Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > Viagens gastronómicas: 4 cozinhas do mundo que todos deveriam provar

O que ver

Viagens gastronómicas: 4 cozinhas do mundo que todos deveriam provar

Viagens gastronómicas: 4 cozinhas do mundo que todos deveriam provar
Março 17
07:12 2016
4
SHARES

Quando vamos de férias, um dos aspectos que mais se costuma valorizar é a cozinha. Quem não pergunta, ou a quem não lhe perguntaram no regresso de uma viagem, como era a comida? Somos muitos os que desfrutamos de uma boa refeição e a verdade é que, nos últimos anos, o turismo gastronómico está a ganhar cada vez mais adeptos.

Neste post queremos propor-vos quatro destinos recomendados especialmente pela sua culinária variada. Partindo do princípio que a rica cozinha Lusa já é uma velha conhecida, iniciaremos o nosso périplo pelo país vizinho, com uns acepipes de tortilla. Bom proveito!

Paella, tapas e gazpacho em Espanha

Da arte de bem comer há poucos povos no mundo que tenham muito que ensinar aos nativos da Península Ibérica. O melhor do mar encontramo-lo ao longo da costa, de norte a sul e no Levante, com particular destaque para o famoso marisco da Galiza e o peixe frito da Andaluzia, preparado como em nenhum outro lugar. Terra adentro ganham protagonismo as carnes: leitão assado de Segóvia como prato estrela; cordeiro de Aranda del Duero, que conta com Indicação Geográfica Protegida e presunto ibérico da Dehesa Extremeña (o equivalente à Reserva da Extremadura Espanhola).

paella

A paella valenciana e a tortilla de batatas são alguns dos pratos igualmente populares; e no verão, para tomá-lo bem fresquinho, o gazpacho, uma sopa fria que se elabora com tomate, pimento, cebola, alho, pepino, azeite e sal.

Pizzas, lasanhas e queijo… muito queijo em Itália

A cozinha italiana é uma das ramas gastronómicas que goza de maior fama em todo mundo. As propostas mais populares do seu cardápio são as pizzas e as massas em todas as suas variantes. Pouco a pouco vão ganhando maior protagonismo os risottos al funghi, os mais conhecidos, mas também aqueles preparados com abóbora, courgette, espinafres…As carnes à moda italiana também merecem ser provadas: o ossobuco, prato tradicional milanês, um estofado de carne de vaca cozinhado com vinho branco, tomate e verduras; ou o bollito misto alla piemontese, típico da região de Piemonte, que é, ao fim e ao cabo, uma mistura de carnes bem cozidas e servidas com vários tipos de molhos.

pizza

A chave de ouro destes deliciosos pitéus está nas sobremesas: quem ainda não provou um delicioso tiramisu ou um panetone fofinho? Já agora, e os gelados? Dos melhores do mundo.

Fondue, magret de pato e quiche, requinte em França

É considerada das mais refinadas e elaboradas: a gastronomia francesa conta entre os seus principais ingredientes com a manteiga, os queijos, tomates, ervas finas e legumes, carnes de porco e peixes. Um dos ex-libris é o fondue de queijo. Utiliza-se principalmente o gruyère e o emmenthal que se derrete num recipiente onde se acrescentam pedaços de pão, presunto, carne, camarão… Ao gosto do freguês!

O magret de pato é outra das especialidades, dentro das propostas delicatessen. Serve-se em filetes com molho de laranja e cuscuz, arroz ou batatas de guarnição.

magret de pato

A quiche ou a vichyssoise são outros dois “musts” da cozinha gaulesa: a primeira é uma espécie de tarte salgada feita à base de massa quebrada e recheada com natas, ovos, bacon, fiambre, queijo e / ou verduras. O segundo é um puré/creme frio de alho francês, cebola, batata, leite e nata.

Entre arrozes, carnes, doces e especiarias pela Índia

Diversidade de culturas e influência de etnias muito distintas fazem do livro de receitas hindu um autêntico cadinho de sabores. Entre os meus favoritos e 100% recomendável, o frango tandoori, que se prepara assando a ave, marinando-a em iogurte e que depois se tempera com especiarias tandoori, alho, gengibre, cominho e paprica. Com carne de porco ou cordeiro prepara-se o momo, um bolinho feito à base de farinha de cevada que se recheia com carne e se tempera com coentros.

Outra receita tradicional da Índia é o biryani, feito com arroz, especiarias, carnes – também podem ser gambas –, verduras e iogurte. É preparado numa caçarola sendo que existe uma grande variedade de versões distintas, consoante a região da Índia onde seja pedido.

chicken tandoori

Os gulosos não ficarão desconsolados tal é a oferta de doces: jalebi, é feito com uma massa frita, em forma anelar, que é embebida em xarope de açúcar; gulab jamun, massa de leite em pó e farinha adoçada com açúcar, água de rosas, cardamomo e açafrão; banana chips, rodelas de banana fritas com sal, mel ou especiarias.

© Artigo traduzido por Miguel Albuquerque.

4
SHARES
Etiquetas

Sobre o Autor

María Sanchez

María Sanchez

Viajera, que no turista; periodista y bloguera, que no redactora. Porque no es lo mismo ser que estar, SOY comunicadora por vocación. Licenciada en Periodismo, con amplia experiencia en medios de comunicación y redes sociales, mi gran pasión es descubrir Mundo. La mejor forma de recordar un viaje, contándolo. Puedes encontrarme en la blogosfera y en las redes sociales. Bon voyage!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook