Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > Viagem aos meandros dos Estados Unidos: cinco paragens dignas dos filmes

O que ver

Viagem aos meandros dos Estados Unidos: cinco paragens dignas dos filmes

Viagem aos meandros dos Estados Unidos: cinco paragens dignas dos filmes
Agosto 01
07:43 2016

Estamos habituados a vê-las como cenários de grandes produções de Hollywood, mas já terá ocorrido a alguém organizar uma road trip pelos meandros dos E.U.A. para distinguir o que é real – e o que é empolado – naquilo que nos é mostrado no mundo da sétima arte?

É isso que pretendemos neste post, fazer as malas, encontrar voos baratos para Nova Iorque, São Francisco ou qualquer outra grande cidade americana, ligar o motor do carro e partir à descoberta de cinco estados míticos dos E.U.A. Vamos lá?

TEXAS

austin

Texas. Austin, a capital.

É o segundo estado do país norte-americano, tanto em extensão como habitantes. Está na região do sul dos Estados Unidos e cidades como Austin, a capital, ou Houston, a mais populosa, têm aparecido em vários filmes. Se há uma povoação que também merece ser visitado é Marfa, um dos favoritos para a indústria. É um lugar que parece ter ficado parado no tempo… Aparece na longa metragem “No Country for Old Men” (Este País não é para Velhos), juntamente com o Parque Nacional Big Bend, que fica na parte sul do estado, na fronteira com o México. Se estiverem por estas paragens não se esqueçam de experimentar o chili con carne, um dos pratos mais típicos dos arredores, pela sua proximidade – e consequente influencia – mexicana.

LOUISIANA

Nova Orleães

Nova Orleães

Partilha fronteiras com o Kansas e aquela que é a sua cidade com maior contingente populacional, Nova Orleães, tem sido assídua protagonista em numerosas produções dos principais estúdios cinematográficos. É imprescindível passar por esta cidade para visitar alguns dos seus lugares mais pitorescos e destacados. Recomendamos um passeio ao longo do rio Mississippi e a entrada num dos muitos spots onde se toca bom jazz ao vivo. Não é à toa que falamos da cidade natal de ícones como Louis Armstrong.

KANSAS

kansas

Centramo-nos agora na região que é conhecida com o coração do país (heartland) – o Midwest – mais concretamente num pedaço que fica com o Nebraska a norte, o Colorado a oeste, Oklahoma a sul e o Missouri a leste. É o estado dos cowboys, sendo Dodge City – sede do condado Ford – considerada por muitos como a capital daqueles que se tornaram figuram emblemáticas dos E.U.A. A capital é Topeka que não apresenta qualquer atractivo que chame particularmente a atenção. A que vale a pena a visita é Wichita, a mais populosa de Kansas. Saltam à vista os seus muitos museus, o Teatro Musical e a Orquestra Sinfónica – dá para espreitar a programação e assistir a algum evento – e o “Wichita River Festival”, já encarado como uma tradição. Celebra-se desde 1972 com a organização de inúmeras actividades musicais, jogos e actuações ao ar livre. Decorre entre os meses de Maio e Junho!

ALABAMA

Alabama é um destino recomendável para os amantes da Natureza. Foto: a planície costeira do Golfo do México.

Alabama é um destino recomendável para os amantes da Natureza. Foto: a planície costeira do Golfo do México.

Sweet home Alabama, where the skies are so blue Quem já não ouviu este refrão em algum momento da sua vida? Alabama está situado na região sul do país, na fronteira da Flórida, Mississippi, Tennessee e Geórgia. Chama-se assim pelo rio, com o mesmo nome, que atravessa o estado de lés a lés, que, como diz a canção conta com céus azuis e florestas verdes. Aliás, 65% da área do estado está coberta por vegetação, pelo que é um destino recomendável para os amantes da Natureza (Cordilheira dos Apalaches, a planície costeira do Golfo do México, o planalto Cumberland…) Tráfego, animação e muito para ver em Birmingham, a maior cidade do estado, e Montgomery, a capital.

ILLINOIS

Chicago.

Chicago.

Se nomeamos Chicago, mil e uma coisas vêm à mente e se falamos de Springfield, a capital, seguramente a imagem que virá à cabeça – até do mais distraído – será a daquela família de tez amarela, certo? Illinois situa-se na parte oriental do Midwest sendo a sede do segundo maior centro financeiro do país, logo atrás de Nova Iorque: Chicago. Além desta grande metrópole e de Springfield, para viver uma experiência diferente, recomendamos que façam uso dum carro para percorrer a Great River Road a partir de Chicago. Trata-se duma estrada que acompanha o trajecto do rio Mississippi para dessa maneira embrenharmo-nos pelos E.U.A. profundos a que chamamos a atenção no título. Especial atenção para Galena, uma bonita povoação com pouco mais de 4.000 habitantes, onde o tempo parece ter parado. Mansões de faz-de-conta, carros clássicos nas ruas, lojas com muito encanto na sua Main Street… Uma delícia!


© Artigo traduzido por Miguel Albuquerque.

Etiquetas
EUA

Sobre o Autor

María Sanchez

María Sanchez

Viajera, que no turista; periodista y bloguera, que no redactora. Porque no es lo mismo ser que estar, SOY comunicadora por vocación. Licenciada en Periodismo, con amplia experiencia en medios de comunicación y redes sociales, mi gran pasión es descubrir Mundo. La mejor forma de recordar un viaje, contándolo. Puedes encontrarme en la blogosfera y en las redes sociales. Bon voyage!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook