Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Curiosidades > Portugal: Ideias e conselhos para a Semana Santa de 2016

Curiosidades

Portugal: Ideias e conselhos para a Semana Santa de 2016

Portugal: Ideias e conselhos para a Semana Santa de 2016
Março 10
08:16 2016

Portugal é um país feito de tradição. Cada um dos seus traços, desenhado a pena fina, traz o som cantado da antiguidade, que toma formas únicas e inigualáveis, que o distinguem dos demais e lhe conferem caraterísticas que apelam à curiosidade de quem ama conhecer novos rumos e novas gentes. É no seio desta corrente tradicional de muitos séculos que nasce, pois, a celebração de uma das épocas favoritas do povo luso: a Semana Santa.

Com uma história ancestral, na qual simultaneamente se ancora e evolui, a tradição pascoal vive, no seio de Portugal, tomando formas diversificadas e que agradarão a todos. Os seus ritos misturam a crença católica com as tradições ancestrais deixadas pelos povos pagãos que, em tempo, dominaram a Península Ibérica. Isto resulta numa tradição feita de misticismo e magia, permeando a celebração da ressurreição de Cristo: uma mistura que, apesar de estranha, assume traços de uma coerência profunda e encantadora, com traços de singularidade que resplandecem e maravilham todos os que se permitem conhecê-la melhor.

São procissões, romarias, missas, fogos de artifício e foguetes, misturados com Visitas Pascais, bênçãos, casas caiadas, aroma a folar de ovos acabado de cozer, presentes entre padrinhos e afilhados, enfeites de flores e ruas iluminadas com velas e recheadas de cânticos.
Em Portugal, a Semana Santa vive-se com fé e entusiasmo. É a semana na qual se celebra a ressurreição, não apenas de Cristo mas também da terra, com a aproximação da Primavera. A semana na qual se reúnem famílias e amigos. A semana na qual se explora o gosto pelos sabores adocicados, afastando-se a agrura do tempo frio e do Inverno. A semana na qual se dá bênçãos pela vida.

Claro, estas maravilhas não acontecem todas no mesmo local! Mas, haverá, no nosso Portugal, vários recantos que merecerão a sua visita. Neste artigo, deixamos algumas sugestões para que possa experienciar por si mesmo esse sentimento único e sem nome que acontece na Semana Santa.

1. Conheça o programa Bracarense

Se existe cidade que leva a sério a Semana Santa, essa cidade é Braga. Cidade antiga, nascida pela mão dos Romanos, esta cidade é, todos os anos, decorada a rigor pela época da Quaresma e prepara um programa completo e irrepreensível para que todos possam celebrar a ressurreição de Cristo. Sendo uma cidade muito ligada à religião católica – e mãe de três dos mais importantes santuários católicos portugueses: a Sé de Braga, o Santuário do Bom Jesus e do Sameiro – esta dirige-se a esta época enfatizando a história da fé do homem em Deus. Nas ruas, cheias de altares, luzes e flores, constroem-se os caminhos que levam às igrejas, igualmente decoradas.

braga

A celebração começa, então com a procissão de Nossa Senhora da Burrinha, onde, transportando-se a imagem sobre uma burra mirandesa, se recria a fuga de Maria, que viajou em cima de uma burra até ao Egipto. Visualmente forte e misticamente vivido, este momento reúne mais de um milhar de pessoas, centenas de figurantes e diversos quadros bíblicos. Trata-se de um evento que, anualmente, leva cerca de 60 mil peregrinos até à cidade de Braga.

2. Assista à Queima do Judas em Montalegre

454112660_162078d20b_z

Montalegre celebra a Semana Santa de uma forma ligeiramente diferente, embora não falte, como seria de esperar, o traço incontornável da crença católica. Aqui, ano após ano, a celebração chama até si o elemento fogo, símbolo de cor, de alegria, de sabedoria mas, acima de tudo, enquanto representação da luta do Homem contra as trevas. A Queima do Judas consiste na queima de um boneco de palha e vem, desta forma, simbolizar a luta contra o mal. Parte deste evento fazem cortejos e missas mas também momentos de sátira e humor, onde a atualidade nacional toma, também, um lugar. Uma festa bem “à moda portuguesa”, onde a antiguidade e o hoje dão as mãos, num grito de fogo por um amanhã melhor.

3. Celebrar à moda ibérica em Caminha

Minho e Galiza juntam-se, em Caminha, para celebrar a Semana Santa. Nesta localidade, a tradição pascal dita que se beije a imagem do menino Jesus que, após conhecer a fé lusa, é levada de barco até ao país vizinho e dado a beijar também em Sobredo-Torron. Com uma grande tradição piscatória, esta localidade conta também com um momento emblemático no qual os pescadores lançam ao rio as suas redes, previamente benzidas, oferecendo às igrejas o fruto da sua lavoura, o peixe. Da união entre os povos ibéricos nasce, então, uma verdadeira festa, onde nada falta: música, fogos de artifício, gaitas de foles e bailes. Um momento icónico e recheado de tradição.

4. Festeje a fé em Óbidos

Também a vila de Óbidos apresenta uma das mais fantásticas celebrações da Semana Santa, focando a sua atenção na crença católica da morte e ressurreição do filho de Deus. Aqui, não poderá perder a Procissão da Ordem Terceira, que marca o principiar das festas e cuja tradição dura já há vários séculos; a procissão do Senhor dos Passos e, claro, a incontornável Procissão do Enterro do Senhor, procissão que acontece à luz dos archotes e que se trata de um verdadeiro momento de fé e introspeção. Entre velas, flores, orações e cânticos, Óbidos celebra, assim, a fé cristã, levando às ruas centenas de pessoas e recebendo milhares de turistas.

obidos

5. Encante-se com a tradição de Entre-os-Rios e Torrão

Não será, talvez, uma das celebrações mais importantes da Semana Santa mas ganha, certamente, por ser uma das mais belas. Com mais de 3 séculos de história, esta região enfeita com velas as margens dos rios Tâmega e Douro, iluminando assim a procissão que representa o percurso feito pelo Senhor dos Passos. Nesta noite, a eletricidade das cidades é totalmente cortada, sendo a única iluminação feita pelas milhares de velas acesas. Cânticos e orações tornam este um momento de magia sem igual.

É por entre a magia da tradição e a fé do homem que Portugal o convida a conhecer a Semana Santa. Haverá, por certo, inúmeras regiões cujas tradições iriam encantá-lo com a simplicidade da sua crença e a riqueza da sua celebração. Vá aonde for, descobrirá sempre, nos meandros deste país, uma Semana Santa onde a própria fé renasce e se renova a cada ano.

Foto: Luis Ascenso , Rui MouraDavid Stanley

Sobre o Autor

Marina

Marina

Viajar alimenta-nos a alma de conhecimento das coisas, dos outros e de nós próprios. Gostava de viver mil anos para conhecer mil destinos!
É a escrita que me compensa o sonho quando a realidade tarda.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook