Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Curiosidades > Tom Yam Nam Khon, a sopa que vai enfeitiçar o seu palato

Curiosidades

Tom Yam Nam Khon, a sopa que vai enfeitiçar o seu palato

Tom Yam Nam Khon, a sopa que vai enfeitiçar o seu palato
Abril 08
08:07 2016

Para quem tem alguma experiência de viagem, sobretudo para destinos fora do espectro europeu, é sabido que a culinária faz parte integrante de uma viagem. A descoberta dos sabores, aromas e texturas, que preenchem um infindável número de pratos da gastronomia mundial, são só por si uma extraordinária forma de viajar. É por isso que se há países onde esta prova faz parte das recordações fugazes de uma viagem, outros há onde a degustação dos pratos típicos é uma experiência absolutamente inolvidável.

imagem04

O Tom Yum, prato ancestral com origem no actual Laos e Tailândia central, aparentemente pela abundância de camarão nos rios da região, é um dos mais famosos pratos tailandeses e, segundo alguns dos mais conhecidos gastrónomos mundiais, provavelmente uma das sopas mais saborosas do mundo. E não obstante a sua origem estar bem identificada, a verdade é que o Tom Yum rapidamente ganhou popularidade e atravessou as fronteiras dos países contíguos, como é o caso do Vietname, Camboja, Malásia ou Singapura – hoje é um prato que se encontra facilmente em todo o Sudoeste Asiático.

O nome deriva directamente das palavras tailandesas tom, que em linguagem corrente está relacionada com o processo de cozedura mas que, se usada para assinalar pratos de comida, significa sopa; e yum, que exprime azedo ou o nome de um conhecido picante tailandês. Assim, e usando uma tradução simplista, Tom Yum significa “sopa azeda”.

A aromática sopa, que resulta de uma maravilhosa combinação dos sabores picante, ácido, salgado e doce, é apresentada num considerável número de diferentes variantes: Tom Yum Goong, Tom Yam Pla, Tom Yum Po Taek ou Tom Yam Nam Khon, são apenas alguns dos exemplos.

É precisamente esta última receita que hoje proponho. Sendo muito aproximada daquela que é utilizada diariamente por milhares de vendedores de comida, nas mais variadas ruas tailandesas, o Tom Yam Nam Khon é rico em sabor, fragrâncias e muito nutritivo. O sabor extraordinário das folhas de lima kaffir, a acidez delicada da citronela, o travo apimentado da curcuma e a suavidade adocicada do leite evaporado, resultam numa extraordinária combinação que vai enfeitiçar o seu palato.

imagem02

Ingredientes:

  • 750ml água
  • 400ml leite evaporado
  • 300g cogumelos pleurotus 1
  • 250g peixe cabeça-de-cobra 2
  • 15 camarões grandes
  • 2 hastes de citronela (também conhecido como capim-limão) 3
  • 4 folhas de lima kaffir (árvore da lima) 4
  • 4 malaguetas vermelhas pequenas
  • 5 chalotas
  • 4 dentes de alho
  • 1 pedaço do tamanho de um polegar de curcuma
  • 2 tomates médios
  • 1 ramo de coentros
  • ½ alho francês
  • 3 colheres de sopa de molho de peixe 4
  • 1 colher de sopa de Nam Prik Pao (uma espécie de compota picante muito utilizada na cozinha tailandesa) 4
  • 1 colher de chá de açúcar mascavado
  • sumo de 2 ou 3 limas (conforme o tamanho)
  • algumas folhas de coentros para a guarnição
  • sal q.b.

1 Os cogumelos pleurotus, caso tenha dificuldade em encontrar, podem ser substituídos pela variedade que está disponível em todos os supermercados – cogumelo branco ou francês.

2 Como dificilmente encontrará o peixe cabeça-de-cobra em Portugal, poderá substituir por cherne ou perca do nilo.

3 A citronela pode ser encontrada fresca em alguns supermercados ou, quando assim não é, em lojas chinesas de produtos alimentares.

4 As folhas de lima kaffir (se não encontrar fresco existe normalmente congelado), bem como o molho de peixe e o Nam Prik Pao, podem ser facilmente encontrados nos supermercados chineses que começam a proliferar nas principais cidades do país.

Preparação:

  1. Leve ao lume um tacho largo com a água e o leite evaporado. Assim que levantar fervura, baixe o fogo e junte as folhas de lima kaffir, a malagueta (para tornar o prato menos picante retire as sementes), a curcuma e a citronela (retire a camada exterior, normalmente muito rija, e use apenas a parte macia, que deverá esmagar antes de cortar). Todos os ingredientes devem ser finamente cortados e cozinhados por 3 minutos.
  1. Esmague as chalotas e os alhos num almofariz, de modo a obter uma pasta uniforme, e junte ao tacho, tal como o tomate cortado em fatias finas e o molho de coentros bem picado. Deixe cozinhar por mais 4 minutos.
  1. Junte agora o molho de peixe, o Nam Prik Pao, o açúcar, os cogumelos, o alho francês e metade do sumo de lima. Deixe cozer por mais 3 minutos.
  1. Levante novamente o fogo, junte o peixe cortado em cubos, os camarões e deixe cozinhar um par de minutos.
  1. Junte sal a gosto, a outra metade do sumo de lima (poderá só juntar parte e ir juntando aos poucos se achar que a sopa precisa de maior acidez) e deixe repousar por 4 a 6 minutos (depende do tamanho dos camarões e dos pedaços de peixe).
  1. Sirva imediatamente, em tigelas fundas, guarnecido com algumas folhas de coentros frescos.

imagem03

Apesar de agora já poder confeccionar um extraordinário Tom Yam Nam Khon em sua casa, acredite que nada igualará o sabor que poderá experienciar nas ruas tailandesas, quem sabe sentado num banco de madeira, frente a uma mesa esguia e acompanhado por uma cerveja Chang bem gelada. Para encontrar os melhores voos para a Tailândia, poderá consulta a oferta da Rumbo, sempre aos melhores preços do mercado.

Sobre o Autor

Agostinho Mendes

Agostinho Mendes

Assim que atingiu a maioridade, informou a família que queria viajar e conhecer o mundo, mesmo que a sua vontade não fosse aprovada. A paixão pela arte de andarilhar já o fez passar por mais de 50 países em vários continentes. Em viagem, procura experiências intensas que já o levaram a viver com nómadas na Mongólia, famílias mosuos na China ou em aldeias nos Himalaias. É fotógrafo (http://www.agostinhomendes.com) e faz trekking.

3 Comentários

  1. Samuel Santos
    Samuel Santos Abril 08, 14:38

    Tenho de experimentar :)

    Responder a este comentário
  2. PAULO CESAR MARTINS
    PAULO CESAR MARTINS Maio 02, 15:01

    QUAL A MELHOR ÉPOCA DO ANO PRA VISITAR A TAILÂNDIA OU QUALQUER PAÓS ASIÁTICO?

    Responder a este comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook