Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Conselhos de Viagem > Como tirar boas fotos das tuas férias com o telemóvel

Conselhos de Viagem

Como tirar boas fotos das tuas férias com o telemóvel

Como tirar boas fotos das tuas férias com o telemóvel
Agosto 14
07:00 2015
7
SHARES

Apesar de que muitos aficionados da fotografia se mostrem relutantes em aceitá-lo, hoje em dia, as máquinas fotográficas estão gradualmente a ceder o seu lugar ao smartphone quando fazemos a mala/mochila para as nossas férias. Quem é que, ao longo da sua vida, nunca comprou – ou lhe ofereceram – uma máquina digital ou mesmo uma reflex, mais profissional, e não acabou farto de carregá-la de um lado para o outro nas suas viagens? Se a isso somarmos o facto de que, actualmente, quase toda a gente tem um smartphone para tirar fotos, no final, já se utiliza mais o telemóvel ou a tablet para captar momentos das nossas escapadas.

A nova geração de telemóveis conta com uma tecnologia cada vez mais avançada, já para não falar das aplicações com as quais podemos retocar fotos no instante seguinte após tê-las tirado. Portanto, se são dos que optaram por “bater chapas” com o telemóvel deixamo-vos 10 conselhos úteis para que as imagens que vão querendo conservar tenham a melhor qualidade possível.

1. Conhecer bem as capacidades do telefone. Explorem o vosso aparelho, acedam ao painel de configurações e conheçam as opções que vos proporciona: temporizador automático, tipos de cenário, de resolução de imagem, ISO…Acreditem que vos vai surpreender a quantidade de items que se pode melhorar manipulando apenas as opções de configuração.

2. Tamanho vs Qualidade da fotografia. Este ponto é importante pois dele vai depender, entre outras coisas, que fiquemos sem espaço para mais fotos. Podemos ajustar os pixels por polegada: 640×480 (0,3MB), 1440×1080 (2.1MB), 1920×1440 (2.8MB), 2560×1440 (3,7 MB). Com a segunda ou terceira opção obtêm-se imagens que, regra geral, nos servirão para compartilhar e imprimir em tamanhos padrão.

3. Programas de edição. Há muitos aplicativos para editar instantâneos, tanto para Android como para iOs. Sugerimos vários nomes: Snapseed, VSCO Cam, Camera360, Snaptastic, FX Camera, Aviary, Candy Camera, Instagram, etc.

apps fotos movil4. Mantenha a lente limpa. É algo óbvio que por vezes nos passa completamente e que é fundamental. Tendo em conta que estamos sempre com o telefone na mão, é quase natural que esteja sujo. Antes de começar a disparar, não devem esquecer-se de lhe passar um pano.

5. Evitar o zoom…e mexer-se! Sou uma grande detractora do zoom, confesso, e se for no telemóvel, mais ainda. O meu conselho? Tentar sempre chegar o mais próximo possível do alvo da foto. Nem sempre será possível tê-lo a poucos metros, é certo, mas também, tirar fotos por tirar, não vale a pena. Com esta opção o que vão captar vão ser imagens muito pixelizadas e pouco nítidas

6. Flash? Com cautela. O flash retira resolução à imagem que queremos reter. Apostem sempre por conseguir luz natural. Dependendo do local onde nos encontremos, o nascer ou o pôr-do-sol emprestarão umas cores e uma textura única.

7. Procure pontos de vista diferentes. As selfies estão já fora de moda, as fotos com os pés na areia começam a ficar demasiado vistas e as imagens com cocktails numa mesa dum bar de praia ao entardecer já não dão inveja…Há que prestar atenção a outros detalhes e concentrar-se nas emoções associadas à viagem em si.

fotos con movil

8. Cuidar sempre a composição. O imediatismo do telemóvel faz com que disparemos em todas as direcções, sem parar um momento para admirar a paisagem nem para detectar o melhor enquadramento. Quando estiverem diante de um ponto de interesse, contemplem-no por alguns minutos para desfrutar do cenário. Depois, tranquilamente, tirem a merecida foto para a posteridade.

9. Deixem-se levar e…desfrutem. Isso sairá reflectido nas fotos que venham a fazer. Uma das vantagens do telemóvel em relação às máquinas tradicionais é que é leve e pode ser utilizado num instante. Aproveitem esta qualidade uma vez que as imagens sucedem-se num ápice e não vão ficar à nossa espera. E claro, certifiquem-se sempre que têm bateria e não se esqueçam de por o telemóvel a carregar antes de ir dormir.

hacer fotos con movil10. Carreguem as fotos na cloud. Numa viagem, imprevistos podem acontecer. Um deles é perder o telemóvel. Para ter a salvo as fotografias que se vão tirando existem o iCloud e o Dropbox, entre outros. Pode-se armazenar na internet as imagens entretanto captadas – que queremos que de futuro nos reavivem a memória – duns dias bem passados. Melhor prevenir…

© Artigo traduzido por  Miguel Albuquerque.

7
SHARES
Etiquetas

Sobre o Autor

María Sanchez

María Sanchez

Viajera, que no turista; periodista y bloguera, que no redactora. Porque no es lo mismo ser que estar, SOY comunicadora por vocación. Licenciada en Periodismo, con amplia experiencia en medios de comunicación y redes sociales, mi gran pasión es descubrir Mundo. La mejor forma de recordar un viaje, contándolo. Puedes encontrarme en la blogosfera y en las redes sociales. Bon voyage!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook