Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Curiosidades > 7 Quintas para provar vinhos no Douro

Curiosidades

7 Quintas para provar vinhos no Douro

7 Quintas para provar vinhos no Douro
Agosto 07
09:20 2016

07, nos socalcos construídos pelo Homem, estão algumas das mais famosas uvas do mundo e as quintas que produzem alguns dos mais famosos néctares. Aliás, esta é a mais antiga região demarcada de vinhos do mundo. Além disso, o Alto Douro Vinhateiro é Património Mundial da Humanidade, classificação dada pela UNESCO.

E é assim, de quinta em quinta, que podemos ficar a conhecer melhor esta região e os seus vinhos. Em muitas destas quintas pode ficar alojado e ainda experimentar a gastronomia local nos seus restaurantes. Boa viagem!

Quinta da Roêda, Pinhão

(autor: Meg Maker / Licença CC)

(autor: Meg Maker / Licença CC)

Diz-se que o Pinhão é o centro da Região Demarcada do Douro. E é bem perto da estação de comboios, conhecida pelos seus painéis de azulejos, que está a Quinta da Roêda. No cimo do monte, espreitam as vinhas que crescem a olhos vistos até à altura da vindima, entre setembro e outubro.

Tem programas específicos para essa altura do ano e para que os visitantes possam participar na apanha da uva e na pisa nos lagares, mas durante todo o ano têm o centro de visitas aberto para receber quem os visita para as provas. Está incluída uma visita aos lagares, vinhas, jogo de castas e ainda a prova de três vinhos do Porto da Croft.

A quinta em si não tem alojamento, mas é da mesma empresa do Vintage House Hotel, que fica ali ao lado, virado para o rio Douro. Além de poder dormir, pode descobrir a gastronomia regional no seu restaurante O Rabelo.

Informações: 220 109 830

Quinta do Popa, Tabuaço

Só pela vista do cimo do montes, para as curvas do Douro, vale a pena visitar a Quinta do Pôpa, que fica em Tabuaço. Além das habituais provas de vinhos, e visita aos vinhedos, a quinta tem um espaço para provar gastronomia regional sempre acompanhada com vinhos da Quinta do Pôpa. Durante o verão, aumentam os piqueniques e também organizam brunches. Ah! E pode levar o seu animal de estimação, já que a quinta é pet friendly.

Durante a época das vindimas há programas especiais, em que os visitantes participam em todo o processo, desde a apanha das uvas até à pisa nos lagares, com toda a animação habitual.

Informações: 916 653 442

Quinta da Pacheca, Lamego

quinta-pacheca

(autor: Porto Convention & Visitors Bureau / Licença Flickr CC)

Já lá vai o tempo em que as quintas do Douro tinham só o vinhedos para ver e provas para os visitantes. Na Quinta da Pacheca é toda uma experiência, desde ficar no seu The Wine House Hotel até experimentar as iguarias regionais no restaurante, com vista para os montes.

Além das visitas e provas – e também programas especiais na época de vindimas – costumam organizar workshops de cozinha e cursos vínicos. Mas não se ficam por aqui: aproveite os jardins da Pacheca para fazer um piquenique ou então programar umas caminhadas.

Informações: 254 331 229

Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo, Covas do Douro

Para quem enjoa de carro, este é provavelmente um dos locais mais temidos. Mas o ziguezaguear da estrada, em Covas do Douro, até chegar à Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo, é também uma das coisas que a torna única.

A piscina debruçada sobre os vinhedos é um dos locais mais procurados pelos hóspedes da casa, decorada com mobiliário clássico. O restaurante serve qualquer pessoa que visite a quinta e usa produtos da região na cozinha. Tal como todas as quintas, tem um programa especial para a época de vindimas mas recebe visitantes todo o ano, para as provas dos seus néctares. Na loja da Quinta Nova pode adquirir os vinhos, compotas, azeites e chás que provou.

Informações: 969 860 056 

Quinta do Portal, Sabrosa

(autor: Paulo / Flickr CC)

(autor: Paulo / Flickr CC)

Quem visita a Quinta do Portal tem de obrigatoriamente de visitar a obra premiada internacionalmente, que é o armazém de envelhecimento e estágio, um projeto do arquiteto Siza Vieira.

Além de poder visitar a Quinta do Portal e fazer as provas dos vinhos do Porto e Douro (mas também moscatéis e espumantes), pode prolongar a sua passagem ficando numa das habitações: na Casa das Pipas ou na Casa do Lagar. Tem ainda uma encantadora piscina, situada no meio dos vinhedos. E pode fazer as refeições no restaurante, onde o chef Milton Ferreira confeciona iguarias que são harmonizadas com os vinhos da quinta.

A Quinta do Portal fica na estrada Sabrosa-Pinhão, no coração da Região Demarcada do Douro e Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO.

Informações: 969 519 021

Quinta do Vallado, Peso da Régua

A Quinta do Vallado é uma das quintas históricas do Douro, onde ainda se sente o legado de D. Antónia Ferreira, empresária do mundo vínico no século XIX. Fica no Peso da Régua e tem um Hotel Rural, decorado de forma moderna, em que os seus quartos estão virado para o rio Corgo.

Nos montes vizinhos do hotel estão as vinhas e muitos espaços com árvores e jardins, onde está também uma piscina. Entre as atividades que a Quinta do Vallado proporciona, pode fazer as provas, visitar a sua moderna adega e participar na época das vindimas. O restaurante poderá providenciar as refeições, logo que pedidas com antecedência. E experimentar um piquenique no meio das vinhas e no cimo do monte, com vista para o rio Douro? Sim, também é possível.

Informações: 254 318 081

Quinta das Carvalhas, S. João da Pesqueira

(autor: Victor Cardoso / Flickr CC)

(autor: Victor Cardoso / Flickr CC)

A Real Companhia Velha é uma das mais antigas empresas de vinhos do Porto e tem diversas quintas nesta região. A Quinta das Carvalhas, que fica no concelho de São João da Pesqueira, tem programas que explicam tudo sobre as vinhas e os vinhos durienses. Existem diferentes tipos de visitas, como as que têm acompanhamento personalizado – com quem de facto produz o vinho e pode responder a todas as questões – com provas de vinhos, no cimo do monte, com vista para o rio Douro. Na Quinta das Carvalhas pode ainda fazer as refeições na Casa Redonda, verdadeiramente no topo do monte, com uma vista de 360 graus.

Informações: 254 738 050

Sobre o Autor

Susana Ribeiro

Susana Ribeiro

Jornalista, adora contar histórias e é uma apaixonada por viagens. Susana Ribeiro encontra sempre um pretexto para passear. Depois de escrever, para vários órgãos de informação, sobre turismo, gastronomia, vinhos e viagens... decidiu colocar todas as suas dicas no ViajeComigo.com. As suas sugestões são para incentivar outros a descobrirem novas paragens. Por isso, diz: "Há sempre um sítio novo para conhecer, nem que seja na sua própria cidade. Cada viagem e viajante são singulares. Conheça o mundo à sua maneira".

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook