 8 une Piódão a Castelo Novo e passa pelas localidades de São Jorge da Beira, Aradas, Unhais o Velho, Portela de Unhais, Póvoa da Raposeira, Dornelas do Zêzere, Partida, Pereiros, São Vicente da Beira e Louriçal. A etapa estende-se por cerca de 87 kms e tem uma duração estimada de 24h.

ETAPA 9 | Castelo Novo – Idanha-a-Velha

A etapa 9 une Castelo Novo a Idanha-a-Velha, passando pelas localidades de Atalaia do Campo, Orca, Aldeia de Santa Margarida e Proença-à-Velha. São cerca de 44 kms com uma duração estimada de 9h45m.

ETAPA 10 | Idanha-a-Velha – Monsanto

A etapa 10 une a aldeia histórica de Idanha-a-Velha a Monsanto e passa pela localidade de Devesa. São cerca de 19 kms com uma duração estimada de 4h10m.

ETAPA 11 | Monsanto | Sortelha

A penúltima etapa une as aldeias históricas de Monsanto e Sortelha. Passa pela Aldeia de João Pires, Meimoa e  Meimão. O percurso estende-se por cerca de 74 kms e tem uma duração estimada de 17h50m.

ETAPA 12 | Sortelha – Belmonte

A última etapa une finalmente a aldeia histórica de Sortelha a Belmonte, num percurso com uma duração estimada de 4h20.

Etiquetas

Sobre o Autor

André Parente

André Parente

Começou a viajar com a mãe quando ainda pequeno e redescobriu esse vício alguns anos mais tarde. Defende que viajar sozinho e por tempo prolongado é o melhor caminho para o auto-conhecimento e, depois de 10 anos de trabalho convencional, largou o comodismo para se dedicar a projectos próprios como o Tempo de Viajar e o Local Porto. A sua máxima em viagem é não ter máxima nenhuma e ir simplesmente ao sabor da vontade.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook