Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > Sanxenxo: um tesouro da costa da Galiza

O que ver

Sanxenxo: um tesouro da costa da Galiza

Sanxenxo: um tesouro da costa da Galiza
Maio 03
14:30 2016

Sanxenxo é uma povoação galega particularmente conceituada pelas suas praias. Detentora de uma beleza sem igual e situada na maravilhosa costa galiciana, esta localidade encontra-se num dos mais belos locais de toda a Galiza: as Rias Baixas. Com um entorno natural lindíssimo, que a destaca da restante costa espanhola, Sanxenxo é uma localidade de Pontevedra (Vale do Salnés) e irá convidá-lo a conhecer muito mais do que as suas praias de água fresca e areia branca. Aqui, encontrará um sem fim de opções que farão das suas férias uma verdadeira experiência intemporal, recheada de cultura, divertimento, gastronomia e emoção.

Se o que procura para a sua estadia em Espanha são dias preenchidos do melhor que a costa galega tem para lhe oferecer, Sanxenxo será, sem dúvida, uma opção a considerar e, se ainda lhe restar alguma dúvida, talvez este artigo possa ajudá-lo a perceber a razão.

1. Aproveite os prazeres veraneantes

A costa de Sanxenxo é muito conceituada pelas suas praias. Na verdade, esta região é detentora da maior concentração de praias com o galardão de bandeira azul de toda a Península Ibérica. Aqui, encontrará uma variedade infinita de opções. Procure praias turísticas, paradisíacas, urbanas, selvagens ou familiares, em Sanxenxo terá uma opção para si.

Na sua soma, encontrará 13 praias com bandeira azul. Entre estas, destacam-se as famosíssimas praias de Lanzada e de Silgar, algumas das maiores e mais selváticas, nas quais poderá aproveitar para se deitar ao sol, sobre a areia grossa, mergulhar na água gélida do oceano ou aventurar-se em desportos aquáticos, tal como o surf, o bodyboard, o windsurf ou mesmo o mergulho. Além disto, estas praias irão espantá-lo pela sua beleza natural, onde a força bruta do oceano contrasta com a paz do areal claro.

sanxenxo, praias galiza, praia sanxenxo, galiza espanha, melhor praia galiza

Além desta, também a praia de Paxariñas será uma boa opção para si. Sendo uma praia bastante menor do que Lanzada (e também muito mais sossegada), esta é ideal para passar tempo com a sua família. A praia de Montalvo, nas proximidades, estenderá o convite para que repouse sobre o areal branco, ao som das ondas que embatem no seu canto ancestral.

Além destas, são muitas as praias que poderá visitar, sendo que encontrará, em quase todas, condições fabulosas para o receber e infraestruturas absolutamente preparadas para que possa passar momentos de diversão, lazer e relaxamento.

2. Divirta-se com a sua família

Como já referimos, as praias de Sanxenxo encontram-se bem equipadas, pelo que permitirão que passe momentos de diversão entre jogos como voleibol de praia ou raquetes e desportos marítimos. Ainda assim, se pretender explorar outras opções, encontrará diversas atividades para realizar na região.

Recomendamos, por exemplo, que faça uma viagem, no porto desportivo de Sanxenxo, num barco à vela para vislumbrar, de fora, a maravilhosa costa galega; ou que leve a sua família a passear num barco de aluguer para aproveitar um dia de pesca desportiva. Tratando-se de uma zona com um ecossistema marítimo muito rico, esta experiência irá, certamente, encantar os mais novos e contribuir para deixar toda a família de água na boca, de pensar na preparação culinária do pescado fresco que ali encontrará: robalo, sardas e cavalas.

sanxenxo, praias galiza, praia sanxenxo, galiza espanha, melhor praia galiza

Se preferir afastar-se do mar, poderá sempre investir no conhecimento do património cultural ou passear pelo fantástico Parque Nacional das Ilhas Atlânticas. Os amantes da vida noturna encontrarão, nesta localidade, também opções diversas. Os centros históricos transformam-se, no cair do sol, em verdadeiros pontos de convívio e diversão. Poderá visitar alguns dos bares e pubs e experimentar as maravilhosas bebidas e tapas, muitas vezes ao som de música ao vivo. Encontrará, ainda, na região, um pequeno casino.

3. Conheça mais sobre a tradição do povo galego

Conhecer o património desta região será, também, uma parte imprescindível da sua estadia. Nesta localidade irá encontrar um conjunto alargado de igrejas, ermidas e paços, onde cada pedra lhe falará de séculos e séculos de história. O centro histórico de Sanxenxo, pejado de ruas íngremes, irá convidá-lo a conhecer o Paço dos Patinhos, uma verdadeira memória da torre defensiva ali construída no século XVI e a vizinha Igreja de São Xinés, um edifício religioso do século XV. Além destes, é de ressaltar a maravilha do mosteiro de Armenteira, nas proximidades de Sanxenxo, um local tranquilo de reflexão e tranquilidade.

sanxenxo, praias galiza, praia sanxenxo, galiza espanha, melhor praia galiza

Não poderá também deixar de visitar Portonovo e de passear pelo centro, conhecendo mais sobre a tradição piscatória da região. Encontrará, aqui, a famosa Capela de Santa Catalina, um monumento que retrata a peixeira e a Ermida de Nossa Senhora da Lanzada. Poderá, ainda, aproveitar as maravilhosas vistas sobre a ria.

Se desejar visitar Santiago de Compostela, a capital galiciana, poderá fazê-lo durante a sua estadia em Sanxenxo. Esta localidade encontra-se a menos de uma hora de viagem e é um ponto incontornável, muito conceituado pela sua catedral, que todos os anos atrai milhões de peregrinos.

4. Prove os sabores da Galiza

Mas nem só de cultura e tradição vive o turista. Provar os sabores da Galiza será, por certo, um ponto fundamental da sua estadia na região. Sendo Sanxenxo uma localidade de tradição piscatória, encontrará, aqui, principalmente iguarias provenientes do oceano. Peixes frescos, mariscos, bivalves, perceves e polvos serão apenas alguns dos elementos que se sagrarão reis da mesa em qualquer restaurante que visite. O sabor do mar, bem como o seu aroma, irá encher as ruas da cidade e o seu palato, através de uma gastronomia rica e requintada.

Mas não será apenas a comida a inebriar os seus sentidos. Nesta região, não poderá deixar de provar os vinhos fabulosos e de se deliciar com o seu sabor rico e encorpado. Uma verdadeira experiência para a vida.

Sanxenxo surge, assim, como um destino imperdível, onde encontrará uma infinidade de opções que elevarão as suas férias ao expoente máximo da perfeição. O paraíso pode muito bem estar escondido nesta localidade da costa galega que permanece, entre praias, cultura e tradição, à espera que o visite para o ajudar a criar memórias que o acompanharão ao longo de toda a vida.

Fotos: Gabriel GonzálezAsier Sarasua Aranberri y Frayle

Etiquetas

Sobre o Autor

Marina

Marina

Viajar alimenta-nos a alma de conhecimento das coisas, dos outros e de nós próprios. Gostava de viver mil anos para conhecer mil destinos! É a escrita que me compensa o sonho quando a realidade tarda.

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook