Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Curiosidades > Portugal em filme: as cidades que conquistaram o grande ecrã

Curiosidades

Portugal em filme: as cidades que conquistaram o grande ecrã

Portugal em filme: as cidades que conquistaram o grande ecrã
Março 03
07:18 2016

País de serra e mar, repleto de verde e sonho, de história, de poesia e de recantos de tirar o fôlego, é natural que Portugal se torne um dos mais fabulosos destinos turísticos. A beleza das suas paisagens, aliada a um clima mediterrânico e temperado, faz a delícia de muitas pessoas que, todos os anos, se permitem conhecer melhor este país plantado junto ao Oceano Atlântico. Mas não são só os amantes das viagens que amam Portugal. A sua beleza e unicidade é igualmente reconhecida pela sétima arte que, tanto em produções nacionais como internacionais, imortalizou já algumas cidades lusitanas.

Neste artigo falaremos sobre algumas das cidades que receberam as câmaras, os produtores, os realizadores e os atores, dispostas a partilhar as suas maravilhas no grande ecrã e servindo de cenário a romances, críticas, risos e lágrimas que, por todo o lado, despertaram emoções.

1. Lisboa

A capital portuguesa é a rainha das produções cinematográficas no nosso país. Por esta cidade passaram as gravações de mais de 15 mil filmes.

Cidade recheada de luz, onde as paisagens são diversas e sem igual, Lisboa surge, nestes filmes, como um local de rio, mar, floresta, jardim, monumento e vida cosmopolita. A variedade da sua arquitetura, aliada à permanência intocada de um património que lhe canta a história antiga, são fatores de atração para quem produz e realiza cinema, tanto em Portugal como no estrangeiro, sendo um centro rico, de cenários diversos, onde enquadram na perfeição um sem fim de narrativas.

Os Maias- filme

Entre os filmes gravados nesta cidade, destacamos alguns, como o clássico de 1933 “Canção de Lisboa”; “Capitães de Abril”, filmado no inicio do século e onde se destacam espaços como o Chiado, o Largo do Carmo ou o Terreiro do Paço; o “Filme do Desassossego”, gravado no ano 2010 e no qual podemos encontrar o Teatro Nacional de São Carlos e conhecer mais da baixa lisboeta ou, mais recentemente, filmes como o “A bela e o paparazzo” (2010), “Florbela” (2012), “Comboio Noturno para Lisboa” (2013) ou “Os Maias” (2014).

Mas não foram apenas as produções portuguesas que se deixaram cativar pelo cenário da capital nacional. Produções internacionais tomaram lugar nesta cidade que, inclusivamente, encantou Hollywood. Entre os filmes internacionais com gravações em Lisboa, destacamos o icónico “007 – Ao serviço de sua majestade”, onde podemos encontrar imagens da Praia do Guincho, da zona de Setúbal e mesmo do Rossio; “A casa da Rússia”, filme de 1990 e que retrata a Guerra Fria, utiliza Lisboa como um local de refúgio para o protagonista, fazendo uso de locais históricos como o Castelo de São Jorge.

2. Sintra

Nas proximidades de Lisboa, a telúrica vila de Sintra atraiu, também, os produtores de cinema, tendo sido palco de gravação para filmes nacionais como “Alice” (2005); “Contrato” (2009); “O mistério da estrada de Sintra” (2007) e “Mistérios de Lisboa” (2010).

sintra

Esta vila foi ainda um dos principais locais de gravação para alguns filmes internacionais. Destaque para a produção hispano-luso-franco-estadunidense ” The Inner Life of Martin Frost” (2007) e para o filme de Hollywood “A Nona Porta” (1999), que contou com Johnny Depp como protagonista e onde se adaptou a obra literária “Clube Dumas”. Este filme mostra, entre outros locais, o Chalet Biester, a serra de Sintra e a sua estrada da Pena e o Hotel Central.

3. Coimbra

A cidade dos estudantes também não passou indiferente aos olhos da sétima arte. Além de ter servido de inspiração a diversos filmes, esta cidade apresentou-se, por várias vezes, como cenário de gravação aos mesmos.

Com uma paisagística marcada pela antiguidade da sua alta, pelos seus monumentos, pela vida estudantil tradicional e agitada, pela beleza dos recantos verdes e do rio Mondego, Coimbra e os seus arredores foram cenário de filmes de natureza diversa. Salientamos o filme português “Capas negras”, gravado no ano 1947 e que contou com a fadista Amália Rodrigues.

pecados rurais

Mais recentemente passaram também pela zona de Coimbra as gravações de “Esquece tudo o que te disse” (2002); “Call Girl” (2007;.”Aquele querido mês de Agosto” (2008); “Um amor de perdição” (2008); “Duas Mulheres” (2009) ou “7 pecados rurais” (2013).

Os filmes estrangeiros “A casa dos espíritos” (1993) e “A casa da Rússia” (1990) contaram, também, com algumas filmagens nesta cidade portuguesa.

4. Porto

Recheada dos mais diversos cenários, de beleza reconhecida e inigualável, a cidade invicta foi também palco das gravações de diversas produções cinematográficas.

star crossed

Esta cidade recebeu as câmaras para filmes como “José do Telhado” (1929); “O lugar do Morto”(1984); “Tentação” (1997), “Jaime” (1999), “Balas & Bolinhos” (2001); “Espelho mágico” (2006); “Corrupção” (2007); “Star Crossed – Amor em Jogo” (2009) ou “O velho do Restelo” (2014).

5. Arquipélagos Portugueses

Também os encantos das ilhas lusas chegaram até ao grande ecrã. Conhecidas pelo seu verde e azul, de floresta e mar, a Madeira e os Açores foram cenário de muitos filmes e novelas ao longo dos anos.

O arquipélago dos Açores recebeu as produções de “Adeus, Pai” (1996), e “Quarta divisão” (2013) e ainda de diversos documentários, entre os quais salientamos “É na Terra, não é na Lua”, ali gravado entre 2007 e 2009.

Por seu lado, a ilha da Madeira conheceu as gravações do famoso filme britânico “Moby Dick” (1956), da produção franco-portuguesa “As ilhas encantadas” (1965) e ainda do afamado filme de Manoel de Oliveira “Cristóvão Colombo – O Enigma” (2007).

espiritus

Além destes locais, muitos outros foram cenário de filmes nacionais e internacionais. Poderíamos falar de Vila Nova de Milfontes e do seu Monte das Três Marias onde decorre grande parte do enredo de “A casa dos espíritos”, que trouxe até ao nosso país nomes como Winona Ryder, António Banderas ou Meryl Streep; ou da cidade de Braga, onde se filmaram produções como “Espelho Mágico” (2005) ou, mais recentemente “O estrondo” (2012).

Repleto de lugares que misturam o melhor dos tempos idos com a atualidade cosmopolita, as cidades portuguesas marcaram, com as suas paisagens e locais emblemáticos, inúmeras produções ao longo dos anos. Portugal chega, assim, ao grande ecrã, permitindo que a sua beleza e singularidade atravessem fronteiras e se imortalizem.

Etiquetas

Sobre o Autor

Marina

Marina

Viajar alimenta-nos a alma de conhecimento das coisas, dos outros e de nós próprios. Gostava de viver mil anos para conhecer mil destinos! É a escrita que me compensa o sonho quando a realidade tarda.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook