Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
 Últimas Notícias
Home > O que ver > 10 praias para passear durante o Inverno

O que ver

10 praias para passear durante o Inverno

10 praias para passear durante o Inverno
Dezembro 06
09:38 2017

“Fui bailar no meu batel, além do mar cruel. E o mar bramindo diz que eu fui roubar a luz sem par do teu olhar tão lindo. Vem saber se o mar terá razão. Vem cá ver bailar meu coração.” Convidamo-vos a deixarem-se embalar pela melancolia, com esta “Canção do Mar” celebrizada por Dulce Pontes, e a caminhar por um destas dez praias fantásticas da Península Ibérica. Começando pela letra A, e por um dos melhores abraços ao infinito…no Algarve!

1. Beliche, Sagres

praia-beliche

É perto do mágico Cabo de São Vicente que se encontra uma das praias mais bonitas e tranquilas do sul de Portugal, a Praia do Beliche. Os surfistas apoderam-se dela durante o dia passando o testemunho aos pescadores que aparecem mais ao pôr-do-sol. Ladeada por falésias num cenário praticamente virgem e selvagem, cujo acesso se faz descendo uma longa escadaria.

2. Foz do Arelho, Óbidos

lagoa-obidos

A norte de Lisboa, em Óbidos, deparar-se-ão com um espectáculo natural(mente) impressionante: a lagoa de Óbidos funde-se com o Atlântico, oferecendo uma espécie de praia-dupla. De um lado, margens cobertas de vegetação densa e águas tranquilas; do outro, uma praia aberta, sem correntes fortes, muitas vezes procurada por aqueles a darem os primeiros passos nos desportos radicais. Este cenário ímpar proporciona um dos passeios mais poéticos…Só experimentando!

3. Praia de Santa Cruz, Torres Vedras

praia-santa-cruz

Um extenso areal de perder a vista compreende as praias do Navio, Mirante, Pisão, Física, Centro, Santa Helena, Formosa e Azul. Águas cristalinas e uma paisagem pitoresca definida por arribas e pontilhada por grandes rochedos. Destaque para o Penedo do Guincho, com 30 metros de altura e escavado na base, criando uma espécie de abóbada por onde passa a água do mar.

4. Vila Baleira, Porto Santo

porto-santo

No arquipélago da Madeira, na ilha bravia de Porto Santo, encontra-se uma das praias mais espectaculares desta pérola do Atlântico. Vai desde a localidade de Vila Baleira até à Ponta de Calheta. Uma língua de nove quilómetros de areia fina, com águas que oferecem múltiplos tons de azul.

5. Praia do Afife, Viana do Castelo

praia-arda

Três quilómetros de praia para passear a pé de forma descontraída e absorver a paz, e calma, que transmitem a envolvente, num parque natural protegido. O acesso a esta longa faixa de areia é feito através de uns passadiços de madeira que atravessam as dunas que a abrigam, sem danificá-la.

6. Matalascañas, Huelva (Espanha)

praia-matalascanas

Damos um salto ao país vizinho para descobrir uma das suas mais belas praias, a de Matalascañas, situada junto ao impressionante Parque Natural de Doñana. Um espaço de areia dourada e fina, dunas e tranquilidade num lugar frequentado, sobretudo, por famílias. São cerca de 5,5 km para desconectar, e caminhar um bom pedaço, e de águas temperadas para aqueles que ousarem dar um mergulho.

7. Castilnovo, Conil de la Frontera (Espanha)

praia-castillonuevo

Chega-se até aqui através da localidade gaditana de Conil de la Frontera, a dois quilómetros da cidade. Há um trilho paralelo à praia que nos leva até este enclave paradisíaco. É um lugar virgem, de aspecto selvagem, banhado por um mar de humor volátil, segundo a força com que o vento sopra. Não é em vão que se tenha tornado popular para os praticantes de windsurf.

8. Catedrais, Ribadeo (Espanha)

praia-catedrais-galiza

Rumo à Galiza para alentar-vos a explorar a sua, bem conhecida, praia das Catedrais, também denominada por Águas Santas. Fica a 10 km da localidade costeira de Ribadeo e destaca-se pelas suas formidáveis formações rochosas que se assemelham a abóbadas e arcos que impressionam quem os contempla.

9. Agualique, Canárias (Espanha)

praia-la-pared-fuerteventura

Numa das mais interessantes ilhas Canárias, Fuerteventura, encontrarão paraísos únicos, como Agualique, a oeste da Costa Palma. Cinco quilómetros onde está contra-indicado ir a banhos, pelas ondas furiosas que aí se precipitam. O melhor mesmo é ficar-se pela caminhada e deleitar-se com uma espectacular falésia.

10. Toró, Llanes (Espanha)

praia-andrin

Pelo norte do país de nuestros hermanos, nas Astúrias, descobrirão uma praia considerada Paisagem Protegida da Costa Oriental Asturiana. Toró já foi cenário de algumas produções cinematográficas espanholas, distinguindo-se pela sua forma de concha, com apenas 250 metros de areia fina e delicada. A baixa-mar deixa à vista uma série de pequenas rochas que bem podiam ter sido caprichosamente aí colocadas por uma criança.

© Artigo traduzido por Miguel Albuquerque.

Etiquetas

Sobre o Autor

María Sanchez

María Sanchez

Viajera, que no turista; periodista y bloguera, que no redactora. Porque no es lo mismo ser que estar, SOY comunicadora por vocación. Licenciada en Periodismo, con amplia experiencia en medios de comunicación y redes sociales, mi gran pasión es descubrir Mundo. La mejor forma de recordar un viaje, contándolo. Puedes encontrarme en la blogosfera y en las redes sociales. Bon voyage!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook